Loja Fórum Lista de Decks Construir Deck Chat (beta)


Fórum MagicTuga.com


-->Fórum --> Artigos-->UM TIPO AMEAÇADOR A T2. Responder

Link directo: topico.asp?topico=53673

UtilizadorResposta

Miraklum

De: Alpiarça
8/2/2008 8:33:20 PM
UM TIPO AMEAÇADOR A T2.
Boas. Ontem à noite pensei em escrever um artigo acerca de um problema em geral que, acho que todos nós possuímos um pouco.
Nas extensas horas que passo no Magic Workstation tento fazer baralhos competitivos e quase auto-suficientes (porque perfeitos nunca ficam). T2, um formato que praticamente todos jogam tal como eu, está agora baseado em tribos – Merfolks, Kithkins, Goblins, Rogues, Faeries, Elementals, Elfs, Treefolk, etc…
Ontem fiz um deck de merfolks que neste momento já partilhei na secção do fórum Decks/Combos, tem um problema – é muito vulnerável contra um tipo ao qual já passei por muitas dores de cabeça – Slivers.
Slivers ainda jogam a T2, como todos sabem, e chamo isto um pesadelo porque quando testo um deck que fiz contra vários tipos de decks tribais, quando chega a vez de o testar no MWS contra slivers vejo-me negro. Porquê? Porque é um tipo auto-suficiente – Tem tudo.
Eu passo a explicar apresentando o meu deck e dando exemplos de situações com ele:


Merrow Fate Shaper


Lands
1 Mystic Gate
2 Adarkar Wastes
2 Mutavault
8 Plains
9 Island

Creatures
4 Judge of Currents
4 Stonybrook Banneret
4 Silvergill Adept
3 Drowner of Secrets
2 Merrow Reejerey
3 Followsage
2 Sygg, River Guide
4 Grimoire Thief

Spells
4 Ponder
4 Merrow Commerce
4 Dolmen Gate

22 Lands, 26 Creatures, 12 Spells, 0 cards in Sideboard

60 Cards


No inicio do jogo eu vou querer jogar um Stonybrook Banneret (merfolk e wizard entram a pagar-se menos 1 mana). O oponente se tiver uma mão boa vai ter terrenos e um Gemhide Sliver (todos os slivers adicionam uma mana de qualquer cor ao virar). Parece uma 1/1 inofensiva não é? Pois é, mas é daqui que vai rolar toda a base de jogo sliver.
Há medida que vou jogando, eu vou tentar fazer jogo e ter as seguintes cartas na mesa: Drowner of Secrets, Grimoire Thief e Merrow Commerce.






Estas cartas são a base do baralho – Dão-me mill e controlo sobre o jogo. O meu oponente vai jogando cards como Sidewinder Sliver, Virulent Sliver…enfim, coisas rápidas de entrar e com excelentes abilidades passivas. Quando damos pelas permanentes, o oponente já tem uma autêntica fábrica de mana de qualquer cor graças ao Gemhide Sliver. É apartir desta parte que surgem certos problemas, aos quais muitos de vós já devem estar habituados. Necrotic Sliver. Esta carta permite destruir uma permanente qualquer pagando-se apenas 3 incolores e sacrificando um sliver; contra isto pus os Sygg, River Guide (dão protecção contra uma cor escolhida a um merfolk até ao final do turno). Bem, com Sygg em jogo qualquer tribal de sliver pensa duas vezes. Mas um oponente esperto terá Sinew Sliver em jogo juntamente com outra ameaça – Psionic Sliver. Esta bomba dará 2 de dano a um jogador ou criatura alvo e 3 de dano a si própria. Um gajo pensa “Ya, mas é uma 2/2…”, e se os slivers estiverem todos a 4/4 ou mais devido a Sinew Sliver? Dá que pensar não é?
Pois é, voltando à questão de me proteger com Sygg…estou preso. Qualquer oponente minimamente esperto tentará a sua sorte com dano do Psionic no meu Sygg, para me tirar a defesa e, consequentemente o meu controlo sobre a mesa – Drowner of Secrets, Grimoire Thief e Merrow Commerce (este último card destruído com Necrotic e não com Psionic).



