Boas.
1 - Como o Midas disse, se nao tens nada mais do que um Doomgape em jogo, quando chegar a altura de sacrificar uma criatura...essa irá ser o Doomgape visto que é o last man standing.
2 - Doomgape com Double Strike é bloqueado por 3 criaturas cuja P/T total do grupo é 10/10:
- Inicia-se a 1ª fase de dano de dano de combate para First/Double Strikers visto que o teu Doomgape tem Double Strike. Apenas first strikers e double strikers atribuem dano nesta fase, parto do pressuposto que nenhuma das 3 bloqueadoras tem First/Double Strike (caso tenham, as que têm irao dar dano nesta fase) Como tu és o atacante, podes escolher a divisao do dano por entre as criaturas bloqueadoras.
Agora, tu tens a opçao de nao dirigir dano letal a algumas das bloqueadoras, se quiseres até podes dar os 10 de dano numa apenas, deixando as outras vivas para a segunda fase de dano de combate. No entanto,
para uma criatura com trample dar dano a um oponente/planeswalker, precisa obrigatoriamente (segundo a regra 502.9b) de dar dano letal a todas as bloqueadoras para poder distribuir o dano que sobre ao jogador/planeswalker que estejas a atacar.
Nesta situaçao portanto, na 1ª fase (apenas), dares dano a 1, 2, ou ás 3 (visto serem ao todo 10/10 de p/t), nao irá haver dano distribuido ao jogador defensor ou planeswalker. A opçao mais favoravel para ti nesta situaçao, será como é obvio, distribuir o dano de modo a atribuir dano letal a todas as bloqueadoras.
- Na 2º fase de dano de combate, criaturas sem First Strike, e criaturas com Double Strike atribuem dano. Se algumas das bloqueadoras do teu Doomgape continuarem vivas, irás novamente ter a escolha de atribuir o dano todo à(s) criatura(s), ou atribuir apenas dano letal à(s) criatura(s) e atribuir dano que sobre ao oponente. E nesta fase como é obvio, as criaturas bloqueadoras aqui irao dar dano ao teu Doomgape. Se seguiste a opçao favoravel de atribuir dano letal a todas as criaturas bloqueadoras na 1ª fase, visto que a tua criatura tem trample, nao irá ter nada á frente e podes atribuir o dano todo (10) ao oponente/planeswalker.
Percebido? A unica coisa que eu quero focar disto tudo, é o facto de tu teres a escolha (que foi a unica coisa que o Al3x nao focou) de como atribuir o dano. Nao precisas de obrigatoriamente atribuir dano letal apenas, e forçosamente atribuir dano que sobre ao oponente/planeswalker. O dano que sobra pode ou ser atribuido tambem ás bloqueadoras ou ao oponente/planeswalker como diz a regra 502.9b.
Cumps