Loja Fórum Lista de Decks Construir Deck Chat (beta)


Fórum MagicTuga.com


-->Fórum --> Artigos-->[Artigo] Como nos tornarmos um melhor jogador-por R.Andrade Responder

Link directo: topico.asp?topico=58470

UtilizadorResposta

egg_power

De: Lisboa
11/17/2008 10:02:41 PM
[Artigo] Como nos tornarmos um melhor jogador-por R.Andrade
Conselhos uteis para se tornar um melhor jogador de Magic

Boas a todos.
Antes de escrever o artigo refiro que não sou nenhum pro nem consegui nenhum resultado brilhante, apenas sou um “random” que gosta de escrever e que adora jogar e como tal decidi escrever para este site para responder ao desafio do Pedro Carvalho
Por isso será o meu primeiro artigo e como tal não estará perfeito mas com o tempo acredito que vou melhorar.

Já algum tempo que tenho vindo a reparar que falta neste site um artigo útil sobre estratégia e modo de encarar o jogo e por isso decidi fazer um com base na minha experiência como jogador. Não é grande experiência mas já jogo à bastantes anos e como tal aprendi por mim ou ensinaram-me certos conselhos para melhorar o meu nível de jogo. Com este artigo vou tentar dar conselhos úteis e que espero que melhore muito o nível de jogo de cada leitor deste site. Não são conselhos sobre decks vencedores, nem sobre estratégias de jogo em si, mas sim sobre como se deve encarar um jogo de MtG de uma maneira mais séria.



- 1º Escolher o deck

A escolha do deck é um dos mais importantes passos para o sucesso num determinado torneio que seja formato construído claro. Um dos melhores conselhos que posso dar sobre escolha de decks é que joguem com um deck que gostem e que se divirtam a joga-lo. E isto porquê? Porque se não gostarem de um determinado deck mesmo que ganhe regularmente e que seja muito bom é provável que cometam mais erros com ele e se fizerem um mau resultado a culpa vai ser sempre: " o deck é péssimo", "não gostei do deck" , entre outras razões. Com um deck que gostem isso provavelmente já não vai acontecer e vão reparar que fazem menos erros com ele.


- 2º Dar o vosso "cunho" pessoal ao deck

Antes de mais nada não vou entrar na eterna discussão sobre o que será melhor; se um "netdeck", se um deck inventado; apenas que deêm ao deck a vossa "tech" pessoal. Se pensarem um bocado acho que traz mais vantagens que desvantagens. A primeira grande vantagem é apanhar o vosso oponente de surpresa; nunca estiveram naquela situação em que estando a jogar contra um deck razoavelmente conhecido o vosso oponente jogue uma carta que normalmente nem sequer joga em lado nenhum e vocês pegam nela e pensam: "Já foste!" por vezes estas opções dão jogos que da maneira digamos "convencional" estariam perdidos. Outra vantagem que possa surgir é o reconhecimento geral: sabem lá se não descobriram a próxima tech do formato? Quem sabe…
Como única desvantagem a vossa "tech" pode estragar a sinergia ao deck ou até torna-lo mais lento e também podem cometer o erro de tirar uma carta importante do mesmo deck. Mas quem não arrisca não petisca.

- 3º Baralhar é importante

Tenho muitos amigos meus que se queixam constantemente de ficarem flood/screw ou então que a mana não vem de uma maneira consistente. Muitas vezes a culpa é do próprio jogador. Imagino que a maioria deles faça uns quantos “riffle shuffles” e já está. Isto está errado. Normalmente após um jogo de Magic vocês terão alguns terrenos juntos, umas criaturas na mesa e o cemitério cheio de mágicas instantâneas/feitiços e algumas criaturas. Se não baralharem bem é provável que no próximo jogo essas mesmas cartas CONTINUEM juntas.
Eu pessoalmente alem de baralhar "normalmente", faço um conjunto de montinhos (piles) e tento dividir ao máximo o nº de cartas. Tentem também baralhar bem quando alguma mágica, terreno ou habilidade vos permitir fazer "shuffle".


