| 
  Esta semana iremos ter uma série de artigos dedicado à nova edição de Rise of Eldrazi. 
 O primeiro artigo foi realizado pelo Nuno Miranda, onde faz uma análise das cartas desta nova edição que poderão ver jogo em formatos de contruído.
 
 Vale a pena ler!>
  
 
 
 
 
 Agora conhecido o spoiler completo de RoE, vim aqui deixar o meu top de cada cor para construido (mais especificamente t2) e depois a posterior influência do set em t2.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 White
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 Para mim, a cor mais beneficiada do set, com umas boas comuns e incomuns mas também com 2 grandes cartas que verão muito jogo certamente, O planewalker e o Student.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Top 5 para construído
 
 
 
 
 
 1 – Student of Warfare
 
 
 
 2 – Guideon Jura
 
 
 
 3 – Oust
 
 
 
 4 – Guard Duty
 
 
 
 5 – Wall of Omens
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Student of Warfare  –Este bicho é demasiado bom, o melhor leveler de todos indiscutivelmente. É barato, evolui depressa e com baixo custo. Não fica um gamebreaker como o figure of destiny, mas também, como esse já não se farão mais.
 
 Além disso, o Ruel ainda está em t2.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Guideon Jura  – Não é melhor que Elspeth, mas é um bom planeswalker, protege-se bem e é uma boa winning condition e um excelente follow-up de uma cólera ou martial coup. Verá jogo na forma de 1 ou 2 of’s em decks de controlo.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Oust  e Guard Duty  – Para decks de controlo, isto substituirá o path, pois obtém-se o mesmo efeito, pelo mesmo custo e sem rampar o oponente. Excelentes cartas.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Wall of Omens  – Não, não é uma wall of blossoms. Quando as pessoas se referem à wall of blossoms, referem-se aos tempos em que haviam decks de jackal pup, black knight’s e man’o’wars e a wall aguentava com isso tudo. Hoje em dia, nem com o drop de 2º turno mais popular do formato aguenta. Mas mesmo assim, é capaz de segurar o forte contra trinaxes e Elfos. Em principio substitui o knight of the white orchid no UW tappout, trazendo card draw em vez de ramp, e assim pode-se largar a porcaria dos borderposts.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Menção Honrosa
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Linvala – É uma criatura cost-effective, mas não é por isso que ela está aqui, é mais por ganhar mirror’s. Mirror de que? Mirror’s de KotR. O curioso, é que vejo ela a ser mais relevante em extended já que suprime os nobles, os KotR, e mais importante ainda, os Qasali Pridemage tão necessários para ganhar Jitte wars.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Sleepers - Kor Spiritdancer  e Near Death Experience.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 O Experience não precisa de grande justificação, é capaz de surgir algum deck com isso, mas duvido que se torne competitivo, especialmente sem worship nos core set’s.
 
 Quanto ao Kor. A verdade é que existem boas auras: totem’s, guard duty, spreading seas, ELDRAZI CONSCRIPTION, canopy cover, crystalization e os zendikons.
 
 Acho perfeitamente possivel aparecer um deck disso, já que se consegue fazer um deck com toolbox e perfeitamente capaz de produzir card advantage. Contudo parece-me um bocado dependente do Kor. Mas nunca se sabe. Se sairem a menos de 2 euros, faço o playset deles. (Como quando arranjei o playset dos Stoneforge a 3 euros no total AHHAHAHA)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Azul
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 Ainda não foi desta que a wizards nos brindou com boas cartas azuis, os draw’s e os counters são horrorosos.
 
 
 
 
 
 1 – See Beyond
 
 
 
 2 – Sea Gate Oracle
 
 
 
 3 – Coral Helm Commander
 
 
 
 4 – omestication
 
 
 
 5 – Enclave Cryptologist
 
 
 
 
 
 
 
 See Beyond  – Melhor que treasure hunt, este compra mesmo 2 cartas, e sempre pode-se shufflar aquele extra land no grimório. Ou até mesmo em decks de Polymorph, é mais uma maneira de tirar a Iona da mão.
 
