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UtilizadorResposta

antoniolc

De: Almeirim
11/8/2008 11:20:12 PM
[Shards of Alara] Esper em Block
Esper é um mundo de vento e ondas, o controle é a força motriz. Isolada do caos das manas vermelho e verde, Esper tornou-se uma magocracia. Esfinges enigmáticas aconselham magos e videntes sábios. Tudo aqui é observado e controlado. As forças da alta magia imperam triunfantes.

Esper é um mundo de máquinas onde vamos ver muito mais azul na sua base mais do que em qualquer outro shard.
Tudo provém de um metal chamado "Etherium" e favorece a mecânica artifact matters.

A mecanica artifact matters provém de artefactos coloridos: temos motores de jogo dependentes de artefactos como Master of Etherium; control bastante apertado com Ethersworn Canonist; um planinauta, Tezzeret the Seeker.

Um ponto importante: velocidade. Posso afirmar com toda a segurança que Esper só é lento para quem quer.

Como é característico do azul demorar algum tempo até estabelecer o controlo do seu jogo, Esper consegue faze-lo em menos tempo.

A competitividade de Esper centra-se sobretudo em Block.
Standart consegue atingir certos níveis que inferiorizam o deck mas apesar de tudo com algumas alterações Esper também se consegue adaptar a nível de Standart.
Mas é mais em Block que eu vou falar.


Terrenos
4 Swamp
5 Island
5 Plains
4 Arcane Sanctum
4 Esper Panorama

Criaturas
4 Ethersworn Canonist
4 Tidehollow Sculler
3 Tower Gargoyle
2 Sharuum the Hegemon
2 Tidehollow Strix
4 Master of Etherium
4 Etherium Sculptor

Outras Mágicas
2 Hindering Light
3 Esper Charm
3 Agony Warp
1 Oblivion Ring
2 Executioner’s Capsule
2 Obelisk of Esper

Planeswalker
2 Tezzeret the Seeker

Sideboard
2 Tidehollow Strix
3 Oblivion Ring
2 Hindering Light
2 Executioner’s Capsule
1 Agony Warp
4 Infest
1 Sharuum the Hegemon


Master of Etherium - um motor de jogo. Basicamente todos as criaturas de artefactos que baixamos acabam por o influenciar e vice-versa.

Neste tipo de criaturas de artefacto podemos verificar alguns prós e contras,

- Naturalize (não foi por acaso que foi reeditado), Bant Charm e tudo o que envolva destruir artefactos.

- Por outro lado, estes artefactos permitem-nos escapar aos Terror e Shriekmaw com uma presença acentuada em Standart.

A seguir as passadas do Etherium, Etherium Sculptor.

Em campo ao 2º turno, a tal mana incolor que reduz faz a diferença pois se reparem alguns terrenos entram virados e isto facilita-nos bastante os drops tendo um papel importante.






Ethersworn Canonist. Incontestável em Esper, vai limitar bastante o adversário.

Normalmente aparecem cartas como Magma Spray ou Bone Splinters a fazerem frente e é aí que Hindering Light entra em acção revelando-se importante ao lado de Ethersworn Canonist.

No entanto, para prevenir situações mais delicadas temos Tidehollow Sculler que nos dá o poder de "roubar" algo de importante ao adversário ou mesmo interpretar a sua táctica.

Faz a diferença em diversas situações e vai quase que obrigar o adversário a gastar recursos para destruir uma simples criatura.





O deck tem tendência a fazer um jogo consistente concentrado muito poder essencialmente nas criaturas. Existem algumas que desempenham um papel mais monótono no entanto reflectem bastante utilidade no deck.

Tidehollow Strix, é essencial sobretudo contra aggro. O deathtouch é fundamental para ganhar alguma vantagem e sobretudo para sobrepor a criaturas de baixo custo como Woolly Thoctar por exemplo.

Tower Gargoyle, usa-se para ganhar terreno, conseguir tirar dano ao adversário e tentar estar à altura de cartas como Battlegace Angel e afins sendo baixado em partes mais avançadas do jogo.