Considerando que nunca terei mana suficiente para proteger todos os meus merfolk (pois tenho Sinew, Psionic e Necrotic à minha frente) começo irreversivelmente a perder o domínio.
E agora vocês diriam “Pois, mas é preciso calhar essa jogada ao oponente…”, pois é, mas para isso serve a bisca e Dormant Sliver é letal num baralho de slivers.
Esta última carta é a principal ameaça!



Imaginem uma legião de slivers a aumentar exponencialmente em cada turno, só porque está um Dormant em jogo. Enervante, especialmente se o baralho do adversário tiver 4.
Vocês colocariam uma segunda hipótese “Para jogar tanto sliver é preciso muitos e vários tipos de mana…”, pois é, e para que servem os Gemhide senão para isso? Para que servem Terramorphic Expanse e terrenos duplos? É mesmo para isso.
Terceira hipótese “O meu baralho de merfolk não está assim tão bom e bem preparado como deveria estar…”,verdade, mas a única forma de o colocar nessa posição era Wrath of God e isso não combina com a base do meu deck. Para isso teria de fazer um deck diferente, desculpem…disse diferente? Não! Completamente oposto! Com cards tipo Damnation, Wrath of God e muito preto a devolver e jogar cartas do cemitério. Remoção em massa e devolução de preciosos cards do grave. E mesmo assim teriam uma longa e dolorosa luta até uma possível vitoria, a não ser que usem cards do tipo – Sudden Death e Sudden SpoilingDevem ser dos poucos cards que realmente deixam um sliver opponent sem hipótese de responder, com um Necrotic Sliver ou Psionic Sliver, e de mãos atadas contra destruição maciça. Sim, porque eu já perdi inúmeras vezes só por jogar cards de removal sem Split Second. Não é por acaso que usei e uso Sudden Spoiling no meu baralho de madness, que tenho na secção deste site Lista de Decks – Bazaar of Madness.
Obrigado pelo vosso tempo e fiquem bem
Alterado a 02-08-2008 20:52:14 por Miraklum

Miraklum


De: Alpiarça
8/8/2008 4:41:57 PM
Re: krovikan
No artigo eu admito que o baralho não está bem preparado como devia. O objectivo era e continua a ser a análise de um tipo ameaçador. Slivers. Limitei-me a analisar situações simples com um deck simples. Mas se quiseres posso bem fazer um merfolk decklist competitivo e, desta forma abordar situações mais complexas. Se leres bem o artigo verás que mesmo com esses cards que referi que slivers ainda têm uma margem de vantagem. Mas se quiseres posso fazer uma análise mais detalhada para compreenderes isso.

Cumprimentos
Alterado a 10-08-2008 2:51:31 por Miraklum

krovikan

De: Estremoz
8/8/2008 4:11:14 PM
re: miraklum
sim dou-te toda a razão do mundo quando dizes que todos temos posturas diferentes e se disse algo que te ofendeu peço desculpa, e peço descilpa por ter desviado o assunto do artigo, em tudo o caso só quero esclarecer um pouco a minha posição

não vi os lord of atlantis e sage´s dousing, porque não sei se reparas-te mas, não colocas-te o sideboard e ao ser um deck casual nem pensei que tivesse

em relação ao surgespanner valer ou não a pena depende do que mandas para a mão, se devolveres os terrenos e dois por turno num deck que necessita de uma base de terrenos tão variadas, acho que vai ter um impacto no jogo do oponente, ou no caso de devolveres Sinew Sliver depois de ele usar a habilidade do psionic sliver o oponente poder vir a perder algumas criaturas, e se tiveres counters com o surgespanner podes anular tudo o que não podes-te anular numa primeira volta em particular se tiveres em jogo Voidmage Prodigy e uma tonelada de fichas e se tiveres a jogar contra um oponente com cenas a puxar para o caro podes fazer com que ele passe o tempo a baixar as mesmas 1 ou 2 cartas

