| Utilizador | Resposta | 
 TiagoAlves1
       De: Évora   3/28/2013 12:55:56 AM | Dúvida Torpor Orb + Aven Mindcensor / Scapeshift.
 Boa noite a todos. 
 
A minha questão é se a habilidade de os jogadores apenas poderem pesquisar as 4 cartas do topo do Aven Mindcensor, dispara à mesma se houver uma Torpor Orb em jogo. É só porque não sei se a habilidade em questão é um trigger ou não. 
 
Em relação a Scapeshift. Se eu jogar um Mindcensor, em resposta ao Scapeshift, o gajo só vai mesmo ver as 4 primeiras do topo. Certo? 
 
Obrigado desde já. Tópico Locked
  | 
 S1NE4T3R
       Moderador De: Laranjeiro 3/29/2013 12:32:00 AM | Re
 "Oponente parte Scalding Tarn. Em resposta, jogo Aven Mindcensor. Ele resolve. O meu oponente assim só pesquisa as 4 do topo certo?"
Se o Censor ainda estiver vivo até ao ponto em que a habilidade da Tarn resolve, sim. Entre o pós-resolução do Censor e a resolução da habilidade do Tarn ainda existe um espaço de tempo para respostas. Mas caso não existam respostas, ele pesquisa as 4 do topo.
 "Oponente joga Scapeshift. Em resposta em jogo Censor. E ele aí decide qual o número de lands que sacrifica. Se é que sacrifica. Certo?"
Ele decide o que sacrifica quando o Scapeshift resolver. Mas como disse acima, há um espaço de tempo.
 "Oponente, faz a habilidade do Birthing Pod. Sacrifica o bicho e tal. Em resposta, posso jogar Mindcensor, e obrigá-lo a procurar apenas nas 4 primeiras. Correcto?"
Same thing que disse nas outras duas.
 
A única diferença entre o Pod/Tarn e o Scapeshift é que o sacrificio no Pod/Tarn é um custo, ou seja, o sacrificio já foi feito na altura em que vais jogar o Censor. Se ele matar o Censor, vai conseguir pesquisar a library toda, se não conseguir, só pesquisa top 4, mas anyway o Tarn e o bicho para o Pod já se foram e não voltam.
 
No caso do Scapeshift é como referi no post abaixo, o sacrificio é um efeito do spell e não um custo. Logo a escolha de nº de lands a sacrificar é só feita quando o Scapeshift resolve.
 
Cumps    Alterado a 3/29/2013 12:32:12 AM por S1NE4T3R   | 
 TiagoAlves1
        De: Évora 3/29/2013 12:04:24 AM | Ou seja.
 Sendo assim. 
 
Oponente parte Scalding Tarn. Em resposta, jogo Aven Mindcensor. Ele resolve. O meu oponente assim só pesquisa as 4 do topo certo? 
 
Oponente joga Scapeshift. Em resposta em jogo Censor. E ele aí decide qual o número de lands que sacrifica. Se é que sacrifica. Certo? 
 
Oponente, faz a habilidade do Birthing Pod. Sacrifica o bicho e tal. Em resposta, posso jogar Mindcensor, e obrigá-lo a procurar apenas nas 4 primeiras. Correcto?  | 
 S1NE4T3R
       Moderador De: Laranjeiro 3/28/2013 7:24:02 PM | Re
 Tu referiste o timing correcto. Normalmente puxar o Censor em resposta ao efeito de pesquisa é o habitual. Mas Magic é um jogo de prioridades e mesmo depois do Censor resolver, ainda há um intervalo em que o oponente pode (se conseguir) eliminar o Censor, antes do efeito de pesquisa resolver. 
No caso do Scapeshift é dificil entalar o Scapeshift em si. Não podes conjurar o Censor a meio da resolução do Scapeshift, logo ele tem sempre a opção de não sacrificar nada se não tiver nada para eliminar o Censor. Mas todos os outros pequenos land search effects são tempos bons para o usar.
 
É sempre uma questão de análise de board state. Ver que lands ele tem abertos, que respostas ele poderá ter, arriscar ou não.
 
Cumps     | 
 TiagoAlves1
        De: Évora 3/28/2013 4:44:13 PM | re
 Então, sendo assim, qual é a maneira correcta de fazer as coisas, para mitrar efectivamente alguém com o Mindcensor?  
 
A pergunta serve tanto para o Scapeshift. Bem como no caso de ser em resposta a uma Fetch.  | 
 S1NE4T3R
       Moderador De: Laranjeiro 3/28/2013 4:25:27 AM | Re
 1º A habilidade do Aven é uma static ability (e não triggered), que consiste num efeito de substituição que é aplicado em eventos onde um oponente fosse pesquisar uma Library. Não há nenhum tipo de interacção entre essa habilidade e o efeito do Torpor Orb, simplesmente não estão relacionados. 
2º Se o Aven não for eliminado em resposta ainda antes do Scapeshift resolver, então sim, o Scapeshift do oponente só lhe vai permitir pesquisar as 4 cartas do topo do deck. Mas como a escolha do nº de lands a sacrificar é feita na resolução do Scapeshift, ele pode muito bem não sacrificar nada e evitar perda desnecessária de lands.
 
Cumps     |