Sharuum the Hegemon, tem um impacto bastante positivo. Além de valores altos no poder e resistência permite-nos retomar o jogo e ir buscar peças importantes que geralmente são destruídas logo no início.

A carta já tem um historial de discussão devido aos possíveis combos tais como:

Sharuum the Hegemon + Hissing Iguanar
Cemiterio: Sharuum the Hegemon

Basicamente dano infinito. Um combo caro mas destrutivo apesar de ter alguma vulnerabilidade.

O removal é essencial. Esper tem fortes mágicas do seu lado especialmente pelo facto que a maioria do seu removal é instant dando-lhe muita persuasão.

Agony Warp, é das cartas que mais intervém seja mal a criatura é jogada ou intervir a meio do combate surpreendendo o adversário.

Hindering Light, além de Esper presencia Bant sendo muito requisitado para cartas como Bone Splinters, Bant Charm e tudo o que diga "target".

Oblivion Ring assume um papel muito importante em Block sendo das poucas cartas capazes de remover permanentes.

Infest, é fulcral no formato. Quase como uma Damnation dentro de Block é fundamental contra aggro tendo papel tanto em Block como em Standart.





Ao jogar contra decks mais rapidos há-que precaver algumas alterações no deck para conseguir melhores resultados.

- Adicionar Hindering Light para fazer draw e ter uma resposta para Oblivion Ring, Bant Charm, whatever;

- Juntar Tidehollow Strix para adquirir mais velocidade com o deathtouch a sobressair;

- Contra aggro Infest é indispensável;

- Reforçar o removal com Oblivion Ring e Agony Warp ;

- Se necessário remover drops mais caros como Sharuum the Hegemon depedendo das caracteristicas do deck.


A introdução de artefactos no baralho é extremamente importante. Além das criaturas de artefacto o deck conta com Executioner’s Capsule e Obelisk of Esper.

Executioner’s Capsule, têm uma função obvia e enquanto permanece em jogo influencia cartas como Mhaster of Etherium ou é influenciado por Tezzeret the Seeker. O seu custo de mana faz dele uma influencia logo ao principio do jogo.

Obelisk of Esper, vem dar mais enfase à base de mana do deck. O seu custo é facilmente reduzido com Etherium Sculptor e mais uma vez vai interagir com as mecanicas artifact matters.


Tezzeret the Seeker.
Apresenta-se completamente focado em Esper sendo dos nossos melhores aliados.
Apesar de custar 5 manas vale bem a pena cada terreno que viramos para o jogar.


+1: Desvire até dois artefatos alvo.

Normalmente usa-se na segunda main phase, recorre-se após alguns ataques na necessidade de ter bloqueadores disponíveis.

-X: Procure em seu grimório por um card de artefato com custo de mana convertido menor ou igual a X e coloque-o em jogo. Depois, embaralhe seu grimório.

A habilidade mais construtiva no jogo permite-nos ir buscar criaturas importantes ou outros tipos de artefacto a que precisamos de recorrer.

-5: Os artefatos que você controla se tornam criaturas artefato 5/5 até o final do turno.

Decide jogos. O adversário vai procurar ataca-lo para impedir a execução desta habilidade e aí surge a necessidade de recorrer a Executioner’s Capsule e a todo removal disponivel.


Para facilitar o início dos principiantes no Magic a Wizards efectuou algumas alterações no que toca aos Theme Decks de forma a estes serem mais elucidativos na aprendizagem do Magic e proporcionar um melhor inicio.
Então cada Theme Deck é acompanhado de uma rara foil presente no deck, um booster, um folheto de estratégias e um manual “Aprenda a jogar Magic”.