- 3º A arte do “mulligan”

Escolher a 1ª mão do jogo é muito importante. Muitos jogadores mais inexperientes escolhem e ficam com quaisquer mãos que tenham 2/3 terrenos e uma data de spells. É errada esta opção se não tiver lógica. Deve-se ter em conta o nº de terrenos como é óbvio e o custo de mana de cada mágica que nós temos na mão; de que interessa nos ficarmos com uma mão de 7 cartas se só fazemos qualquer coisa ao 3º ou 4º turno? Se tivermos de com um deck agressivo é bastante mau não concordam? A mesma coisa se aplica com outros tipos de decks. Não fiquem com mãos a depender de comprar certa carta ou um terreno. Mãos do género: "se comprar mais um terreno está ganho" são geralmente más mãos.
Uma coisa importante é se estivermos “on draw”, ou seja, se jogamos em 2º lugar poderemos fazer mulligan com mais segurança já que o facto de comprarmos mais uma carta a percentagem de nos calhar uma boa mão é maior. Claro que isso depende muito de jogador para jogador.

- 4º As nossas jogadas

Considerem sempre cada jogada. A jogada mais simples como jogar um terreno. Muitas vezes pretendemos jogar uma ameaça que custe duas manas vermelhos e depois descobrimos que acidentalmente já jogamos uma floresta nesse turno e têm uma montanha na mão. Acreditem que pode ser frustante.
Se tiverem cartas que vos façam comprar novas cartas esperem, pode ser que comprem um terreno que vos dê mais jeito jogar.
As mágicas instantâneas são sempre para ser jogadas no final do turno do adversário. Claro que existem excepções.
Uma coisa muito importante: NUNCA joguem criaturas antes de um ataque, a não ser que elas possam intervir nesse ataque. Podem precisar de mana para o caso de acontecer alguma coisa má. Podem usar essa mana para truques de combate, remoção de criaturas ou até inchar um bicho não bloqueado para dano letal.
Uma coisa também importante: esperem sempre até á ultima para realizarem qualquer coisa. Esperem até ao final do turno do oponente para o “picarem” com o Feiticeiro Pródigo ou fazer um token de um terreno ou criatura. Existe uma excepção MUITO importante: não demorem tempo demais. O vosso oponente pode-vos acusar de estarem a atrasar o jogo de propósito e apanharem um "warning"

- 5º As jogadas do nosso oponente

Sejam sempre reactivos no MtG. Esperem sempre a melhor altura para jogarem as vossas ameaças. Se ele se “virar” para fazer um token da Urza’s Factory respondam com um Teferi. São estes pequenos aspectos que muitas vezes vos podem dar jogos. Vocês tem Vithu-Ghazi em jogo e uma “bounce land” na mão. A não ser que tenham problemas de mana não a joguem. Alem de ser uma carta que o vosso oponente pense que é uma ameaça ele pode fazer Faith’s Fetters na Ghazi; assim no vosso turno vocês jogam a “bounce land” e a jogada dele foi inútil. Claro que existem “n” exemplos mas acho que vocês perceberam a ideia.

- 6º Saber as regras

Esta é obvia. Tentem aprender as regras do jogo. Alem de não passarem por estúpidos até podem usa-las a vosso favor. Um jogador com um conhecimento de regras elevado tem vantagem sobre outro que não sabe muito bem as mesmas. Uma excepção muito importante: lá porque percebem de regras não há necessidade de "mitrar" um jogador mais inexperiente. Ganhar recorrendo aos “mitranços” é como ganhar os Paralímpicos, podem ganhar uma medalha mas continuam a ser deficientes na mesma por isso evitem. Com respeito pelos adeptos deficientes claro

