Loja Fórum Lista de Decks Construir Deck Chat (beta)


Fórum MagicTuga.com


-->Fórum --> Artigos-->Shards of Alara - Bant Responder

Link directo: topico.asp?topico=57090

UtilizadorResposta

antoniolc

De: Almeirim
10/16/2008 7:00:40 PM
Shards of Alara - Bant
“Bant ,sem os impulsos destrutivos ou egoístas dos manas vermelho e preto, Bant tornou-se uma utopia dourada. Os anjos reinam com benevolência e graça. Humanos e seres alados chamados avianos solucionam seus conflitos em combates ritualísticos. Dever e honra são os alicerces deste reino de luz.”

Como já devem ter percebido, neste artigo vou falar essencialmente de Bant.

Bant é o fragmento em que se vai encontrar mais pacificidade um mundo de criaturas civilizadas no qual não existem declínios entre espécies e é marcado pela presença de bastantes Humans e Warriors.

Este shard concentra 3 características que juntas conseguem ser das mais importantes: a velocidade do verde, o control do azul e o removal do branco.

O tricolor dá-nos muito mais diversidade e dinamismo em volta do tipo de baralho que queremos construir e aplicando bem o sideboard pode dar-nos mais segurança contra certos tipos de deck consoante a dificuldade que nós enfrentamos.

Deixo-vos aqui o home made deck em que me vou basear:

Criaturas
3 Akrasan Squire
4 Jhessian Infiltrator
3 Knight of the White Orchid
3 Rafiq of the Many
3 Rhox War Monk
2 Steward of Valeron
4 Stoic Angel
4 Sigiled Paladin
2 Battlegrace Angel

Outras mágicas
3 Bant Charm
3 Hindering Light
4 Oblivion Ring

Planeswalkers
2 Elspeth, Knight-Errant

Terrenos
4 Bant Panorama
4 Seaside Citadel
2 Brushland
2 Yavimaya Coast
4 Plains
2 Forest
2 Island


Começando pelos terrenos: para criar estabilidade esta edição trouxe-nos 2 novos círculos,

No caso de Bant Panorama permite-nos ter um terreno idealizado conforme a nossa mão dando-nos alguma liberdade de escolha.

A este juntam-se Esper Panorama, Naya Panorama, Jund Panorama e Grixis Panorama.

Para Seaside Citadel temos mais outros 4 que simplesmente entram virados e adicionam 3 coloridas à nossa escolha conforme o shard.

Depois algumas painlands, uns terrenos básicos e é o suficiente para conseguirmos uma estrutura razoável em termos de mana.





Com sistemas tão agressivos e tão rápidos no que toca à velocidade há-que tentar iguala-los. Isto diz-se para os inúmeros aggro que ainda presenciamos em t2.

Shards of Alara aposta mais nos drops de terceiro turno e faz-se parecer um metagame um pouco mais lento do que o anterior à rotação.

Mas em Bant relativamente à velocidade não nos podemos queixar com muitos drops de primeiro e segundo turno.

Akrasan Squire, o tal first drop começa logo a funcionar com a mecânica do Exalted laçando rapidamente o rumo de jogo.

Steward of Valeron, com uma função dupla: aggro e sucessivamente mana source de maneira a pormo-nos logo um passo à frente em relação ao oponente.

Sigiled Paladin, jogando também a volta do exalted entra cedo e prescreve uma rampa de lançamento para o ataque individual com criaturas de habilidades distintas.

Knight of the White Orchid, essencial quando nos encontramos em desvantagem de mana. Revela bastante importância como acelerador de mana e por a velocidade que reflecte no deck.

Jhessian Infiltrator, uma fonte de dano permanente com ou sem amplificações de poder vai estar sempre a tirar vida ao adversário.

Qasali Ambusher, apesar de ser bom nem sempre conseguiram ter os terrenos desejados sendo uma opção muito limitada.