 
 
 
 
 
 
 Sea Gate Oracle  – Ok, eu tenho um fraquinho por bichos que produzam card advantage. Trinket Mage, Stoneforge, Mulldrifter <3, e este é mais fraquinho que os outros, mas mesmo assim, era preciso um Court Hussar.
 
 
 
 
 
 
 
 Coral Helm Commander  – Não, não acho que merfolks vá jogar em t2, mas só por si, o bicho já é bom.
 
 
 
 
 
 
 
 omestication  – Mind Control por menos 1 de mana? Tudo bem que tem muitas limitações, mas eu penso que para os decks que é, é suficiente.
 
 
 
 
 
 
 
 Este bicho é curioso, eu acho-o bastante interessante. Consegue fazer filtering à mão a partir do 2º turno. Num mirror de UW, será que alguém era capaz de fazer um path ao 1º turno para matar isto? Mas se o deixam desvirar, alguém não vai falhar land drop’s e vai ter sempre as soluções na mão.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Sleepers – Training Grounds  e Aura Finesse
 
 
 
 
 
 
 
 Training Grounds tem potencial para ser broken, por exemplo, com Spawner of Ulamog, em que multiplos conseguem produzir mana e fichas infinitas, mas parece-me improvável.
 
 Aura Finesse é uma carta decente, em que se realmente aparecer um deck de auras, pode fazer uns malabarismos engraçados.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Preto
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 Para mim, o preto foi o elo mais fraco de RoE, em que para além das cartas que vou mencionar, nada me chamou muito à atenção, e mesmo estas não são nada por aí além.
 
 
 
 
 
 
 
 1 – Consume the Meek
 
 
 
 2 – Inquistion of Kozilek
 
 
 
 3 – Consuming Vapors
 
 
 
 4 – emonic Appetite
 
 
 
 5 – Vendetta
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Consume the Meek  -  Ok não é uma Damnation. Mas é um multi-smother a instant speed. Como se jund ainda precisasse de mais sideboard contra weenies e mythic’s.
 
 
 
 
 
 
 
 Inquistion of Kozilek  – Melhor que duress em t2. Vai a tudo o que interessa: Mind spring, Martial coup, KotR, pulso. Tudo isso. Além disso vem preencher a curva de vampiros como um bom 1st turn drop.
 
 
 
 
 
 
 
 Consuming Vapors  - Card Advantage!! Conheço um deck que lucraria com este tipo de card advantage… Sim esse. Aquele que ganha os torneios todos. Ainda por cima Jund, agora tem acesso a uma coisa que nunca teve. Lifegain. A carta é boa contra Naya, consegue ser um 2 por 1, e a unica maneira que Naya ganhava a Jund era levar a níveis de vida criticos antes que jund controlasse a mesa e depois um dano random qualquer acabasse o jogo. Agora, as coisas só complicaram.
 
 
 
 
 
 
 
 emonic Appetite  – Ora bem, bloodghast está em t2. Pronto, era só para lembrar.
 
 
 
 
 
 
 
 Vendetta  – Um dos meus removals favoritos, mas acho que não vai ter o misticismo dos tempos de Mercadian Masques. Acho mesmo flavorful. E também não havia mais nenhuma carta digna de menção.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Vermelho
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
 
 
 
 
 
 
 O vermelho é a cor mais dificil de avaliar do set, pois parece-me extremamente condicional. O set não trouxe upgrades a decks já existentes como Jund, BR ou até mesmo boros, mas contém sim, cartas poderosas que poderão levar à formação de novos arquetipos. Staggershock e forked bolt são cartas seguras de apostar, pois é fácil de reconhecer o seu power level, mas quanto às outras, têm potencial mas estão bastante dependentes da maneira como evoluirá o meta.
 
