Loja Fórum Lista de Decks Construir Deck Chat (beta)


Fórum MagicTuga.com


-->Fórum --> Artigos-->Preview do Nacional! Responder

Link directo: topico.asp?topico=92510

Mauro Peleira : Preview do Nacional!
em 6/16/2010 10:00:00 PM

A contagem decrescente já começou para os Nacionais 2010 de Magic The Gathering e começam a chuver os primeiros previews do Nacional.

Um artigo sempre agradável de ler!>






Boas, o meu nome é Mauro Peleira e os meus feitos notórios na Magic são:



- eu ganhei um campeonato nacional e um ptq antes de conseguir ganhar um pré-release.
- já sobrevivi a uma inundação no Pro Tour Valência. Custou-me a qualificação, mas pelo menos encontrei o Nemo.
- eu já ouvi o nosso actual Campeão Nacional, Frederico Bastos a cantar As Bodas de Fígaro, uma famosa Ópera. E ele sabe a letra completa. True story.



- quando me perguntam os poderes de que personagem do Heroes é que eu gostava de ter, eu nunca respondo os do Peter Petrelli. Como ele só copia os dos outros, se eu realmente tivesse essa habilidade, com a malta com quem eu ando, os meus super poderes seriam: enrolar uma ganza em 3.39 segundos, num local público, sem que ninguém reparasse; conseguir ganhar todos os jogos de magic, excepto aqueles em que não compro exactamente as cartas que preciso, pela ordem certa; pensar que white weenie é um bom arquétipo; chegar sempre atrasado, mesmo que não tenha combinado horas; e a única coisa minimamente parecida com um super-poder seria ter uma agilidade fenomenal no braço direito, devido a várias horas de treino intensivo a ver pornografia na internet.



- eu acredito que shuffler do MTGO não tem qualquer defeito. Se achas que o shuffler é uma mer**, então quando baralhas o teu deck na vida real e tens problemas de mana, isso quer dizer que tu és uma mer**?! Fiz um acordo com o shuffler, eu não me queixo dele quando não me dá terrenos e spells na quantidade certa, e ele não se queixa de mim quando tenho as cartas que preciso e não ganho.



- Eu estou apurado para o nacional. Até tive medo de não estar apurado e fui jogar regionais, mas como a família da parte da minha mãe é da covilhã (true story), eu acho que estaria sempre convocado por rating. É tipo daqueles programas de apoio governamental, para que o pessoal não fuja das aldeias pa Lisboa. Todos os dias tens direito a pão de centeio, leite meio-gordo, e 3 pontos de rating à tua escolha, total, constructed ou eternal. Limited não, claro, isso seria parvo.






Bem vindos ao meu pequeno preview do que vai ser o Nacional 2010, o torneio mais exclusivo do ano, onde qualquer um pode entrar. Não é propriamente um preview de algo em particular, mas apenas algumas ’’cenas’’ que me apetece dizer, e pode não vos ajudar em nada, mas para aqueles que este vai ser o vosso primeiro nacional até tem uns conselhos que podem vir a ser úteis.





Já vi algumas pessoas perguntarem nos fóruns como funciona o nacional, e se forem ao site da Wizards já tem alguma informação, mas aqui fica um descrição do que costuma acontecer, para os menos experientes.

O nacional durará dois dias inteirinhos, terá 100 e muitos jogadores, sendo difícil adivinhar o número preciso, mas é algures entre bué e muita gente. Primeiro terão 3 rondas de Standard, à melhor de 3, o costume. Depois seguir-se-á um draft. Existe muita especulação sobre o formato dos drafts, e já tive pessoas a garantirem várias coisas. As opções são dois drafts de Rise of The Eldrazi, ou então um de Zendikar, Zendikar, Worldwake e outro de Rise. Acho que são as duas opções plausíveis, mas no site da Wizards diz que será apenas dois drafts de Rise. A Devir já se devia ter pronunciado no seu site oficial sobre isto, para as pessoas saberem e testarem de acordo, mas se têm dúvidas eu sugiro que escolham draftar Rise. É mais complicado, e certamente será draftado.