Theme Deck: Esper Artifice

1 Master of Etherium(Foil)
2 Cloudheath Drake
1 Esper Battlemage
2 Etherium Sculptor
1 Filigree Sages
1 Sanctum Gargoyle
1 Sharding Sphinx
2 Tidehollow Strix
2 Tower Gargoyle
2 Windwright Mage

1 Courier’s Capsule
2 Executioner’s Capsule
1 Marble Chalice
1 Obelisk of Esper
2 Oblivion Ring
1 Onyx Goblet
1 Tidings

2 Arcane Sanctum
2 Esper Panorama
7 Island
3 Plains
3 Swamp





Para quem quer fazer um deck de Esper seja para Standart ou para Bloco é aconselhável a compra deste Theme Deck.
Nele tem presentes as bases necessárias para um deck Esper sendo económico e se realmente quiserem investir no deck e já é meio caminho andando.

O baralho também contem algumas cartas posteriores ao deck apresentado no artigo que podem analisar e tirar as vossas próprias conclusões.

Após a minha breve experiencia com Esper em Block este shard consegui uma nota positiva no formato. Agora, resta esperar por Conflux para que Block comece a funcionar mais a sério criando cada vez mais competitividade nos decks.

Espero que tenham gostado.

Até uma próxima,

António LC

Alterado a 10-11-2008 16:05:29 por antoniolc

Snaider


De: Montijo
11/11/2008 2:33:58 PM
Falta testar, mesmo....
É capaz de funcionar mas mesmo assim penso k pode levar um bocado mais de controlo.

Fikem Suel

Miraklum


De: Alpiarça
11/11/2008 11:52:13 AM
Re
Grande artigo antoniolc. Gostei imenso, Esper é dos fragmentos que mais adoro. Explicaste bem o que se pode fazer com Esper e isto é gratificante para quem ainda não o experimentou. Continua assim.


Cumprimentos

antoniolc


De: Almeirim
11/10/2008 10:07:56 PM
re
É ter uma noção geral do que e que Esper pode ser em Bloco, das suas mecanicas, como funciona, pontos fortes e pontos fracos... no fundo e uma analise a Esper e o que pode vir a trazer em Bloco.
Se repares e se leste, eu pus no final:

"Agora, resta esperar por Conflux para que Block comece a funcionar mais a sério criando cada vez mais competitividade nos decks.

É um ponto de partida se é que me entendes.

Agora se achas que não tem utilidade, não posso fazer nada, nao se pode agradar a todos.

GFSS

De: rio de mouro
11/10/2008 9:58:32 PM
re
se der para explicar ...qual e a utilidade de fazer 1 artigo de bloco so com uma edicao para a jgr?

Gabi


De: Estremoz
11/10/2008 6:18:41 PM
re
Excelente artigo, ta mt bem explicado e n é seca

continua.


antoniolc


De: Almeirim
11/10/2008 4:02:40 PM
re
Estupidez minha...
A lista é suposto ter Tezzeret eu é que me esqueci.
Vou alterar!
Porque até se reparem o deck sem o Tezzert fica com 58 cartas, era susposto ter é que me esqueci.
E tens razão o Tezzert sem duvida é uma peça importante no deck.

Alterado a 10-11-2008 16:09:00 por antoniolc

tomas.a.m


De: FIgueira da foz
11/10/2008 7:56:37 AM
re
Adorei o artigo. Tenho um deck de Esper, e tem me dado bons reultados, quando em confronto com outros fragmentos. Etherium Sculptor, dá-me muito jeito, ajudando-me muitas vezes a conseguir jogar Tower Gargoyle, o que é bastante assustador para o oponente. Tidehollow Strix dá-me imenso jeito, remove grandes ameaças facilmente.Esper Charm também é muito potente, já joguei com o charm de Bant e o de Jund, e este parece-me ser o mais potente. Não percebo porque é que a lista que apresentaste acima não tinha o Tezzert. Confesso que nunca joguei com ele, mas ouvi dizer que é boa peça.

O artigo está exelente, mas foi pena não teres falado de Esper em T2, pois penso que também terá potencial.

cumps


u?


De: pois do adeus
11/10/2008 12:19:32 AM
...
ninguem comenta?

por enquanto sem testar, ate curto esper.
quando tiver vagar, experimento jogar com isso. mas deve ser so depois de sair conflux.
Responder

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