é verdade que o surgespanner pode chatear e muito o oponente mas pessoalmente até não é algo que me dê gozo

também é verdade que pode ser considerado caro e que morre facilmente(para o billa o comentário era relação a banneret e reejerey em jogo como referido)

por fim admito que o banneret pode ser a melhor carta no teu baralho para jogar ao 2º turno

cumprimentos

Alterado a 08-08-2008 16:11:37 por krovikan

Miraklum


De: Alpiarça
8/8/2008 2:30:07 AM
Re: krovikan
Boas. O meu comentário incide nos teus posts. Tenho passado uma vista de olhos e tenho reparado que todos nós temos diferentes maneiras de jogar. Eu não falei de Wrath of God como se fosse a única salvação. Se leres o artigo com calma verás que para mim os cards melhores são Sudden Spoiling e Sudden Death. Contra isto não respostas de qualquer ameaça que apresento no artigo. Quanto ao Surgespanner, é aqui que acho que somos muito diferentes, enquanto tu preferes mandá-lo para mão do oponente e todos os turnos gastares mana para repetir o processo eu prefiro removal a sério. Por 3 mana (Sudden Death) acaba-se logo ali a história. Porque se eu o mandar para a mão só vou enervar o oponente. Se ele tiver Gemhide Sliver e muitos terrenos de vários tipos achas que Surgespanner vale a pena? Eu acho que não.
Mas são opiniões…
Dolmen Gate. Só está no baralho devido ao mill. E agora a questão dos Stonybrook Banneret. Eu acho sinceramente que um baralho merfolk sem isso não é funcional. Falas de baralho com postura agressiva. Olha para o deck…Achas que se eu quisesse expor um deck agressivo que não punha 4 Merrow Reejerey, 4 Lord of Atlantis e side com cards do tipo Sage’s Dousing…?
Este artigo limitasse a exemplificar situações através dum deck casual e sublinho casual. Para além do assunto ser Slivers e não como preparar um bom deck merfolk. Fica bem e obrigado pelo teu tempo.

Cumprimentos

BILLA


De: Covilhã
8/8/2008 12:47:27 AM
Re
O Surgespanner custaria 3 e nao 2 com apenas um Banneret em jogo, pk o Banneret so reduz um de mana.

krovikan

De: Estremoz
8/7/2008 12:23:29 AM
re:GillardNNo
boas

em relação ao cursecatcher foi um grande lapso meu pelo que peço desculpa

em relação ao surgespanner remeto-te para o teu próprio comentário sobre o stonnybrook banneret, que segundo tu pagarias somente 2 de mana para o jogar e a habilidade não é mais cara em termos de mana do que a do syg( sim o syg não precisa de virar", em relação ao facto de que morre facilmente respondo "e dai" tu não dizes que é uma carta má o teu oponente acabou de desperdiçar um removal nele e vais sempre poder mandar pelo menos uma permanente para a mão, isso de não ser muito usado não é razão por si só

por fim, acho que a pergunta sobre o stonybrook banneret é pertinente os decks de merfolk tem muitas 2 drops com alguma importância para o deck sendo essa uma das razões porque joga no deck mas repara que o deck já era jogável(pessoalmente usava azorius chanseleri) antes de mornintide (não, não estou a dizer que os deve tirar) e os banneret muitas vezes são usados no contexto de "olha, olha repara na quantidade de criaturas que posso jogar num turno", pelo que por vezes os jogadores parecem perder a noção do contexto do deck e limitarem a baixar tudo o que tem na mão sem rei nem roque

eu faço essa pergunta bastante justificável no contexto a enorme quantidade de cartas que tens com 2 de custo e de grimoire thief, merrow commerce e drowner of secrets o grimoire thief torna-se um pouco difícil de encaixar no "como quero jogar a minha mão", acho que é algo que deve ser reflectido sempre pelo jogador

bem,ao que parece o meu comentário anterior foi anterior foi muito mau, pelo não encontras-te nada positivo nele

GilardiNNo

De: Lavradio
8/6/2008 5:27:49 PM
Re: krovikan
Eu nem sou muito de responder a decks casuais mas acho que algumas das tuas ideias estão fora do contexto:

- O Cursecatcher não atrasa o Gemhide Sliver pq só funciona com feitiços e instantaneas.

