Loja Fórum Lista de Decks Construir Deck Chat (beta)


Fórum MagicTuga.com


-->Fórum --> Decks / Combos-->(Modern) Esper Control Responder

Link directo: topico.asp?topico=180108

UtilizadorResposta

TAbril

De: Barreiro
4/18/2016 2:35:22 AM
(Modern) Esper Control
Boas, venho apresentar uma lista minha, a qual fiz na sequência desta onda de unbans. A ideia base é simples, um Esper Control, que mantenham a pressão com multiplicas Win Condtions.

Lands:
1 Academy Ruins
1 Creeping Tar Pit (win condition)
1 Celestial Colonnade (win condition)
4 Flooded Strand
4 Polluted Delta
2 Hallowed Fountain
1 Watery Grave
1 Godless Shrine
3 Island
1 Plains
1 Swamp
1 Isolated Chapel
1 Drowned Catacomb
1 Glacial Fortress
Não sou grande espingarda a gerir lands, mas não tenho tido problemas com as presentes, embora sejam apenas 9 alvos para 8 fetch... Isolated Chapel, Drowned Catacomb e Glacial Fortress foram usados para reduzir custos, mas também têm os seus benefícios. Por fim, só uso duas win conditons e não sinto necessidade de mais.
Quanto a lands, alguma dica para as gerir melhor?

Win Conditions (directa ou indirectamente):
Além das duas lands referidas anteriormente...
3 Gifts Ungiven
1 Unburial Rites
1 Elesh Norn, Grand Cenobite
1 Iona, Shield of Emeria
3 Sword of the Meek
4 Thopter Foundry
Aqui temos duas divisórias, em primeiro lugar o aproveitamento da mecânica de Gifts, em particular pelo uso de Iona e Elesh, sendo que a Elesh complementa ainda a segunda divisória que é o combo de Thopter.
De forma geral estas win condtions têm funcionado bastante bem, mas devido ao aumento do controlo no formato, assim como o ressurgir de outros baralhos, tenho também testado 1 Inkwell Leviathan, 1 Linvala, the Preserver e 1 Elspeth, Sun’s Champion no side. É possível que remova Elspeth e a manutenção ou não de Linvala vai depender da meta final.

Control:
4 Path to Exile
1 Supreme Verdict
1 Wrath of God
1 Day of Judgment
2 Spell Snare
2 Logic Knot
3 Muddle the Mixture
2 Repeal
4 Ancestral Vision
3 Thirst for Knowledge
1 Sphinx’s Revelation
A nível do removal o baralho tem se dado bem, além disso a Elesh também dá ferroadas!
Logic Knot e Repeal têm sido fantásticos, e Muddle the Mixture é multi usos, porém tenho sentido falta de mais counters, em especial contra Scapeshift e U Tron.
A nível do draw, estou a viver um sonho! Mas talvez tenha abusado um pouco...
O Snapcaster Mage foi considerado e removido, primeiro porque não é fulcral para o baralho, segundo pelo custo monetário. Talvez o segundo motivo seja o primeiro, mas na pratica vai dar ao mesmo.
Atendendo ao indicado o que recomendam, no que devo cortar e o que devo adicionar ou repensar?

Side:
Como referido...
1 Inkwell Leviathan
1 Linvala, the Preserver
1 Elspeth, Sun’s Champion
Além disso também testei:
Hushwing Gryff (sinto que fico a ganhar contra Abzan Company e controlos com Snapcaster Mage)
Hurkyl’s Recall
Engineered Explosives
Negate
Disenchant
Surgical Extraction
Timely Reinforcements
Pithing Needle
Shadow of Doubt
Detention Sphere
Se considerarem que devo cortar com alguma coisa, ou simplesmente usar alguma coisa em que não tenha pensado indiquem. Pessoalmente os jogos mais chatos mesmo no pós-side têm sido Scapeshift e U Tron.