Este draft será de ’’pods’’ de oito pessoas divididas consoante os pontos que têm na altura, portanto todas as pessoas da vossa mesa terão os mesmos pontos que vocês, mais coisa, menos coisa. Quanto menor o número da vossa mesa, melhor vos está a correr o torneio. Existe a tradição de a primeira mesa ter as caras menos conhecidas, ou seja, é normalmente a mais fácil. Pode haver uma explicação científica, mas eu não sei qual é.


Nesse draft vocês vão jogar mais 3 rondas, depois seguir-se-á outro draft, seguindos os mesmo critérios. Lembro que vocês podem jogar varias vezes contra o mesmo jogador. Podem jogar com um jogador uma vez nas rondas de construido, e uma vez em cada draft, desde que tenham os mesmos pontos, ou parecido. Neste segundo draft jogarão uma ronda, depois têm de entregar os decks de draft para ficarem com os arbitros, que os guardarão para o segundo dia, e substituirão todas as raras valiosas por falsificações, versões não foil, ou ’very played’’ que trarão de casa. (Já que substituem as foils antes do draft, porque estas se curvam visivelmente, e isso pode influenciar o draft de alguma maneira, estilo ’’ah, ele draftou uma foil, então vou para azul, porque as foils azuis não são jogáveis....’’, quem é que fica com elas no final? E porque não as devolvem aos jogadores que ficariam com elas? bastava marcarem as cartas que são substituição de foils, e o jogador no final do draft podia pedi-la de volta, ou vão dizer que não podem marcar as cartas?). As duas rondas restantes serão jogadas no segundo dia, seguidas das últimas 3 rondas de standard. Depois vem o top8, onde será mais 3 rondas de standard, à melhor de 3, mas sem tempo, single-elimination, e jogar-se-á o terceiro e quarto lugar.



Em relação aos drafts têm de ter muita atenção a registar a lista. Aconselho que registem primeiro todas as cartas que tiraram, e só depois façam o baralho, e no final registam as que vão jogar. Isto não é um pré-release, não há cá ’’abébias’’, acabou o tempo, há penalizações. Se se enganam por estarem a registar tudo à pressa no fim porque perderam muito tempo indecisos com o baralho, vai haver penalizações quando forem a jogar. SEM EXCEPÇÕES. E as cartas estão marcadas, portanto não convém trocarem por outras que tragam de casa. São marcações várias, que permitem ver de que pack veio exactamente aquela carta, também não vale trocar com amigos que estão a jogar também.




Todas as rondas de standard serão jogadas com o mesmo baralho que voçês registem ao princípio do torneio. Há deck checks intensivos, portanto também não vale a pena trocarem a meio. Para fazer top8 normalmente é preciso ter no máximo 3 derrotas. Mais do que isso e podem considerar-se excluídos. Se por acaso o nacional tiver menos de 100 pessoas, então 3 derrotas e um empate deve chegar, mas isso já não acontece há muito tempo.


A ronda mais decisiva é a primeira ronda do top8. A victoria significa uma viagem e estadia para jogar o mundial, a derrota dá-vos direito ao prémio que a Devir tiver à mais tempo nas lojas a ganhar pó sem vender. Provavelmente um Fat Pack de Homelands, mas sem os dados, porque quiseram dar um joguinho de monopólio, mas já tinham perdido os dados originais...enfim. Para quem fizer top4, parabéns. A decisão entre terceiro e quarto também pode significar mais 1000 dolares na conta, portanto também é uma ronda tramada, mas como já têm o principal, acaba por ter menos pressão. Para o campeão, posso dizer que ser campeão têm um significado especial. É sempre motivo de festa, ganhas algum respeito dos outros jogadores (mas se eles já acham que és mau, não é este título que vai mudar isso, é preciso mais), e tens um troféu todo janota para mostrares aos amigos. Vou la estar para te cumprimentar e dar as boas vindas ao clube dos campeões nacionais. A primeira regra do clube dos campeões nacionais: não se fala do clube dos campeões nacionais.



