Acabei por fazer alterações com os testes e passei a lista de Esper para Witch-Maw.
1
Academy Ruins
1
Creeping Tar Pit
2
Tolaria West
4
Flooded Strand
4
Polluted Delta
3
Hallowed Fountain
1
Godless Shrine
1
Temple Garden
1
Watery Grave
1
Breeding Pool
3
Island
2
Plains
1
Swamp
1
Spellskite
1
Elesh Norn, Grand Cenobite
1
Iona, Shield of Emeria
1
Engineered Explosives
2
Sword of the Meek
3
Thopter Foundry
4
Path to Exile
2
Spell Snare
1
Into the Roil
1
Abrupt Decay
3
Muddle the Mixture
3
Logic Knot
2
Thirst for Knowledge
3
Gifts Ungiven
3
Ancestral Vision
1
Supreme Verdict
1
Wrath of God
1
Day of Judgment
1
Unburial Rites
Side
1
Tormod’s Crypt
2
Spell Pierce
2
Abrupt Decay
1
Disenchant
2
Hurkyl’s Recall
1
Melira, Sylvok Outcast
2
Timely Reinforcements
1
Maelstrom Pulse
1
White Sun’s Zenith
1
Inkwell Leviathan
1
Phyrexian Ingester
A nível das lands, Tolaria é muito bom, acabei por adicionar dois, assim como um Engineered de main e uma Tormod’s em side. Da para ser rentabilizada em main contra tudo, tanto contra aggros com o Engineered, como contra controlo com Ancestral.
A nível de fetch tinha passado para seis, mas com a quarta cor voltei a oito.
Celestial Colonnade foi removido por nunca ver utilidade.
Snapcaster testei, mas não gosto dele na lista, e não é especialmente bom no primeiro jogo. Atenção não tenho nada contra esta carta, até porque sempre a adicionei a Grixis control e Izzet aggro control, mas simplesmente não lhe vejo casa no presente baralho.
Nas Win Conditions reduzi para duas Sword e três Foundry, não existe necessidade de mais. Iona permanece de main e muito raramente sai no pós side, simplesmente dá um taxa abismal de vitorias em primeiro jogo, e o esforço para lidar com ela no segundo jogo tende em ser tal que acabo por ficar com o jogo folgado noutros aspectos.
No mass removal continuo a utilizar uma de cada, um Supreme, uma Wrath, um Day e agora também Engineered. Estas cartas não são utilizadas pelo controlo no formato, pelo que não existe a necessidade de ter "não anuláveis", e são tão essenciais em alguns matches que importa que sejam diferentes para evitar problemas com
Surgical Extraction.
Relativamente ao pós side, as duas Win Condtions ficam a perder para grave hate, no entanto, este anda muito em redor do mesmo e dá para prever antecipadamente, só de olhar para a lista no primeiro jogo, o que trazer do side no segundo jogo para eliminar grave hate. Porém, como medida preventiva tenho um White Sun’s em side para o terceiro jogo, caso veja algum hate fora do comum que me estrague o segundo jogo. Não tenho tido grande oportunidade de testar o Sun’s, nem sei se existe alguma opção superior. Também tenho
Sprout Swarm debaixo de mira para ser testado, mas é mais pelo gozo. Agora podem é perguntar: E porque não
Elspeth, Sun’s Champion? Parece a primeira e a melhor opção de qualquer pessoa, mas na pratica é uma opção expectável e muito mais fácil de ser parada.
Linvala, the Preserver foi retirada do side, na pratica a Iona resolve os mesmos problemas e de forma definitiva.
Acabei por não estar
Teferi, Mage of Zhalfir, a maior utilidade dele seria contra controlo, e necessita de muito babysitting. Geralmente a Iona basta para condicionar o que importa contra controlo (geralmente branco ou preto, dependendo da lista do oponente), e no pós side o Leviathan que é quase intocável, sem grande necessidade de babysitting.
Também removi
Detention Sphere e
Pithing Needle, o facto de serem permanentes torna-as menos apetecíveis, é preferível removal directo, dai Decay que por sinal têm um custo de dois. Como também não senti problemas contra controlo nem Abzan Company acabei por retirar os
Hushwing Gryff.
Acabei por adicionar Melira ao side, que a somar a um Spellskite de main tem evitado perder antes de usar Gifts. Spellskite de main também tem outros usos como é óbvio e foi uma adição que aumentou a rentabilidade do baralho no primeiro jogo em maches específicos.
Contra Tron acabei por testar Ingester e não desgostei, até não me lembrar de algo melhor fica para o efeito.
Ora posto isto, como podem perceber tenho tido resultados muito positivos com a lista, mas também tenho tido algumas duvidas:
(1ª)
A primeira é de que forma poderia gerir as lands para evitar possíveis problemas com Surgical Extraction, se bem que nunca tive problemas até a data, mas mais vale prevenir que remediar.
(2ª)
A segunda é uma plano para agilizar o removal de
Blood Moon no primeiro jogo. Também não tive problemas até a data graças a Into the Roil, Logics, Gifts e Flooded-Plains, mas... Pode ser muito chato...
(3ª)
A Terceira é a utilização ou não, e trocando pelo quê, de:
(3ªa)
+1
Mystic Snake
Parecendo que não, é um counter e que faz pressão com um corpo 2/2.
(3ªb)
+1
Sphinx’s Revelation
Esta é uma carta que me deixa sempre a pensar, sempre a vi como uma carta de main para fazer um bluff antes de usar uma Win Condition em late game, mas quando a tive no baralho acabei por nunca a usar. Não sei se a devo voltar a colocar ou não...
(3ªc)
+1 Unburial Rites (side)
Isto porque sinto que Gifts de forma geral é o caminho que na maioria dos maches uso para ganhar no pós-side, mas por si só não é um hate ou anti-hate a nada.
(3ªd)
+x Maelstrom Pulse (side)
Algum feitiço ou instant porreiro para lidar com walkers de custos superiores a três? Só Maelstrom Pulse? Será
Silumgar’s Command jogável?
(3ªe)
+x ???
Algum spell que me esteja a escapar? Em especial depois desta adição de verde?
Cumps
Alterado a 4/27/2016 5:43:29 AM por TAbril