Loja Fórum Lista de Decks Construir Deck Chat (beta)


Fórum MagicTuga.com


-->Fórum --> Artigos-->Control em Legacy Responder

Link directo: topico.asp?topico=82257

Daniel Faria : Control em Legacy
em 2/5/2010

Hoje vamos ter o último artigo da já longa "semana legacy" dedicada à vertente controlo do Legacy.
Deixámos claramente o melhor para o fim.

Vale a pena ler!>



Introdução








Ao contrário de aggro, que tem vindo a crescer em Legacy, as estratégias de puro controlo têm vindo a perder popularidade. Por um lado, os decks de Zoo tornaram-se extremamente eficientes com Wild Nacatl e Qasali Pridemage, o que dá menos margem para erros aos decks de control, por outro lado decks de puro control têm dificuldade em vencer decks de combo eficientes como ANT, Reanimator ou Dream Halls, que têm também crescido em popularidade.

Assim, a porção control do metagame de Legacy tem vindo a ser ocupada por baralhos aggro-control mais defensivos como Supreme Blue ou Baseruption (dos quais já falei no artigo sobre aggro-control), que têm a vantagem sobre os baralhos de puro control de poderem terminar o jogo rapidamente com criaturas eficientes como Tarmogoyf ou Vendillion Clique. Não obstante, estratégias de puro control continuam a ser viáveis, ainda que exijam mais perícia por parte dos jogadores do que a maioria das restantes estratégias.

Neste artigo, vamos rever os arquétipos de control mais populares e mais bem sucedidos em Legacy.





Landstill







De entre os decks de puro control, o arquétipo mais popular é sem dúvida Landstill, caracterizado pelo uso defensivo de Standstill em combinação com manlands como Mishra’s Factory e com Crucible of Worlds para as proteger.

Há alguns anos viam-se inúmeras variedades de Landstill nas várias combinações de cores, mas tem-se verificado uma convergência para a combinação UW com uma terceira cor de suporte (e por vezes uma quarta). Ainda assim, há diversas versões, tais como Cunning Landstill, Speedstill, Walkerstill, etc.

Independentemente da versão, os decks landstill caracterizam-se pela elevada quantidade de spells de remoção de criaturas, e pelo número reduzido de condições de vitória, que podem ou não incluir criaturas, mas geralmente incluem planeswalkers.
Cunning Wish, Enlightened Tutor e Fact or Fiction são motores relativamente usuais nestes decks, complementando os Standstill. Gifts Ungiven costumava também ser jogado, mas tem caido em desuso.
O ponto fraco dos decks Landstill (e da maioria dos decks de control) é o matchup combo, uma vez que o clock lento de Landstill lhes dá todo o tempo para fazer multiplas tentativas de combar, e o número elevado de spells anti-criaturas significa que vão ser compradas muitas cartas inuteis. Como opções para colmatar esta falha, os decks de Landstill optam usualmente por criaturas disruptivas como Meddling Mage, Tidehollow Sculler ou Ethersworn Canonist, que não só atrasam os decks de combo como aceleram o clock do Landstill.



Exemplo de decklist: Speedstill UWB


Mainboard:


4 Brainstorm

4 Swords to Plowshares

2 Path to Exile

3 Spell Snare

2 Counterspell

4 Standstill

1 Crucible of Worlds

2 Engineered Explosives

2 Humility

2 Elspeth, Knight-Errant

1 Sensei’s Divining Top

1 Enlightened Tutor

4 Force of Will

1 Jace Beleren

3 Vindicate

1 Fact or Fiction

4 Flooded Strand

4 Mishra’s Factory

1 Wasteland

1 Academy Ruins

3 Underground Sea

3 Tundra

1 Scrubland

2 Island

2 Plains

2 Polluted Delta




Sideboard:


3 Engineered Plague

3 Tidehollow Sculler

2 Kitchen Finks

1 Circle of Protection: Red

1 Planar Void

2 Relic of Progenitus

3 Extirpate




Exemplo de decklist: Cunning Landstill UWb


Mainboard:

3 Island

2 Plains

3 Flooded Strand

2 Polluted Delta

4 Tundra

1 Underground Sea

1 Scrubland

1 Tolaria West

4 Mishra’s Factory

1 Academy Ruins

2 Wasteland

4 Counterspell

4 Force of Will

1 Day of Judgment

1 Forbid

4 Brainstorm

1 Eternal Dragon

4 Standstill

3 Engineered Explosives

1 Wrath of God

2 Humility

4 Swords to Plowshares

2 Decree of Justice

1 Elspeth, Knight-Errant

1 Jace Beleren

1 Crucible of Worlds

2 Cunning Wish



Sideboard:


1 Enlightened Tutor

1 Dismantling Blow

1 Pulse of the Fields

2 Extirpate

1 Slaughter Pact

1 Circle of Protection: Red

2 Meddling Mage

2 Ethersworn Canonist

1 Tormod’s Crypt

1 Relic of Progenitus

2 Engineered Plague




Exemplo de decklist: WalkerStill URW


Mainboard:

4 Standstill

4 Force of Will

4 Brainstorm

2 Spell Snare

3 Counterspell

2 Fire / Ice

2 Fact or Fiction

1 Crucible of Worlds

3 Engineered Explosives

4 Swords to Plowshares

3 Lightning Helix

2 Humility

1 Elspeth, Knight-Errant

2 Ajani Vengeant

4 Mishra’s Factory

2 Wasteland

1 Academy Ruins

1 Tolaria West

4 Flooded Strand

2 Polluted Delta

1 Island

1 Plains

3 Tundra

3 Volcanic Island

1 Plateau



Sideboard:

4 Meddling Mage

2 Relic of Progenitus

1 Tormod’s Crypt

2 Pyroclasm

2 Ray of Distortion

2 Pyroblast

1 Red Elemental Blast

1 Dismantling Blow





Togless (UBG Control)






Togless é uma evolução dos decks de Psychatog de tempos passados, que adoptou Tarmogoyf como condição de vitória. Difere dos decks de Landstill sobretudo nos motor de compra, que aqui são Intuition + Acumulated Knowledge e Life From the Loam + terrenos com cycling. Além disso, tem a combinação defensiva de Volrath’s Laboratory + Eternal Witness + Pernicious Deed que permite limpar a mesa todos os turnos.

No último ano o deck caiu drasticamente em popularidade, talvez devido à presença constante de sideboard anti-cemitério no metagame, que afecta mais este deck do que os decks de Landstill.



Exemplo de decklist: Togless



Mainboard:


3 Mishra’s Factory

1 Forest

2 Island

1 Swamp

1 Volrath’s Stronghold

2 Lonely Sandbar

1 Academy Ruins

3 Tropical Island

4 Underground Sea

3 Polluted Delta

1 Wasteland

1 Bayou

1 Windswept Heath

1 Tombstalker

4 Tarmogoyf

1 Eternal Witness

1 Engineered Explosives

1 Life from the Loam

3 Pernicious Deed

4 Accumulated Knowledge

2 Spell Snare

4 Force of Will

3 Intuition

3 Cunning Wish

4 Counterspell

4 Brainstorm

2 Smother



Sideboard:


1 Diabolic Edict

1 Slaughter Pact

3 Extirpate

3 Krosan Grip

1 Echoing Truth

2 Blue Elemental Blast

1 Research / Development

2 Hydroblast

1 Putrefy





It’s The Fear







Desenhado pelo famoso David Gearhart, It’s The Fear é um deck híbrido que combina o combo CounterTop com Intuition e muitos dos elementos presentes no deck Togless, podendo optar por um estilo de jogo aggro-control ou control consoante a necessidade.
Este capacidade torna o deck bastante interessante no metagame de Legacy, e tem sem dúvida contribuido para a sua popularidade. O maior ponto fraco do deck, que o impede de dominar o formato, é o facto de utilizar 4 cores numa base de mana extremamente gananciosa, que leva a que muitos jogos se percam com uma Wasteland.