Rhox War Monk, pertencente a um círculo de criaturas que têm um custo de 3 manas coloridas destacando-se valores altos e diferentes habilidades.





Mas agora pergunto-vos: quantas vezes não vos aconteceu num jogo em que o campo está cheio de criaturas, fichas etc, e de não poderem atacar para não desperdiçarem bloqueadores?

Com tanto aggro que se vê por aí e enchimento de Kithkins por exemplo, faz sempre falta uma arma a que possamos recorrer e concentrar o poder de algumas nossas criaturas.

Exalted veio acabar com esse impasse, uma habilidade desencadeada que favorece os ataques individuais concentrado todos o poder das criaturas que possuam esta habilidade.

Exalted (Cada vez que uma criatura que você controla ataca sozinha, ela recebe +1/+1 até ao final do turno)

O adversário não deixa de poder bloquear mas Bant procura algumas soluções em habilidades básicas:

-no Flying com Stoic Angel ou Battlegrace Angel alternativa contra Naya onde o flying não é propriamente o seu forte, mas opondo-se Esper e Jund onde em Esper o splash de azul ajuda em algumas criaturas com voar e Jund onde tudo o que é dragões tem asas.

-no First e Double Strike com Sigiled Paladin, Knight of the White Orchid e Rafiq of the Many um recurso bastante útil contra as criaturas de altos valores com atenção especial para Rafiq of the Many que consegue abrangir todas as criaturas sendo muito persuasivo.

-Unblockable de Jhessian Infiltrator, um drop de 2º turno fácil, uma autêntica máquina em pontos de dano adicionando outros low cost como Akrasan Squire e Sigiled Paladin pode começar logo por fazer a diferença no início do jogo.





No entanto existem diferentes formas de impedir que o nosso jogo siga o rumo desejado,

-Wrath of God com presença indiscutível em muitos decks que vejam o branco pode facilmente arrumar-nos a mesa.

-o Burn; para queimar tudo a que ao oponente seja susceptível dentro de tanta diversidade: Firespout, Shard Volley, Flame Javelin acabam por ser os mais frequentes numa altura em que se vê muito Mono Red.

- O Control que sugere várias intercepções aos nossos drops existindo muitos bom counters para nos atrasar o jogo como Cryptic Command, Familiar´s Ruse e até Cancel – reeditado em Shards of Alara.


Nos últimos tempos cada têm vez surgido cartas melhores e capazes de dar uma vitória por si só. Graças a isso, o removal apresenta uma relevância cada vez maior no metagame.

Nesta combinação o azul e o branco conseguem adverter-nos algum poder nesse campo.

Hindering Light, não é apenas um simples counter, desempenhando um papel com uma certa importância. Além de nos dar mais segurança a proteger algo realçando o control permite-nos fazer um draw tudo isto por duas manas coloridas.

Bant Charm, a solução a diversos problemas tendo uma aplicação polivalente pode ser a resposta em diferentes situações de jogo e 3 soluções concentradas numa só carta é um aspecto considerável.

Oblivion Ring, onde a palavra permanente prolífera concentra o poder de 3 manas à remoção de tudo o que se possa considerar perigoso. Garruk Wildspeaker, Sarkhan Vol e tudo a que seja preciso um stop.





Quando vos falei de cartas que conseguiam fazer jogo por si só referia-me a estas que conseguem ser muito determinantes e influentes,

Empyrial Archangel, com um custo de mana bastante alto vê-se a sua utilização como finisher e isto num deck que evita situações de impasse.

Stoic Angel, vai fazer com que o oponente pense duas vezes antes de atacar e favorece-nos bastante o Exalted dando uma força cada vez maior ao ataque individualista. Útil em situações de inferioridade numérica mas mesmo assim não é uma solução a todos os niveis.

Elspeth, Knight-Errant, uma carta já muito debatida. O único planeswalker com duas habilidades activadas que adicionam marcadores. O seu baixo custo acaba por ser bastante boas dadas as suas características.

