Loja Fórum Lista de Decks Construir Deck Chat (beta)


Fórum MagicTuga.com


-->Fórum --> Artigos-->[artigo] Respeito por votan Responder

Link directo: topico.asp?topico=61063

UtilizadorResposta

egg_power

De: Lisboa
1/21/2009 2:23:00 PM
[artigo] Respeito por votan



Hoje não vos trago Dicas Solenes, mas sim um artigo de opinião. Em relação às recentes discussões que presenciámos nos comentários da Entrevista ao Pedro Cavaleiro, nomeadamente em relação às equipas, decidi escrever este artigo sobre o factor mais importante da nossa existência como Humanos.
Hoje não vos vou falar de decks, ou de arbitragem nem tão pouco me vou cingir ao Magic. Hoje vou tocar num assunto Universal e que, por o ser, tem também a sua aplicação neste jogo que todos adoramos. Hoje vou falar de respeito.
Eu sou apologista de que a origem de todo o mal do mundo é a falta de respeito. Por falta de respeito pelos pensamentos dos outros, travam-se guerras, matam-se pessoas; por falta de respeito pela vida alheia deixam-se civilizações morrer á fome e destroem-se vidas por meia dúzia de trocos; por falta de respeito pelos animais que nos rodeiam, levamos espécies á extinção e destruímos habitats sem piedade.
Provavelmente (e porque também a maior parte das pessoas que está a ler este artigo não respeita nada nem ninguém) estes assuntos não vos interessam, mas a questão é que esta falta geral de respeito é tão presente no Magic como em qualquer outro aspecto da nossa humanidade. A verdade é que no Magic Português há uma enorme falta de respeito da parte dos jogadores. Não estou a falar pessoalmente, pois até acho que, como árbitro, sou muito respeitado e não tenho razões de queixa, mas a comunidade de Magic é cruel para 2 tipos de jogadores: os novatos e os jogadores maus.



Eu considero-me um jogador acima da média e, se bem que não tenho grandes resultados, tenho a noção de que sou melhor jogador do que grande parte das pessoas com quem me cruzo, mas será que isso me dá o direito de ser arrogante? Que direito tenho eu, que procuro on-line por estratégias e ideias de decks para jogar torneios, de maldizer alguém que decide tomar esse esforço nas suas mãos e construir o seu próprio deck? É claro que dessa maneira esse jogador está a comprometer as suas hipóteses de ganhar, mas quem me diz que esse é o seu principal objectivo? Porque é que a mente humana acha sempre que quem não partilha as nossas convicções está errado? A verdade é que num jogo com um adversário com um deck de sua autoria, eu estou a jogar em equipa com o resto do mundo contra uma pessoa. É claro que ele vai perder, mas será que o esforço dele vale menos que o meu? Será que ele é menos jogador de Magic do que eu?
O ser humano, ao criar Deuses á sua imagem, criou também a noção de que pode julgar os outros, mas não é verdade. Quem somos nós para julgar a motivação de outra pessoa ou as suas opiniões? Vivemos num país livre. Se um jogador quer jogar com um deck mau e se se sente bem assim, não o deveríamos apoiar em vez de fazer pouco dele? Meus amigos, nós passamos horas infindáveis a brincar com bocados de cartão com bonecos desenhados. Que moral temos para julgar quem quer que seja?
Assim, chego á conclusão deste artigo, na qual queria fazer 2 pedidos:

1) Queria pedir aos bons jogadores para não alienarem os maus. Eles podem não jogar tão bem como outros, mas continuam a ser pessoas e, como tal, merecem o nosso respeito. Além disso, o facto de uma pessoa não jogar bem Magic não diz nada em relação ao se carácter. Está na altura de pararmos de alienar jogadores só porque não estão ao Mais alto nível português (e diga-se de passagem que, tirando 3 ou 4 jogadores, o nível português nem é grande coisa). Somos um país pequeno e se nos juntarmos num objectivo comum, conseguiremos todos melhorar o nosso jogo e ajudar os outros a melhorar também. Por isso, peço-vos, da próxima vez que virem um jogador a jogar com um deck mau, em vez de o ridicularizarem, porque não lhe tentam explicar os erros do deck e o que podem fazer para o melhorar? O segredo está na crítica construtiva, coisa que no Magic português é muito rara.

2) Queria também pedir aos jogadores mais inexperientes que não se deixem acanhar pelo sucesso de outros. Jogadores como o Márcio Carvalho, Tiago Fonseca, Igor Barreiras e muitos outros, não deixam de ser pessoas tal e qual todos nós. Às vezes noto, nos jogadores mais novatos, um certo medo de abordar estes jogadores, de pedir opiniões, conselhos ou seja o que for. Embora o Márcio tenha uma capacidade incrível para o Magic, não deixa de ser um ser humano. Tem virtudes e defeitos como todos nós. Não tenham medo de falar com outros jogadores, de perguntar, de ouvir. Afinal, é com jogadores melhores que nós que melhoramos o nosso nível de jogo.