- Falas do Surgespanner que mesmo em casual não joga muito (pelo menos nos casuais que eu jogo por vezes no Magic Online) devido ao facto de ser um alvo fácil e caro para aquilo que faz.

- O Stonybrook é para mim um dos melhores 2nd drop de merfolks. Repara que todos os merfolks passam a custar menos 1 e tem uma sinergia imensa com o Merrow Reejeray: qq merfolk que entre com custo de mana = 2 é de borla combinado com o que fazes draw é quase fazer batota e rápidamente ficas com um exercito.


krovikan

De: Estremoz
8/6/2008 3:33:48 PM
re
Boas

O meu comentário, incide na lista do teu deck, eu também tive um deck de melfolk (antes da saida de morningtide mas de extendent, e o que ponho em duvida é algumas das opções que tomas-te:

é de notar que no teu deck não usas remoção local de qualquer espécie, nem um único Cursecatcher (que sim, é bastante mau mas que pelo menos atrasava a entrada em jogo do gemhide) ou counter, é claro que vais ter muita dificuldade em lidar com slivers e não só...;

e mais há frente começas a falar em wrath of god como a tua única salvação (sim, wath pode ser das cartas mais devastadoras para slivers)... mas que não a podes usar porque não podias ir buscar as tuas melhores criaturas ao cemitério, mas tens opções em melfolk para produzir fichas, experimenta jogar um summon the school , Stonybrook Schoolmaster e um merrow reejerey, depois de um wath of god para ver quem fica em dificuldades… e nem usemos cartas como Reveillark (sim reveillark é branco) sem ser no deck do mesmo nome, deus nos livre…;

e já pensas-te jogar com Surgespanner no deck para ganhares algum tempo, quebrando algumas das interacções entre os slivers e em tudo o caso podes utiliza-lo para devolver os terrenos de teu oponente para a mão (se o deck do oponente não for rápido quando, for a ver voltou ao primeiro turno sem terrenos e sem nada em jogo, eu sei já o fiz antes), alguns dos slivers jogados são a puxar para o caro principalmente com o gemhide fora do caminho;

dolmen gate nem devia lá estar (bem, pessoalmente não gosto da carta), se tentas fazer mill ao deck do oponente ao deck do oponente e não tem uma postura agressiva só está a ocupar espaço;

stonybrook banneret também me levanta algumas duvidas, mas no sentido em que me pergunto se será a melhor carta que podes jogar ao 2º turno;

tudo em tudo acho que o deck não está muito centrado, nas cartas a que chamas a base do deck que devias reforçar (outra vez, Stonybrook Schoolmaster podia fazer muito pelo teu jogo)

GFSS

De: rio de mouro
8/5/2008 10:06:11 PM
re
Slivers o vrd tier 1 vou disto aos nats =D

mas ainda n sei se levo os teus merfolks tao sao mt bons e ng esta a espera

BMBA

De: Fazendas de Almeirim
8/3/2008 9:40:25 AM
ai tá
Sliver rules baby...

Bichinho que adoro e um deck bem feito destes é muito perigoso...
Comparar dois decks...artigo fixe até

Vit_12

De: Viana do castelo
8/2/2008 10:14:04 PM
re
Slivers e muita fixe o meu primeiro deck foi de slivers e eu com aquilo arrumava com tudos mas e pena os slivers ja nao jogarem muito mas jogar com eles era muito engraçado
Viva aos slivers
Alterado a 02-08-2008 22:14:46 por Vit_12
Responder

[1]