Exemplo de decklist: It’s The Fear


Mainboard:


3 Underground Sea

3 Tundra

4 Tropical Island

3 Polluted Delta

1 Life from the Loam

2 Counterspell

4 Force of Will

1 Etched Oracle

3 Sensei’s Divining Top

2 Rhox War Monk

1 Eternal Witness

1 Pernicious Deed

3 Engineered Explosives

4 Tarmogoyf

4 Counterbalance

4 Intuition

4 Brainstorm

4 Swords to Plowshares

2 Island

1 Plains

1 Academy Ruins

4 Flooded Strand

1 Volrath’s Stronghold



Sideboard:

4 Tormod’s Crypt

1 Wasteland

3 Engineered Plague

2 Threads of Disloyalty

4 Hydroblast

1 Blue Elemental Blast




Mono Blue Control (MUC) e NQMUBWROCC






Mono Blue Control é um arquétipo que vem desde os primórdios da história do Magic: the Gathering e que continua a ter sucesso em Legacy, combinando uma suite interminável de counterspells com cartas de controlo como Vedalken Shackles, Powder Keg e Propaganda, bem como o horrível Back to Basics, que pode deixar de rastos a maioria dos decks de Legacy.

O seu derivado NQMUBWROCC (que significa Not-Quite-Mono-U-But-With-Random-Other-Colors-Control) usa fetchlands e 2 ou 3 terrenos não azuis para poder tirar partido de Engineered Explosives e por vezes splashar algumas cartas utilitárias de base ou sideboard (como Swords to Plowshares ou Extirpate).


Exemplo de decklist: MUC



Mainboard:


22 Island

1 Academy Ruins

2 Meloku the Clouded Mirror

2 Brainstorm

4 Accumulated Knowledge

3 Fact or Fiction

4 Counterspell

4 Force of Will

3 Spell Snare

3 Force Spike

3 Back to Basics

3 Propaganda

3 Vedalken Shackles

2 Powder Keg

1 Echoing Truth



Sideboard:

3 Blue Elemental Blast

3 Threads of Disloyalty

3 Tormod’s Crypt

3 Energy Flux

3 Trickbind





Exemplo de decklist: NQMUBWROCC


Mainboard:


1 Swamp

1 Scrubland

12 Island

3 Polluted Delta

4 Flooded Strand

1 Plains

1 Morphling

1 Meloku the Clouded Mirror

2 Vedalken Shackles

3 Engineered Explosives

3 Back to Basics

4 Accumulated Knowledge

4 Force of Will

4 Brainstorm

4 Counterspell

3 Swords to Plowshares

3 Spell Snare

3 Fact or Fiction

2 Cunning Wish

1 Jace Beleren



Sideboard:

3 Propaganda

2 Engineered Plague

3 Extirpate

3 Hydroblast

1 Swords to Plowshares

1 Dismantling Blow

1 Echoing Truth

1 Fact or Fiction





Angel Stax






Angel Stax é um baralho de controlo branco com uma elevada quantidade de artefactos defensivos, que procura negar o mana do oponente com cartas como Armageddon, Smokestack ou Wasteland, em combinação com Crucible of Worlds. Uma vez apertado em terrenos, Ghostly Prison, Trinisphere e Magus of the Tabernacle garantem que o oponente não consegue fazer nada. E já com o jogo controlado, o deck bate para a vitória com Baneslayer ou Exalted Angel, ou mesmo o Magus ou Mishra’s Factory.