Bem, e com esta ideia me vou. Infelizmente acho que este artigo não vai ter grande impacto porque ninguém lhe vai dar muita atenção, mas achei por bem escrevê-lo e fazer a minha parte. No que me toca (e mesmo não sendo um jogador brilhante) estou disponível para ajudar quem precisar.

Fiquem bem.



SRmanel

De: santarem
4/20/2009 1:43:08 PM
!
ora bem ! eu ja jogo a isto desde que o kurt cobain era vivo , e o grunge dominava as tabelas!

eu sou de santarem que é um meio realativamente pequeno e nem sinto muito isto que se diz aqui! o pessoal ajuda os mais novos com ideias ou mesmo oferta de cartas(nao muito caras claro )


claro que quando me desloquei a um meio maior ( um pre-released) deparei-me logo com varios jogadores que "atacavam" os jogadores mais inexperientes com tudo o que conseguiam chegando a chamar os arbitros por razoes completamente anormais! fazendo toda a pressao possivel nos coitados dos novatos.

eu sei que torneios é a valer e tal! mas um gajo ta a dominar um jogo ! ve que o outro ta coitadinho cheio de duvidas e nao tem hipoteses d ganhar o jogo ! e mal o rapaz desvira um terreno " sr arbitro venha ca que este gajo ta m a desvirar e ainda na podia"

la esta ! se chamares arrogante ao mourinho ele diz que e uma forma de atingir o adversario psicologicamente e obrigar a cometer erros mesmo quando nao era normal cometer os erros.

eu axo que acima de tudo tem que haver boa vontade, entreajuda,convivio . afinal de contas nao vale a pena assustar lg os noobs! quanto mais jogadores melhores!

M1gu3l


De: Barcelos
3/29/2009 3:10:53 PM
re
Grande artigo sim senhor, os meus parabéns.

Devo dizer que não sou adepto de netdecking, não só por que não acho graça a andar a jogar com decks iguais a toda a gente, mas também pela vertente monetária. Se eu tivesse dinheiro claro que fazia um deck competitivo, mas de certeza que não parava de construir os meus próprios. E sei que com um roguedeck muito dificilmente ganharei um torneio, e é por isso que me vou dedicar mais a drafts e esse tipo de competições.

Cumps!

Rui Leal


De: Frielas
3/29/2009 12:19:03 PM
lol
o fifi é sempre fotogénico.... incrivel
egg.. o marcio é sobre-humano pq ele bebe mt leite e isso é rico em calcio, não é como tu q tas sempre com o copo de scotch na mão....
pts

elmeck


De: Fação
2/9/2009 11:45:58 PM
Ramone
Isso sim é que é falar Limited geralmente demonstra quem sabe jogar

É pena o pessoal estar sempre, ahhh e tal tive uma pool de m**da, epá eu nem penso sequer na pool k vou ter, apenas penso em montar algo consistente e levar a minha vontade a avante...e tem dado resultado.

Dai dizer que Limited é mm o melhor formato pra se evoluir no magic, dps em construido será mais facil analisar cada jogada e respectivos ambientes

Abraços

Ramone

De: Grândola
2/9/2009 8:54:19 PM
re DoomBringer
Tipo... Decknet toda a gente faz. Isso não vale a pena. Acho que poucos têm paciência para criarem um deck sólido e com possibilidades para algo.

Eu não tive grandes hipóteses a não ser fazer decks inventados por mim... Nunca tive muitas cartas assim BOAS por isso tinha de me desenrascar...

Comecei por fazer um deck de magos, depois um living death com ajuda de amigos, depois um mesmo inventado por mim que ao terceiro turno devolvia todas as permanentes do outro para a mão e controlava o resto do jogo acabei por lhe chamar "Tradewind Alarm" (Tradewind Rider + Intruder Alarm) e só depois de ter feito estes é que descobri um site (na altura chamado brainstorm) em que havia listas de decks. Por acaso no brain storm havia umas listas de living death e de decks de magos. Mas nem me dei ao trabalho de alterar os meus decks. Estava contente com o seu desempenho e por terem sido feitos por mim.

O primeiro "netdeck" que fiz foi mesmo um Madness que não levava qualquer rara (foi essa a razão). Depois fiz um deck imaginado por mim de faixo solar (gozem à vontade) mas que baixava o colosso 11/11 indestrutível ao 3 turno (UPS ).