Acima de tudo estejam lá para se divertirem com convívio e magic, se esperam mais do nacional, é provável que fiquem desiludidos.



Para os que ainda tiveram paciência para continuar a ler este artigo, vêm agora a parte onde eu digo mal e bem dos outros jogadores. A parte fixe, basicamente. Infelizmente ainda não tenho acesso a uma lista completa de quem está qualificado, mas vou pelo que já sei.



Agora tenho jogado mais mágique, e tenho visto mais o que os jogadores têm feito, portanto aqui vão uns quantos nomes em nenhuma ordem particular:
Os bons:



Marcio Carvalho : Eu aposto que ele vai estar em forma. Para quem não o conhece, ele é muita preguiçoso, mas como tem uns quantos amigos sempre a chateá-lo para jogar, e como o poker não tem tanta piada, eu acredito que ele vai estar familiarizado com o que se vai jogar no nacional. Estando preparado, é o nosso melhor jogador.




Tiago Chan : Parece que comecei pelos melhores, e este ano ele está decidido a aproveitar o tempo que tem para jogar magic. O Tiago encontrou um novo fôlego para jogar, e com vontade vêm resultados. Se o draft for com Zendikar, vai estar em sarilhos, mas se conseguir testar o suficiente até ao nacional, também é uma boa aposta. Se começar 3-0, aposto que faz top8.



Pedro Quaresma: É a minha aposta pessoal para o nacional, devido aos resultados que tem tido. Está a sair-se muito bem, tendo em conta que não o vejo a testar muito com pessoal experiente. Parece arrogante da minha parte, mas apenas estou a mencionar que do grupo que costuma testar na loja do Francisco em Linda a Velha não tenho visto outras boas prestações, e normalmente o sucesso individual é um reflexo da qualidade do grupo. Como ele se está acima dos outros em termos de performance, significa que tem alguma vantagem, e que não está apenas dependente do que o grupo pode ensinar.



Gonçalo Sequeira e Tiago Gaspar: O grupo dos Patos tem a principal qualidade para ter sucesso no magic: dedicação. Acho sinceramente que o Gonçalo tem um talento natural para o magic, e quanto mais experiência tiver, melhor vai ficar, e estou a ponderar fazer dele a próxima contratação para a team Mem Martins, assim que tiver o dinheiro da venda do Dí Maria, é claro. O ano passado fez top8, este ano, menos que isso é derrota. O Tiago por seu lado tem algumas das características que eu mais aprecio nos jogadores de magic. É honesto na avaliação dos jogos que faz, de como ganhou e porque perdeu, e assim consegue ver erros que fez e evolui. Não faço ideia é se ele presta em limited..lol, mas vá, eu também fui champ com 3-3 em draft (um 3-0 e um 0-3, só porque é giro).




Ricardo Venâncio: Ele neste momento joga Magic sempre calmo, sempre a pensar em divertir-se e passar o tempo com algo que gosta. Esta despreocupação, aliada ao facto de que sabe o que se joga, e como se joga, quer dizer que é um jogador bem preparado e nada nervoso. Uma atitude positiva e despreocupada para um torneio de 15 rondas com dois drafts?! Quem me dera...



Estes são os meus cavalos de corrida, os que eu escolheria para fazerem uma boa prestação. O Marcio e Chan não acho que fossem tão óbvias apostas antes só porque são grandes jogadores, mas o meu palpite é que estarão em forma, e aos outros espero que lhes corra bem. Dos outros candidatos que sei serem bons jogadores não preciso comentar, e do meu grupo aqui de Mem Martins já somos caras conhecidas, e lá estará um de nós no top8 para manter a tradição.