- 7º Controlar as emoções

Esta é difícil e só com muita prática a conseguimos. Isto é uma parte muito importante no MtG. Tentem não ter emoções num jogo de Magic. Quando estão prestes a ganhar não fiquem demasiado alegres já que têm mais probabilidades de errar mais.
Não gemam quando não sai o que querem, não fiquem todos sorridentes quando sai uma carta excelente, registem o dano sem interesse MESMO que interesse muito e a mais importante é o BLUFF. Aprendam a mentir. O maior mentiroso é o melhor jogador de Magic. Um jogador que faça "bluff" a um nível muito alto consegue fazer acreditar ao adversário que tem counters ou ameaças na mão e tem resposta para tudo e na prática só tem alguns terrenos; nunca tiveram medo de estar a jogar de aggro e o vosso oponente joga a temível segunda ilha e vocês só pensam na Counterspell That's my point.
Muitas vezes o bluff ganha-vos jogos. Uma excepção a este conselho: estou aqui a dar conselhos para se jogar bem e levar o Magic a sério e para nos tornarmos melhores jogadores. Nada vos impede de terem uma conversa amigável com o vosso adversário, desde que seja no intervalo das rondas.

- 8º Conheçam o deck e como jogar com ele

Isto é imprescindível. Quanto mais conhecerem o vosso deck mais chances têm de ganhar com ele. Num jogo competitivo em 10 segundos vê-se bem quem testa muito com o deck ou quem é um simples “netdecker”. Quem conhece o seu deck apercebe-se mais rapidamente das soluções que ele possa ter contra o deck do adversário e pode jogar de maneira diferente.

- 9º Joguem MUITO

Tentem jogar os torneios até ao final. Muitas das vezes os jogadores são pessoas que gostam de desfrutar duma tarde bem passada por isso é que pagaram para jogar Magic com desconhecidos. Não gastem dinheiro para “droparem” na 3ª ronda. Em rondas suíças depois de perderem vão apanhar uma data de jogadores mais inexperientes e sempre podem ganhar. Rebenta-los com o vosso deck sempre vos dará prática com ele, melhora a vossa auto-confiança e a MAIS importante é que a vida podia ser pior, vocês podiam ser o vosso adversário


Bem vou-me retirar que isto já está longo e espero que gostem tanto de ler este artigo como eu gostei de o escrever. Espero que alguém escute estes conselhos
Fiquem bem.

Ricardo Andrade


Diablo49

De: Mira
11/19/2008 4:22:52 PM
billa
menos ta...

isto nao é o irc...

nao esta mal gilla

continua

fikem


BILLA


De: Covilhã
11/18/2008 7:23:56 PM
Re
Bom artigo, mas seguir conselhos do Gila é meio caminho andado para a derrota cetta

Cumps

!N0 FEAR!


De: Almeirim
11/18/2008 4:41:59 PM
re
muito bom gillardino...

quanto ao bluff cada vez que me calha uma carta má eu ca fico sorridente


egg_power


De: Lisboa
11/18/2008 3:25:43 PM

o artigo foi enviado pelo Ricardo Andrade mais conhecido por Gillardino aqui no site.
O mérito é todo dele.
Ainda bem que gostaram.

zdibe


De: Braga
11/18/2008 2:54:27 PM
=0
muito bom e fácil de ler
ya GFSS... mas na minha opiniao o melhor bluff é quem controla bem as emoções, dando uma postura mais séria não mostrando qq "reacção".
abc

Alterado a 18-11-2008 15:27:13 por zdibe

GFSS

De: rio de mouro
11/18/2008 2:08:43 PM
re
bom artigo , gostei

uma das opcoes no bluff é falar mt com o opp assim ele fica distraido ! :P mas tens q ter atencao para n te distraires tb lol

Midas


De: rio tinto
11/18/2008 2:00:45 PM
very nice
post mesmo muito util, gostei principalmente a arte do melhor jogador de magic ter uma grande capacidade para fazer bluff, faze-lo é bastante complicado, mas se usarem outros jogos( poker com os vosos amigos e conhecidos) para treina essa habilidade, no futuro vai vos ser mais facil mentir.
É claro que só se deve mentir neste tipo se situações. ^^’

Miraklum


De: Alpiarça
11/17/2008 10:25:14 PM
Re
O teu primeiro dia e já estás a trabalhar imenso. Excelente artigo. Fala do tema de forma explícita e numa linguagem simples. Ensina acerca de aspectos psicológicos em jogo o que é interessante e pontos extra na minha opinião.


Cumprimentos
Responder

[1]