Depois descobri uma coluna de artigos engraçada na wizards que são uns decks bons e baratos e fiz um "Eight Post" que ficou em cerca de 30€. Ainda hoje o tenho. Fiz também um deck que adorei ma sque foi "decknet" chamado "Sunny Side up". Ainda hoje o tenho.

Larguei o magic e voltei há 2/3 semanas. Como estive ausente durante 5/6 edições, fui ver que decks mais batiam, achei graça ao TEPS e fiz "decknet" mais uma vez (bem, os TEPS são todos iguais... Até no sideboard por isso... xD)

Ai tens... Os decks que fiz "decknet" foram coisas que achei interessantes e que practicamente ninguém conhecia (excepto agora o TEPS). Que venham os bacanos que ganham ai torneios a dar com um pau em extended/T2.

Amigos, talvez nos encontremos nos Pre-Realizes, Sealed Decks e Drafts. Hoje em dia tenho pena de o dizer mas ai sim, se vê quem realmente sabe jogar.

E sim, se perguntam, sempre fui gozado por causa dos meus decks... Perdia todos os jogos no primeiro mês. No segundo já me começava a safar e no terceiro, engoliam os gozos todos

Novatos, caguem neles já todos fomos novatos

Cumps

DoomBringer


De: pois de ti, mais nada!
2/9/2009 4:30:50 PM
re
Muitas vezes o que acontece quando há netdecking é o baralho jogar sozinho, e por muito que o jogador se engane, ainda haver maneira de ganhar o jogo, quer por azar do outro ou não.
Isto deve-se ao facto das listas que aparecem na net serem algo já muito refinado, por assim dizer, são decks que foram testados vezes sem conta por muitos jogadores de paises/metagames diferentes e por isso mesmo são bons.


Relativamente ao respeito, isso é senso comum, uma coisa é estarmos no gozo entre amigos e um dizer que o outro é um pato do catano sem o intuito de ofender, outra é fazer a mesma coisa a alguém que não conhecemos, sinceramente não se faz por uma questão de respeito.


E sim, eu também valorizo mais os jogadores que tomam de assalto o metagame com decks feitos por eles, admiro chegar ao deckcheck.com e ver lá listas que um gajo fica wtf? isto não é fadas/zoo/TEPS/Rock/Loam/etc e ganhou? Nice, bom trabalho, é assim mesmo.

pecasmarque


De: évora
2/7/2009 6:44:26 PM
re
Excelente artigo de facto. Partilho inteiramente as tuas palavras. De facto nunca compreendi muito bem o que leva o pessoal pro da magic a gozar com os outros.
eu tambem copio decks da net e sinto nostalgia do tempo em que jogava por diversao com decks de 30€ e com combos inventados por mim. dou muito mais valor ao jogador que constroi do que ao que se limita a copiar listas dos ptq é afins.

elmeck


De: Fação
2/2/2009 1:08:29 PM
Boas
O artigo está bastante bom

Quanto ao respeito, parte de cada 1 e depende muito da pessoa em si e claro educação...

Eu sempre fui um jogador k preferiu Limited acima de constructed pelo simples facto de sermos nós a construir 1 deck
Posso dizer que tb tenho melhorado e muito em Limited e por consequencia em constructed, e ate criando decks com resultados Positivos e capazes de serem competitivos

Digamos k a meu ver pra se ser 1 bom jogador tem k se Jogar muitos drafts, e faze-lo sem parar xD dps de se perceber a mecanica do jogo em si, verão que constructed não é assim tão dificil, com ou sem netdeck

Abraços

Angelus


De: Ponta Delgada
1/30/2009 7:39:35 PM
...
serra29 mas ao menos aprendes a fazer um deck... esses que olharam com desdem provavelmente nem nunca fizeram um deck do 0... por isso alguns excelentes jogadores de constructed sao maus em draft ou sealed...

Serra29

De: Sintra
1/28/2009 11:18:41 AM
Muito bom mesmo
Ao ler este artigo percebe que afinal existe alguem que pensa como eu, que Magic nao é só o simples facto de ganhar e ganhar, e ver decks na net e ganhar, magic tambem é como sempre foi pra mim o prazer de jogar.
Por muito mau que eu seja, eu tiro prazer a jogar e é isso que me leva a jogar e a construir os meus proprios decks.
Para exemplo posso dar o meu primeiro torneio (apesar de mtos anos de magic) que se realizou a uns meses nao mais que 3 em que joguei na arena de lisboa com um deck tribal de...soldados....so pelo deck é possivel de ver que os resultados nao foram brilhantes mas joguei com um deck feito por mim e deu me realmente prazer jogar com um deck meu no meio de tantos decks standerizados...apesar de nao me achar que tenha sido"gozado" pelo deck notou se algum desdem e estranheza por ver um deck diferente...

whatever eu quero e jogar...
Responder

[1] [2] Proxima pagina >>