 
 
 
 
 
 
 1 – Staggershock
 
 
 
 2 – Forked Bolt
 
 
 
 3 – Explosive Revelation
 
 
 
 4 – Lord of Shatterskull Pass
 
 
 
 5 – Hellion Eruption
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Staggershock  – não é bem uma Flame Javelin, mas consegue fazer outras coisas, como splittar dano. Bem decente.
 
 
 
 
 
 
 
 Forked Bolt  – Pode ser um shock, um searing blaze sem landfall ou ainda um 2-1 a matar 2 birds. É decente vá.
 
 
 
 
 
 
 
 Explosive Revelation  – Com Jace e Emrakul no formato, tem de haver um deck que faça o remake do Erratic – Draco – Explosion.
 
 
 
 
 
 
 
 Lord of Shatterskull Pass – Ao 5º turno estamos a atacar com uma 6/6? Ora bem... Tem as suas limitações, mas eu acho provavel ver jogo.
 
 
 
 
 
 
 
 Hellion Eruption  – Um elfo visionário aqui, um Nissa Chosen ali ou então spawns de Eldrazi, Hellion Eruption, Sarkhan Vol, 1ª habilidade GG?
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Verde
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 O verde é possívelmente a cor mais beneficiada por RoE, uma vez que são adicionadas cartas que fogem um pouco à color pie e de facto dão a verde uma versatilidade algo inédita.
 
 
 
 
 
 1 – Momentous Fall
 
 
 
 2 – Awakening Zone
 
 
 
 3 – Growth Spasm
 
 
 
 4 – Joraga Treespeaker
 
 
 
 5 – Realms Uncharted
 
 
 
 
 
 
 
 Momentous Fall  -  Para mim a 2ª melhor carta do set. Não por ser especialmente poderosa no vácuo, mas por ser totalmente diferente de tudo o que há disponível neste momento. Trata-se de massive draw em verde. A instant speed. E lifegain incluido. Eu sempre pensei que em alguma altura da minha vida ia ver Soul’s Majesty a jogar. Mas a verdade é que era muito facilmente fizzlável. No more. Jund, como já disse anteriormente, ganhou lifegain. Agora ganhou ainda mais lifegain, e também card draw.
 
 
 
 
 
 
 
 Awakening Zone  – Não é uma bitterblossom, mas também não é nenhum goblin assault. Na verdade, isto tem potencial para ser broken. Isto consegue rampar, ganhar vida com os chumpers ou então ser uma peça que lançará os Eldrazi para o topo (:fingers crossed
  
 
 
 
 
 
 
 Growth Spasm  – Ramp e chumper ou double Ramp. Bem jeitoso.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Joraga Treespeaker  – Um elfo bem decente, não faz ramp ao 2º turno, mas também não atrasa com o level up e depois compensa bastante.
 
 
 
 
 
 
 
 Realms Uncharted  – Para já a sua função em t2 é nula. Não existem combinações de lands a ir buscar, nem recursion para fazer shennanigans a la Gifts. Contudo o potencial para ser broken é monstruoso.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Artefactos, Lands e Multicolor
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
 
 
 
 
 
 
 1 – Sarkhan, the Mad
 
 
 
 2 – reamstone Hedron
 
 
 
 3 – Eldrazi Temple
 
 
 
 4 – Prophetic Prism
 
 
 
 5 – Ogre’s Cleaver
 
 
 
 
 
 
 
 Sarkhan – Muita gente subestima o poder deste PW, mas a verdade, é que ele é dos mais poderosos, mais ao menos ao nível do Garruk. Ele consegue produzir card advantage, fazer upgrades aos nossos bichos ou então downgrade aos dele (baneslayer perde pro-dragons... ah e firstrike e lifelink), consegue matar um Ulamog e Emrakul e assim. A ultima habilidade comba bem com o broodmate. Ele vai ver jogo em jund, e se calhar até mesmo ao lado do jace num grixis.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 reamstone Hedron  – 3 Mindstones numa só carta, para além do custo, o que não há a gostar??
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Eldrazi Temple  – VAMOS ELDRAZIS!
 