Também pensei em adicionar um splash verde para poder usar cartas como a Mystic Snake, ou até Melira, Sylvok Outcast, se bem que esta ultima é mais uma opção pela meta actual, que pode não ser a final... Tal deve ser considerado? Adicionar uma quarta cor... Ou se não devo alterar a produção de mana para produzir mais preto e poder fazer um ao estilo dos Esper Teachings com instant speed, com Consume the Meek, etc.

Aguardo dicas!
Cumps
Alterado a 4/18/2016 2:46:57 AM por TAbril

WolfKid


Moderador
De: Leiria
5/20/2016 1:51:03 AM
Boas
Ando a testar esse mesmo deck e a minha build é a seguinte:

Creatures

2 Snapcaster Mage
1 Elesh Norn, Grand Cenobite

Lands

3 Island
2 Plains
2 Celestial Colonnade
4 Flooded Strand
1 Ghost Quarter
2 Glacial Fortress
3 Hallowed Fountain
2 Polluted Delta
1 Tolaria West
1 Watery Grave
2 Academy Ruins

Spells

3 Sword of the Meek
3 Talisman of Progress
4 Thopter Foundry
4 Gifts Ungiven
2 Muddle the Mixture
4 Path to Exile
4 Thirst For Knowledge
4 Serum Visions
1 Wrath of God
1 Day of Judgment
1 Supreme Verdict
1 Unburial Rites
1 Noxious Revival
1 Crucible of Worlds


O meu deck é adaptado deste do Gerry T e acho que é um bom ponto de partida. www.starcitygames.com/events/coverage/uw_thopter_gifts_with_gerry_th.html

Eu estou mesmo a pensar em cortar nas peças do combo e colocar mais respostas para outros decks de base. Já testei Ancestral Vision e é má no deck. Serum Visions dá-te acesso aos spells de seleção que precisas (Gifts e Thirst for Knowledge), assim como stacka o teu deck numa situação em que precises de resposta, como um Wrath of God ao 3º/4º turno, que o Visions não faz por ser lento.

Eu da tua lista iria retirar o verde, visto só o usares no Abrupt Decay (assim como o preto, para além do Rites), que acaba por ser o mesmo problema que Grixis Twin tinha - o facto de precisares de ter as duas cores menos usadas do deck ao segundo turno, neste caso o verde e o preto. Oblivion Ring é uma opção viável, ou até mesmo Detention Sphere.

Estou a pensar colocar de base mais um Noxious Revival e um Time Sieve, porque aqui na zona há bastante Melira Company e desse modo há sempre esperança, mesmo que o oponente ganhe vida infinita. É uma tech que podes usar contra esse deck, pós-sb. Em vez do noxious podes usar qualquer Zenith também.

Cumps
Alterado a 5/20/2016 1:52:51 AM por WolfKid

aguassan


Moderador
De: Stegen - Luxembourg
5/4/2016 1:52:33 PM
re mts coisas
honestamente não gosto da ideia de adicionares mais uma cor, pelo que vejo de main so estas a dificultar ainda mais a base de mana por apenas por abrupt decay e melira, parece-me que sem adicionares outra cor consegues bom removal, sem usar necessariamente outra cor, mas gostava do teu feedback em relação a isso, nem sempre o que aparenta realmente é...

A Snake é optima, é usualmente uma surpresa para o oponente por não ser mt usada, mas la esta, mana para isso, cores para isso. Por 3 cartas (verdes) não sei se justifica o "investimento".

Silumgar’s Command parece-me um pior cryptic command apenas... Sphinks tem sempre a sua "beleza" instant, cartas e vida? The american dream maybe... Se precisares de 1 slot diria que seria a 1º coisa que tirava, se não tens nada mt relevante a meter no deck, deixa estar, é situacional, mas lá está, pode haver "situações"

Rites é bomba ai, acho que esta bem até de side :P , blood moon quase não te afecta desde que tenhas uma ilha e uma planície livres já para não falar que tens respostas fortes para ela como bem disseste. Blood moon ai faz comichão desde que sejas precavido...