+1: Coloque em jogo uma ficha de criatura branca 1/1 do tipo Soldado.

Ajuda-nos com possíveis bloqueadores, pode encher-nos o campo e ainda interagir com a 2ª habilidade caso estejamos a partir do zero após uma Wrath of God.

+1: A criatura alva recebe +3/+3 e ganha voar até o final do turno.

Um Giant Growth em habilidade activada mais Flying. Tanto marca a diferença numa fase permuta de ataques como ainda dinamiza mais o Exalted sendo um bónus extra a nosso favor.

-8: Durante o restante do jogo, os artefactos, criaturas, encantamentos e terrenos que você controla são indestrutíveis.

A carta não é feita para se usar esta habilidade mas num possível caso não deixa de ser um bom entrave. A fazer dos nossos tokens e tudo resto indestrutível faz-nos ver o jogo de uma maneira diferente.





Concluindo,

Bant relativamente aos outros shards apresenta alguma vantagem em termos de velocidade e removal.

A sua combinação é das mais prometedoras dentro de todas as outras conseguindo interagir naturalmente e criando grande equilíbrio sobre os elementos mais característicos desta legião.

A sua mecânica, Exalted, tem um impacto bastante positivo no jogo e sendo o enchimento característico neste deck as diversas habilidades são um perigo constante para o adversário.

Com a saída de Damnation de t2 os baralhos apresentam mais vulnerabilidade a essa característica tendo que recorrer a Firespout ou mesmo Hallowed Burial tentando de todas as formas possíveis deter o nosso exército.


Dou por finalizado este artigo, espero que tenham levado em consideração este fragmento que visto desta forma tem muito reservado para a época de Standart.

Até uma próxima!






Alterado a 17-10-2008 21:29:54 por antoniolc

u?


De: pois do adeus
10/18/2008 12:01:39 AM
...
LEAVE MY u ALONE!


briquem com o "?".



MRockER


De: carregado
10/17/2008 8:53:04 PM
...
assim este U ja fica minusculo ?

Alterado a 17-10-2008 20:53:52 por MRockER

u?


De: pois do adeus
10/17/2008 7:04:59 PM
...
e o "u" é minusculo.

u?


De: pois do adeus
10/17/2008 7:04:11 PM
...
nao sabia de isso ter sido reeditado em Xth.

Nynix

De: Figueira Da Foz
10/17/2008 5:54:46 PM
Re U?
Sim, décima edição ainda está incluida em T2.

u?


De: pois do adeus
10/17/2008 5:26:45 PM
...
isso por acaso nao rodou ja?

tomas.a.m


De: FIgueira da foz
10/17/2008 4:49:32 PM
...
Gostei muito do artigo, está bem escrito e muito intereessante.

Mas se é para jogar T2, Terramorphic Expanse Não será melhor que os panorama?

cumps

Edit: Lol, não vi o post do Karl@o
Alterado a 17-10-2008 16:50:40 por tomas.a.m

Karl@o


De: Lagoa
10/17/2008 2:39:13 PM
re
Achei o artigo bastante interessante, já que é a shard com k mais me identifico. Gratz.

Quanto ao deck axo k terramorphic expanse era uma boa substituindo os panoramas, n gosto deles, fazem o deck lento..

Stay(sic),

Miraklum


De: Alpiarça
10/17/2008 12:07:13 AM
Re
Acho que conseguiste elaborar um artigo interessante e acima de tudo conseguiste o teu objectivo de forma simples - Explicar as mecânicas e cartas usadas a Bant.

O deck está rápido e bem constituido. Um deck "rascunho" até sair Conflux que possivelmente dará outro enfase a esse deck. Mas sublinho que o deck está bom.

De resto só te tenho a dar os parabéns. Temos escritor. Bom artigo.


Cumprimentos

Galhetas

De: Evora
10/16/2008 7:24:10 PM
re
Bom artigo sim senhor

gosto do deck ta fixe
Responder

[1]