Os maus (ou ausentes):







Kuni: Foi inteligente e dedicou-se à escola, segundo consta. Este bi não deve estar presente para tentar o tri. Já não há respeito pelo título.






Frederico Bastos: Ele decidiu ser a única pessoal em Portugal que vai ver todos, repito, TODOS, os jogos do mundial. Acho que vai estar distraído, e não me admirava vê-lo a comemorar um top-deck a tirar a camisola e dar a volta à sala a gritar golo.






Pedro ’’Roça’’ Pereira: Vai ter o melhor baralho da sala, e vai estar bem treinado. Mas vai ficar screw, ou flood, ou os dois ao mesmo tempo.






João ’’Smuve, the Move’’ Martins: Epah, desde que não voltes a atrasar o draft, eu não me chateio. E não tás em Odisseia, as cartas não têm Flashback.





Pedro Velhinho: Vou sentir a tua falta, mas como não há decks de combo de jeito no ambiente, percebo a tua ausência.






Rui ’’O avô’’ Mariani: A desqualificação injusta tirou-lhe o interesse no magic, mas estás connosco em espírito. Aguardamos o teu regresso.








OS VILÕES













Vocês sabem onde se joga o pior magic em Portugal?! É nas Caldas da Rainha. Se nao acreditam vejam isto:




3000 SUSANA PINHO 1393 V. N. Famalicão, Portugal
3002 Diogo Santos 1392 Portugal
3003 Ricardo Fernandes 1391 Covilhã, Portugal
3004 Miguel Soares 1388 Portugal
3004 Luciano Calhau 1388 Portugal
3006 Henrique Vazao 1385 Caldas da Rainha, Portugal
3007 Fábio Veiga 1382 Portugal
3007 Rogério Duque 1382 Caldas da Rainha, Portugal
3009 Hugo Brito 1371 Caldas da Rainha, Portugal
3010 Alberto Pereira 1370 Caldas Da Rainha, Portugal
3011 Jose Manique 1364 Portugal
3012 Joào Santos 1359 Caldas da Rainha, Portugal
3013 Ricardo Gil 1351 Caldas da Rainha, Portugal
3014 Pedro Rocha 1349 Caldas da Rainha, Portugal
3015 Carlos Nunes 1348 Rio Maior, Portugal
3016 maria coentro 1341 Portugal
3017 Edgar Frade 1340 Alfeizerao, Portugal
3018 Joao Faustino 1326 Portugal
3019 Pedro Teles 1299 Caldas da Rainha, Portugal
3020 loic bagnoud 1270 Portugal









Já viram quantas pessoas das últimas páginas do ranking são das Caldas da Rainha? Eu acho que a Devir, nos produtos que mandou para lá deve ter deixado passar alguma errata nas regras do jogo, provavelmente em vez de 7 cartas iniciais dizia 3 ou algo parecido. E o resto do pessoal é de ’’Portugal’’? Será que tens de ter um numero mínimo de torneios até teres direito a uma região? E quantos será que me faltam até ter direito a código postal? Já fui campeão nacional, acho que mereço o andar. Marcio, Chan e Coimbra já devem ter direito a telefone, com indicativo.


Tenho de lhes perguntar.


Mas sabem o que têm direito se forem mesmo bons? A escolher um nome do meio, ora reparem lá o pessoal da primeira página:









1 Tiago Fonseca 2049 Lisboa, Portugal

2 André Cerqueira 2039 Viana do Castelo, Portugal

3 Ruben D. Martins 2031 Funchal, Portugal

4 Marcio A. Carvalho 2024 Lisbon, Portugal

5 André Coimbra 2014 Coimbra, Portugal

6 Luis M. Sousa 1999 evora, Portugal

7 Edgar Fernandes 1987 Cascais, Portugal

8 Bruno Oliveira 1983 Tomar, Portugal

9 Pedro Pereira 1979 Almada, Portugal

10 Antonio Manteigueiro 1977 Covilha, Portugal

11 Rodrigo Borba 1973 Linda-a-Velha, Portugal

12 Daniel Moura 1964 mafra, Portugal

13 Simao Castro 1959 Coimbra, Portugal

14 Gustavo Silva 1953 porto, Portugal

15 Joao e. Martins 1951 Aldeia de paio pires, Portugal

16 Gonçalo Pinto 1947 Barreiro, Portugal

17 Joel F. Nunes 1945 Tavira, Portugal

18 Joao Andrade 1941 Ovar, Portugal

19 Daniel Martins 1940 Sines, Portugal

20 Ricardo M. Ramiao 1939 Barreiro, Portugal






Dos 20, 7 têm uma inicial ali escondida.

Na última página do ranking, nada.





(ok, para quem não percebeu ainda isto há aqui batotice, e para além de batoteiros são preguiçosos demais para escrever um nome do meio. E se por acaso alguém responsável se decidir finalmente mexer e fazer alguma coisa em relação a isto, e for investigar torneios, digo-vos já que um jogador que tenha um rating bom o suficiente para estar no top 75, contra estes jogadores vai ganhar qualquer coisa como um ponto, ou nada, e se perder perde 15, isto em K16, que será um torneio normal. Ora quer dizer, uma derrota tira 15, uma vitória dá 1 pontinho, isto quer dizer que precisa de ganhar 16 vezes por cada vez que perde só para sair a ganhar um ponto.
Para quem joga magic e vê o que o factor sorte influencia o jogo, deve concordar comigo quando digo que eu podia pegar no sr. Márcio Carvalho, dar-lhe um baralho de Trix, supostamente o melhor deck de todos os tempos, pô-lo a jogar contra o campeão nacional de Pókemon, a jogar com um deck de 9 edição, mas sem as raras e pegar no champ de Pókemon e atar-lhe as mãos, vendá-lo, prender-lhe o testículo esquerdo a um papagaio por um fio molhado, num dia de tempestade, e obrigar a Mariana Monteiro a fazer-lhe cócegas, nua, apenas com uma pena presa entre as nádegas, e garanto-vos que o Márcio não ia conseguir ter uma taxa de sucesso de 16 para 1.)



E prontos, o que eu tinha a dizer sobre o nacional está dito.

Boa sorte a todos os que merecem lá estar.


BMBA

De: Fazendas de Almeirim
6/27/2010 9:51:11 PM
...
devir
devir isto
devir aquilo.

Eles não querem saber desde que tenham lucro (penso eu que tenham).

Ou simplesmente não querem ter trabalho...(é á português) .


Anglachel


De: Porto/Braga/Barcelos
6/27/2010 2:24:43 PM
Re:FilipeFern/Mauro
Re:FilipeFern
Fazer queixa à devir tem sido inutil para mim. Depois de responderem-me a duas duvidas inicias por email limitaram-se a ignorar todos os meus emails posteriores, ja cheguei ao cumulo de enviar o mesmo email 3 vezes e ao fim de 2 meses ainda não veio resposta. Parece que tenho de ir fazer queixinhas há hasbro para eles me dizerem para ir fazer queixinhas à devir.

Re:Mauro
Esse tipo de iniciativas tem de ser das selenciosas.
Do tipo autocolantes ou t-shirts ou bones que o pessoal possa usar com uma mensagem em relaçao ao tema.
É uma questão do pessoal combinar a mensagem e cada um divulga-a da forma que puder (dentro dos limites da decencia).
Agora isto tem de involver um grande numero de pessoal porque apenas um grupo de 10, 20 pessoas não vai fazer grande diferença.

Uma cena simples de fazer são braçadeiras para os braços de cor preta em sinal de "luto". O incoveniente é que a frase não pode ser muito grande.