 
 
 
 
 
 
 Prophetic Prism  – A carta não é má de todo, mas não me cheira que vá conseguir ver jogo em construido.
 
 
 
 
 
 
 
 Ogre’s Cleaver  – Tinha de haver um 5º lugar.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Eldrazi’s
 
 
 
 
 
 
 
 
  
 
 
 
 
 
 
 1 – All is Dust
 
 
 
 2 – Ulamog, the infinite Gyre
 
 
 
 3 – Emrakul, the Aeons Thorn
 
 
 
 4 – Kozilek, the butcher of truth
 
 
 
 5 – Not of this World
 
 
 
 
 
 
 
 All is dust  – Melhor carta da expansão na minha opinião. È absolutamente poderosa. Combina bem com os everflowing chalices e manlands tão jogados em UW, e dá acesso a destruição de permanentes que azul, vermelho e preto não tinham acesso até então.
 
 
 
 
 
 
 
 Eldrazi’s Lendários – Eu de facto ordenei-os e agora estou a fazer a análise comum, mas o facto é que eles não estão ao mesmo nível. Aliás, o Kozilek está abaixo dos outros 2 por motivos óbvios, não tem qualquer tipo de protecção.
 
 Entre o Ulamog e o Emrakul, o ultimo é bem mais poderoso, mas também custa mais 4 manas, ou seja, um pouco mais complicado de ser jogado, e o Ulamog tem protecção que chegue para Jund.
 
 
 
 
 
 
 
 Not of this World  – Para que após tanto trabalho, o nosso Eldrazi não vá à vida com o primeiro removal spell que vier do outro lado.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 As underrated e as overrated
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Vengevine – Posso estar redondamente engano, mas a meu ver, isto não é grande coisa. 4/3 haste por 4 não é mau, mas não é disto que verde precisa.
 
 Isto não é nenhum bloodghast. Bloodghast é bom porque consegue voltar ao jogo com um simples land drop. Vengevine apenas regressa com uma condição um pouco exigente e além disso força o overcommit. Ou seja, uma habilidade de recursão pós mass removal que força o overcommit parece-me um pouco contra-intuitivo. Tudo bem que em jund, BB elf into trinax/leech resolve a questão, mas vamos a ver, Bbe elf tem outros alvos de cascade, e mesmo que não tivesse, o que é que se ia cortar em jund para enfiar isto? Também foi mencionado a combinaçao com ranger of eos, já que este vai buscar amigos. Mas mesmo assim, não me parece bom o suficiente.
 
 
 
 
 
 
 
 Guideon Jura  – Não vou considerar overrated como o vengevine, mas este planewalker tem uma grande falha: não vale um corno contra controlo. Um planewalker que não é all-around como um elspeth, ajani vengeant ou jace TMS não merece estar valorizado a mais de 20 euros.
 
 
 
 
 
 Mul Daya Channelers  – Mais uma overrated. Esta aqui, tem de ter land/ criatura no topo para compensar, e mesmo que tivesse sempre uma delas, quem vos garante que é a metade que vocês querem? Se querem aceleradores de mana têm o novo elfo com level up, se querem batrocos undercosted têm o leatherback baloth. Não peguem em bichos-fiasco.
 
 
 
 
 
 
 
 Sharkan, the Mad  – este tem vindo a subir nos ultimos tempos, mas mesmo assim acho que ele vale mais. A sua sinergia com jund é demasiado óbvia, mas também tem outras aplicações bastante decentes.
 
 
 
 
 
 
 
 Eldrazi theme – A questão de que se haverá um deck de Eldrazi’s ou não. As pessoas andam bastante cépticas em relação ao ser possível andar a “conjurar” titãs de custo >7, eu acho bem possível, e creio que o set tem as ferramentas necessárias para haver um deck de eldrazi’s ou mesmo “splashar” Eldrazi’s em decks ja existentes como novas e seguras winning conditions.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 A influência de ROE em T2
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Após set’s fracos como ZEN e WWK, um set mais decente como RoE tem todo o potencial de mudar o formato.
 