Exemplo de decklist: Angel Stax



Mainboard:


3 Smokestack

3 Trinisphere

4 Crucible of Worlds

4 Ghostly Prison

4 Chalice of the Void

4 Mox Diamond

3 Magus of the Tabernacle

3 Oblivion Ring

3 Baneslayer Angel

1 Elspeth, Knight-Errant

4 Armageddon

3 City of Traitors

4 Ancient Tomb

5 Plains

4 Wasteland

2 Mishra’s Factory

3 Flagstones of Trokair

1 Savannah

1 Horizon Canopy

1 Kor Haven

1 Nomad Stadium



Sideboard:

1 Karmic Justice

1 Elspeth, Knight-Errant

1 Smokestack

1 Trinisphere

2 Tormod’s Crypt

3 Choke

3 Defense Grid





The Mighty Quinn (Snow White Control)







The Mighty Quinn é um arquétipo relativamente recente, que utiliza Scrying Sheets e terrenos nevados em combinação com Sensei’s Diving Top para gerar vantagem de cartas, que é complementada com Enlightened Tutor e uma suite interminável de artefactos e encantamentos para empatar o oponente ou ganhar o jogo.
Orim’s Chant e Silence ou Abeyance dão ao deck hipótese de interromper decks de combo e batalhar contra counterspells adversários, e o combo tutorável Painter’s Servant + Grindstone dá-lhe a oportunidade de ganhar jogos rapidamente, o que o torna melhor do que a maioria dos decks de control no que toca ao matchup combo.



Exemplo de decklist: The Mighty Quinn


Mainboard:


3 Oblivion Ring

3 Enlightened Tutor

3 Runed Halo

3 Wrath of God

4 Sensei’s Divining Top

4 Orim’s Chant

2 Isochron Scepter

4 Swords to Plowshares

1 Elspeth, Knight-Errant

2 Painter’s Servant

2 Eternal Dragon

4 Scrying Sheets

18 Snow-Covered Plains

2 Grindstone

3 Abeyance

1 Moat

1 Sacred Mesa




Sideboard:


1 Rule of Law

2 Ray of Distortion

2 Story Circle

1 Oblivion Ring

2 Decree of Justice

1 Relic of Progenitus

2 Tormod’s Crypt

1 Karmic Justice

2 Pulse of the Fields

1 Aura of Silence




Pox






Pox é um deck de controlo mono-preto ou preto com splash que utiliza cartas como Pox e Smallpox em conjunção com Crucible of Worlds (ou por vezes Life from the Loam) para quebrar a sua simetria e comprometer apenas os recursos do oponente.
Para complementar esta estratégia, o deck utiliza cartas de discarte como Hymn to Tourach ou Thoughtseize, e mais cartas de remoção como Innocent Blood ou mesmo Damnation (no Poxless).

Tombstalker é geralmente a condição de vitória principal, mas está também presente o recursivo Nether Spirit (ou o seu substituto recente, Bloodghast) que retorna para jogo após cada Pox ou Smallpox.

Algumas versões juntam ainda Contamination, que em combinação com o Nether Spirit simplesmente fecha qualquer deck não preto fora do jogo para sempre.



Exemplo de decklist: Pox



Mainboard:


1 Gargoyle Castle

2 Swamp

4 Wasteland

4 Mishra’s Factory

4 Bloodstained Mire

4 Polluted Delta

4 Urborg, Tomb of Yawgmoth

4 Bayou

2 Nether Spirit

4 Tombstalker

2 Entomb

2 Sensei’s Divining Top

2 Life from the Loam

3 Duress

3 Thoughtseize

3 Pox

4 Hymn to Tourach

4 Smallpox

4 Pernicious Deed



Sideboard:

2 Relic of Progenitus

2 Engineered Plague

3 Krosan Grip

4 Sun Droplet

4 Leyline of the Void



E assim terminámos esta revisão dos decks de controlo em Legacy e esta série de artigos sobre as estratégias neste formato.

Espero que tenham gostado.