Cumps, Anglachel.
Alterado a 6/27/2010 2:26:14 PM por Anglachel

kasas


De: Odivelas
6/24/2010 10:43:50 AM
Manteiga a campeao?
E se existisse o compromisso de toda a gente deixar este gajo ganhar todos os jogos, sem nem haver jogo? Se toda a gente concedesse para este mitra?

Seria o primeiro nacional em que um gajo seria campeao sem jogar. Alem disso, ele sendo campeao, podia ser q se dedicasse a outro jogo e assim livravamo-nos dele e envergonhava-se toda a gente q faz batota e compactua por desleixo ou por compadrio com esta vergonha. Era muito bem feito!
Campeao Manteigueiro! Pro player!


DarkVlad

De: Torres Novas
6/23/2010 10:29:52 PM
re
concordo com o kasas, o Top 8 apurado, ou esticando um bocado o Top 16, afinal tiveram "kase" no top 8.

a ideia de existir um ranking anual kase k podia ser soluçao, infelizmente não elimina os torneios "fantasma".

eu não tenho problemas com os Regionais, este será o 4ºano k irei ao Nacional via Regional, o ano passado foi um "kase la"...ficou pessoal de fora k merecia ir ao Nacional, mas ao menos foi a tentar jogar Magic, não se pode dizer o mesmo a outros.

Joca99


De: Carnaxide
6/21/2010 11:30:38 PM
re
Excelente artigo, informativo e ao mesmo tempo divertido.
Em relaçao ao top 75,as regras nao sao iguais para todos os paises? (mudando o top x conforme o nº de jogadores)


O ideal seria se fosse um top75 apurado,mas o tempo contabilizado fosse de 1 ano (ou seja os melhores 75 jogadores desse ano,e nao de tempo de jogo/pontos acumulados).
Assim evitava-se jogadores k ja teem algum ranking evitarem andar a jogar torneios para nao perderem pontos ,e so começarem a jogar qdo veem o lugar em risco.

E acho k seria uma medida boa nao so para os jogadores,como para as lojas também.


Alterado a 6/21/2010 11:31:31 PM por Joca99

Sheriffe


De: Funchal
6/21/2010 10:54:08 PM
Top
100% de acordo com o Kasas!

Moura16

De: mafra
6/21/2010 9:43:45 PM
re
Então desejo boa sorte para todos os que querem acabar com o apuramento por ranking.

Comecem já a mandar mails para a devir e para a wizards então.

fiquem e 1 abraço!

marcox


De: sesimbra
6/21/2010 9:05:28 PM
re
Destes qero mais

Gostei do artigo , deu gosto.

Olha em relação á invalidade do braço , imagina que fazias com as 2 !

Eras um invalido do mágic

Boa sorte a todos para o Nacional , se podessem ganhar com artigos , já tinhamos champ


kasas


De: Odivelas
6/21/2010 8:51:00 PM
SIM
concordo com a ideia de acabar com o top75 apurado. Acho q so o top8 do nacional anterior devia estar apurado e pronto. Podiam-se aumentar os slots nos regionais, mas era só isso. Acabava esta mama! Os jogadores bons apuram-se sempre a jogar, so um azar tremendo n permitiria. E Moura, qto às cartas, nem todos vendem tudo para andar a pedir cartas

Ta feito o diagnostico, apresentada a solução, falta quem a aplique.

Abraços


DoomBringer


De: pois de ti, mais nada!
6/21/2010 3:14:47 PM
re
Grande seca não, os outros também têm que ir lá suar para a qualificação...

Mas enfim, é a opinião dum jogador ainda não qualificado vs a dum qualificado, pode parecer sempre que é puxar a brasa à sardinha, no entanto vá, pode-se dizer que o sistema funciona bem, o problema são os mitras, esses sim é que têm que ser canados.
Responder

[1] [2] [3] [4] Proxima pagina >>