Mas manda feedback da mana verde, se for mesmo para manter podemos ver alternativas viáveis

Abraço

TAbril


De: Barreiro
4/27/2016 4:27:02 AM
Novo pedido de ajuda!!!
Acabei por fazer alterações com os testes e passei a lista de Esper para Witch-Maw.

1 Academy Ruins
1 Creeping Tar Pit
2 Tolaria West
4 Flooded Strand
4 Polluted Delta
3 Hallowed Fountain
1 Godless Shrine
1 Temple Garden
1 Watery Grave
1 Breeding Pool
3 Island
2 Plains
1 Swamp

1 Spellskite
1 Elesh Norn, Grand Cenobite
1 Iona, Shield of Emeria

1 Engineered Explosives
2 Sword of the Meek
3 Thopter Foundry

4 Path to Exile
2 Spell Snare
1 Into the Roil
1 Abrupt Decay
3 Muddle the Mixture
3 Logic Knot
2 Thirst for Knowledge
3 Gifts Ungiven

3 Ancestral Vision
1 Supreme Verdict
1 Wrath of God
1 Day of Judgment
1 Unburial Rites

Side
1 Tormod’s Crypt
2 Spell Pierce
2 Abrupt Decay
1 Disenchant
2 Hurkyl’s Recall
1 Melira, Sylvok Outcast
2 Timely Reinforcements
1 Maelstrom Pulse
1 White Sun’s Zenith
1 Inkwell Leviathan
1 Phyrexian Ingester

A nível das lands, Tolaria é muito bom, acabei por adicionar dois, assim como um Engineered de main e uma Tormod’s em side. Da para ser rentabilizada em main contra tudo, tanto contra aggros com o Engineered, como contra controlo com Ancestral.
A nível de fetch tinha passado para seis, mas com a quarta cor voltei a oito. Celestial Colonnade foi removido por nunca ver utilidade.

Snapcaster testei, mas não gosto dele na lista, e não é especialmente bom no primeiro jogo. Atenção não tenho nada contra esta carta, até porque sempre a adicionei a Grixis control e Izzet aggro control, mas simplesmente não lhe vejo casa no presente baralho.
Nas Win Conditions reduzi para duas Sword e três Foundry, não existe necessidade de mais. Iona permanece de main e muito raramente sai no pós side, simplesmente dá um taxa abismal de vitorias em primeiro jogo, e o esforço para lidar com ela no segundo jogo tende em ser tal que acabo por ficar com o jogo folgado noutros aspectos.
No mass removal continuo a utilizar uma de cada, um Supreme, uma Wrath, um Day e agora também Engineered. Estas cartas não são utilizadas pelo controlo no formato, pelo que não existe a necessidade de ter "não anuláveis", e são tão essenciais em alguns matches que importa que sejam diferentes para evitar problemas com Surgical Extraction.

Relativamente ao pós side, as duas Win Condtions ficam a perder para grave hate, no entanto, este anda muito em redor do mesmo e dá para prever antecipadamente, só de olhar para a lista no primeiro jogo, o que trazer do side no segundo jogo para eliminar grave hate. Porém, como medida preventiva tenho um White Sun’s em side para o terceiro jogo, caso veja algum hate fora do comum que me estrague o segundo jogo. Não tenho tido grande oportunidade de testar o Sun’s, nem sei se existe alguma opção superior. Também tenho Sprout Swarm debaixo de mira para ser testado, mas é mais pelo gozo. Agora podem é perguntar: E porque não Elspeth, Sun’s Champion? Parece a primeira e a melhor opção de qualquer pessoa, mas na pratica é uma opção expectável e muito mais fácil de ser parada.
Linvala, the Preserver foi retirada do side, na pratica a Iona resolve os mesmos problemas e de forma definitiva.
Acabei por não estar Teferi, Mage of Zhalfir, a maior utilidade dele seria contra controlo, e necessita de muito babysitting. Geralmente a Iona basta para condicionar o que importa contra controlo (geralmente branco ou preto, dependendo da lista do oponente), e no pós side o Leviathan que é quase intocável, sem grande necessidade de babysitting.
Também removi Detention Sphere e Pithing Needle, o facto de serem permanentes torna-as menos apetecíveis, é preferível removal directo, dai Decay que por sinal têm um custo de dois. Como também não senti problemas contra controlo nem Abzan Company acabei por retirar os Hushwing Gryff.
Acabei por adicionar Melira ao side, que a somar a um Spellskite de main tem evitado perder antes de usar Gifts. Spellskite de main também tem outros usos como é óbvio e foi uma adição que aumentou a rentabilidade do baralho no primeiro jogo em maches específicos.
Contra Tron acabei por testar Ingester e não desgostei, até não me lembrar de algo melhor fica para o efeito.