Daniel Faria


votan


De: Pontinha
3/22/2010 4:26:10 PM
GANDA DECK
The Mighty Quinn é um GANDA DECK. É giro de ver que a maior parte dos jogadores olha para aquela lista e não lhe dá grande importância. E mesmo que dê não é um deck fácil de jogar. Anyway, acho q já provei que insistindo no deck, até um jogador como eu q é inexperiente em Legacy pode ter sucesso. O deck é muito forte e alimenta-se do facto de que pouca gente sabe jogar contra ele (de todos os jogos que já fiz com o deck ainda só o Faria é que não fez erros berrantes a jogar contra mim).
Como dizia a Maia, não neguem á partida uma ciência que desconhecem

É claro que ajuda ter a lista boa e não aquele pedaço de <vou interromper o post porque acho q não se podem usar profanidades nestes forums> a que ele chama uma lista de Quinn lol

Mas a sério... GANDA DECK

pedrobronze


De: Senhora da Hora
2/22/2010 11:27:35 AM
-
lol

á ou à?

agora tou a brincar.
fiquem bem

marcox


De: sesimbra
2/22/2010 12:17:55 AM
re
Pá malta os curriculos para stores de Português não são aqui ..

Deixem.se de palhaçada ..

Isto é um Tópico para falar de LEGACY






Alterado a 2/22/2010 12:19:04 AM por marcox

micasvena

De: Recoveiro
2/21/2010 12:03:04 PM
@ qq coisa whatever
Dado que mais do que um reparou e comentou o rapaz ter errado na forma de escrever a conjunçao do verbo meter, nao estou a ver outra possibilidade de conjugar o verbo quando mais do uma pessoa ter reparado que ele se enganou.

Mas estas á vontade para no verbo ter encontrares outra forma de dizer que mais do que um reparou no erro ( terem é a forma correcta e única de mais do que uma pessoa ter feito qualquer coisa usando o verbo ter claro está ).


pedrobronze


De: Senhora da Hora
2/20/2010 3:29:45 PM
re micasvena
"acho engraçado terem reparado no metes-te"

por falar em português, e como só 2 pessoas fizeram reparos ao mau português escrito, entre as quais eu, a quem te referes quando dizes "terem"? porque eu não fui específico na minha observação, logo não significa que tenha reparado só no "metes-te".
pelos vistos tb deves ter algum cuidado com o português.
e tens razão quando dizes que essa palavra existe, mas tal como está enquadrada ou é um erro na construção da palavra (que é de facto o que acontece) ou é um erro de construção de frase. de uma maneira ou de outra, é sempre um erro.

micasvena

De: Recoveiro
2/18/2010 2:30:47 PM
Fantastico Artigo
Estes artigos são mesmo maus, tenho de dizer isto porque a 15 dias do GP e com viagem marcada fiquei na duvida do que levar.

Apesar de poder montar quase tudo os decks referidos, com uma ou outra falta ao ler os artigos veio alargar em muito o espectro de decks possíveis, e se do mais jogados todos estamos ha espera não será melhor procurar uma solução alternativa naqueles menos "falados" ?

Quanto ao português de alguns, acho engraçado terem reparado no metes-te ( e na duvida ainda é uma palavra do português ) e ninguem ter comentado o Vanham ( sei que o portugues tem evoluido e eu possivelmente já estou muito atrasado mas vanham é um conjugação de que verbo? )

Mas venham então mais artigos destes.

r.dias88


De: Coimbra
2/14/2010 7:15:49 PM
...
Não me parece que "metes-te" seja um erro de escrever sem ver xD

DoomBringer


De: pois de ti, mais nada!
2/10/2010 11:16:21 AM
re
Óptimo artigo, bem explicado e simples de ler.



E ya, a razão pela qual não jogo control em Legacy é mesmo porque midrange simplesmente porta-se melhor ultimamente, Bant ftw!

marcox


De: sesimbra
2/6/2010 1:55:40 AM
re
É o que dá escrever sem ver

É sempre a abrir

Vá lá , já me chega dizerem que a pronuncia da minha terra é o q é ..

Mas sempre tive grandes notas a Português e continuo a ter

pedrobronze


De: Senhora da Hora
2/6/2010 1:11:07 AM
...
ui marcox, esse português...
Responder

[1] [2] Proxima pagina >>