 
 
 Jund continuará a dominar standard, até porque ganhou novas ferramentas para aumentar a sua card advantage, mas na verdade, o seu domínio será menos evidente.
 
 UW ganhou bastantes ferramentas para competir com o bicho papão, Mono green eldrazi (eldrazi monument) também arranjou os seus upgrades, mas eu penso que a novidade será de facto um deck dedicado a Eldrazi’s. Possivelmente um RG ramp. Os spells novos de ramp são bastante bons, e aqueles que requerem a revelação de uma criatura da mão para definir o X da resolução (o que ganha vida verde e o que dá dano às criaturas do oponente) são a maior arma contra aggro’s rápidos enquanto se desenvolve a manabase, e quem sabe um splash preto para disrupção contra decks de controlo...
 
 
 
 
 
 Acho que decks como boros/koros e mono red burn vão se extinguir do topo, uma vez que não receberam armas novas, muito antes pelo contrário.
 
 Vampiros recebeu um descarte bastante bom, um lugar que o duress não conseguia ocupar, pois o ambiente estava mais virado para o aggro, e não sei até que ponto All is Dust não verá um slot em vampiros.
 
 
 
 
 
 
 
 O mono red deverá evoluir para um Big Red, com cálices, abandonando as ball lightning e dedicando-se a spells de maior envergadura como banefires e comet storm, tendo o all is dust como reset. Sim eu acho que o All is Dust vai ver assim tanto jogo.
 
 Possivelmente aparecerá um deck de auras, lol, de facto existem auras bastante boas, e eu nunca apreciei muito esse genero de carta, pois um removal no bicho significaria um 1-2 o que nos colocaria bastante atrás. O facto é que o removal usado hoje em dia, para além do path, são bolts, pulsos, terminates e deathmarks, que basicamente apenas trocam com a aura (desde que tenhamos cuidado a “conjurar” a aura).
 
 Mythic ganhou um counter bastante bom, unified will, e penso que irá melhorar um pouco o deck, mas fora isso, não recebeu upgrades de main deck, talvez a Linvala para o side.
 
 Mas também irão aparecer decks de summoning trap “cheatando” a entrada de eldrazi’s mais cedo no jogo. Algo com que jund não consegue lidar.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Resumindo:
 
 
 
 - Ainda não é desta que aparecerá um deck de controlo puro, tipo lock ou draw-go. UW tappout será  genero adoptado ainda.
 
 
 
 - Jund possivelmente, ainda será o melhor deck do formato.
 
 
 
 - Vampiros continuará uma piada do formato.
 
 
 
 - Não, walls não será viável.
 
 
 
 
 
 
 
 Como sidenote:
 
 
 
 Se querem arranjar investimentos baratos, de cartas que possivelmente verão jogo agora com ROE, tenho duas recomendações:
 
 
 
 - Summoning Trap  – acho que não preciso de explicar muito.
 
 
 
 - ragon Appeasement – Com os eldrazi spawns, torna-se um mecanismo de draw bastante eficiente, e absurdo. Imaginem isto com um eye of ugin na mesa e vocês a fazerem uma sucessão de skittering invasions. Basicamente ciclam um monte de cartas. Reliquary tower para não descartarem... e voilá!
 
 Ok, pode não acontecer nada, mas a carta é incomum, e para mim sempre foi um sleeper de reborn. Acho que é tempo de lhe dar uma chance.
 
 
 
 Bem, espero que tenham gostado da minha opinião sobre o set.
 
 Fiquem bem
 
 
 
 
  
 
 
 
 
 Ah btw, gostava de colocar só o link de um blog meu e de um amigo, em que vamos postando reports e assim. Se quiserem dar uma olhada:
 
 
 
 Screw-scoop.blogspot.com
 
 
 
 
 
 
 
 
 |