Ora posto isto, como podem perceber tenho tido resultados muito positivos com a lista, mas também tenho tido algumas duvidas:

(1ª)
A primeira é de que forma poderia gerir as lands para evitar possíveis problemas com Surgical Extraction, se bem que nunca tive problemas até a data, mas mais vale prevenir que remediar.

(2ª)
A segunda é uma plano para agilizar o removal de Blood Moon no primeiro jogo. Também não tive problemas até a data graças a Into the Roil, Logics, Gifts e Flooded-Plains, mas... Pode ser muito chato...

(3ª)
A Terceira é a utilização ou não, e trocando pelo quê, de:
(3ªa)
+1 Mystic Snake
Parecendo que não, é um counter e que faz pressão com um corpo 2/2.
(3ªb)
+1 Sphinx’s Revelation
Esta é uma carta que me deixa sempre a pensar, sempre a vi como uma carta de main para fazer um bluff antes de usar uma Win Condition em late game, mas quando a tive no baralho acabei por nunca a usar. Não sei se a devo voltar a colocar ou não...
(3ªc)
+1 Unburial Rites (side)
Isto porque sinto que Gifts de forma geral é o caminho que na maioria dos maches uso para ganhar no pós-side, mas por si só não é um hate ou anti-hate a nada.
(3ªd)
+x Maelstrom Pulse (side)
Algum feitiço ou instant porreiro para lidar com walkers de custos superiores a três? Só Maelstrom Pulse? Será Silumgar’s Command jogável?
(3ªe)
+x ???
Algum spell que me esteja a escapar? Em especial depois desta adição de verde?

Cumps
Alterado a 4/27/2016 5:43:29 AM por TAbril

aguassan


Moderador
De: Stegen - Luxembourg
4/19/2016 7:23:20 PM
My 50cents
Essa lista tem sido muito testada, é um deck bom e engraçado de se jogar.

Em termos de lands eu reduziria para 6 fetch e aproveitaria os slots para ou man lands/duals/Tolaria West, esta ultima acho que é uma carta que encaixa mt bem, podes buscar varias coisas com ela para te "safares". Outra coisa é, acho que pelos custos de mana deverias ter pelo menos 2 lands basicas brancas, apenas por segurança...

Snapcaster não é algo essencial, mas a criatura faz tudo aquilo que sabemos, diria que é muito importante no teu 1º jogo e não tanto nos teus seguintes porque grave hate entra a força bruta contra isso... Mas tambem no maximo so se utilizaria 1 ou 2 julgo eu... Mais seria desperdiçar slots.

Não gosto de Linvala, the Preserver nesse deck, elspeth é boa de side havera sempre trabalho para ela, achas que Teferi, Mage of Zhalfir faria algum serviço? Inkwell Leviathan parece divertido

Retiraria tb 1 Day of Judgment e colocaria mais 1 Supreme Verdict. E acho Engineered Explosives uma carta de main deck, tens 3 cores e livras de mt mas mt coisa com isso e combina com Tolaria West!

Bem em geral essa é uma lista daquelas que se vê e que joga bem, tem pernas para andar

Abraço!
Responder

[1]