Loja Fórum Lista de Decks Construir Deck Chat (beta)


Fórum MagicTuga.com


-->Fórum --> Artigos-->Tribal da Semana - Fadas Responder

Link directo: topico.asp?topico=52420

UtilizadorResposta

DanielMM

De: Viana do Castelo
7/9/2008 10:47:07 PM
Tribal da Semana - Fadas
Antes de mais quero dizer que o artigo antes feito pelo Willier pode ter decks parecidos com estes pois não tivemos contacto durante a elaboração de cada artigo de modo a previnir a situação.

Boas pessoal... agora que estou de férias e tenho mais tempo para fazer Artigos vou recomeçar com a tribal da Semana, mas existiram algumas diferenças... Em vez da classificação das cartas top 7 irão ser classificadas top 10 e os deck apresentados serão retirados de PTQs ou outros Torneios importantes com as devidas referências. Bem vamos começar:

Tribais:
www.magictuga.com/topico.asp?topico=48656 - Esquilos
www.magictuga.com/topico.asp?topico=49090 - Kithkins
Fadas

As Fadas, tal como outras tribais como Kithkins, etc. começaram a aparecer em Lorwyn embora estas já tinham uma quantidade razoável de criaturas editadas noutras edições antes desta contudo sem grande jogabilidade.
Quem ouve falar nestas criaturas ouve falar num deck normalmente Azul e Preto, e uma característica nesta tribal é que realça tanto as Anulas como o Voar permitindo um ambiente de agroo-control, e que normalmente ganha jogos em relação aos control normais que se vêm aflitos contra agroo muito rápidos ou então agroo um pouco mais lentos que se vêm aflitos contra control o que fornece uma característica única de modo a que a jogabilidade destes decks seja ilimitada. Por isso está a bater em muitos Tops8 de Grandes Torneios.
Deixo agora o primeiro deck de T2 UB Fadas:

4 Mistbind Clique
4 Scion of Oona
4 Spellstutter Sprite
3 Vendilion Clique

4 Cryptic Command
1 Nameless Inversion
4 Rune Snag
3 Terror

4 Ancestral Vision
4 Bitterblossom

2 Faerie Conclave
4 Mutavault
2 Pendelhaven
3 River of Tears
4 Secluded Glen
3 Snow-Covered Island
1 Snow-Covered Swamp
2 Sunken Ruins
4 Underground River

Este deck foi feito por Lee Houldsworth no National Qualifier 2008 em Manchester ficando em segundo lugar. Este deck combina agroo como o caso da Bitterblossom, control com algumas anulas destroyers e Mistbind Clique que é o exemplo típico de puro control. Ou seja este deck tem todas as características que eu referi em cima.
Deixo agora outra versão deste deck, utilizada por mim.

4 Mistbind Clique
4 Scion of Oona
4 Spellstutter Sprite
2 Sower of Temptation

4 Ponder
4 Bitterblossom
4 Rune Snag
4 Sudden Death
4 Cryptic Command
1 Nameless Inversion

4 Secluded Glen
5 Snow-Covered Island
4 Mutavault
1 Pendelhaven
4 River of Tears
2 Faerie Conclave
1 Desert
4 Sunken Ruins

Este deck, simplesmente altera uma carta aparecendo a Sower of Temptation... este carta permite-nos controlar mais o jogo. Contudo ela só entra agora neste deck devido ao ambiente de T2 em que dominam os agroos podendo assim tomar posse das armas letais do oponente. Para além desta alteração também leva Sudden Death em vês dos Terrores de modo a podermos matar criaturas pretas e artefactos mas também puder evitar habilidades chatas tipo Sacrificar ou então alguma habilidade activada.
Em relação à mana acrescentámos um Desert também para "bloquear" os agroos e em vez das PainLands (vão-me matar) acrescentei a Sunken Ruins de modo a dar-nos menos burn.

Contudo Fadas também joga em Extended! Com algumas alterações que podem também dominar o jogo facilmente. O deck asseguir referido foi usado num PTQ Hollywood 2008 em Yokohama por Hisaya Tanaka e que ficou em 1st lugar:

4 Mistbind Clique
3 Pestermite
4 Scion of Oona
4 Spellstutter Sprite
3 Vendilion Clique

4 Counterspell
4 Cryptic Command
4 Force Spike
4 Remand
3 Ponder
1 Vedalken Shackles

4 Mutavault
18 Snow-Covered Island

Este deck é um Mono Blue em que se tira o distroyer e mete-se mais control e anulas. Em vez da Sower of Temptation temos a Vedalken Shackles, o que nos possibilita uma facilidade de controlo das criaturas do oponente em maior escala. No entanto é só colocada uma destas pois o ambiente de Extended é um pouco diferente de T2 (pelo menos na última época) em que não se referenciaram tanto os agroos mas mesmo assim com alguns Doran’s Rocks, Goblin... ainda rulavam no Inverno tendo sempre esta alternativa. Temos também anulas típicas de control que é o caso da Remand e uma novidade que antes ainda tinha alguma jogabilidade em T2 (ainda tem mas agora muito menos do que de antes) a Pestermite.

Atenção! Os decks em cima têm de ser criticados construtivamente... O objectivo deste Artigo antes de mais é ajudar o pessoal que sabe menos da coisa a ter decks bons. Espero que consigam dizer o que está mal nestes decks e ajudar os mais novos. Desde já obrigado pela ajuda.

Agora que apresentei os decks... vou proceder ao Top 10 das Fadas.
Bem... nos meus outros Artigos da Tribal da Semana, disse sempre... procedo agora ao top 7 no formato Extended. Porque é qeu eu hoje não disse isso? Pois nem preciso de dizer porque as carats jogáveis de Fada estão todas em T2, até mais precisamente no bloco de Lorwyn. Bem começemos:


Carta nº 10 - Pestermite

Temos aqui uma carta que custa três manas para entrar em jogo e que tem como poder 2 e resistência 1, contudo com as habilidades de Lampejo, ou seja... esta carta pode ser jogada em qualquer altura do jogo em que se puder jogar uma mágica instantânea e ainda tem Voar. Ou seja é uma carta bastante razoável. Mas o que a faz ficar nesta posição privilegiada? É o facto de quando entrar em jogo puder virar a criatura alvo, o que reduz ataques... e ainda ficámos com uma criatura para bloquear, podendo matar muita coisa com 2 de defesa. Depois também temos a habilidade de desvirar, isto permite-nos jogar esta carta por duas manas ou então depois de um ataque com uma Fada desvirá-la e termos mais uma criatura para bloquear. Cuidado com uma coisa! Habilidades de mana não podem ser interrompidas por isso não podemos virar uma mana, ou até um Llanowar Elves ou um Birds of Paradise para não adicionar mana... para isso joga-se esta carta na manutenção do oponente.

Carta nº 9 - Spellstutter Sprite

Temos aqui uma Criatura Anula, em que consegue, por duas manas, anular uma mágica qualquer desde que o oponente uma capacidade de adicionar mana à reserva de mana menos do que o número de Fadas que nós controlámos, com Lampejo, tal como a Pestermite e ainda Voar. A única desvantagem desta carta é que só pode ser jogada quando já temos o campo com algumas Fadas pelo que referi à pouco, e como nunca temos uma Fada ao segundo turno esta carta torna-se inválida até turnos em que já tenhámos Fadas em jogo, que é normalmente ao terceiro turno. É por isto que esta carta é comum e está mal classificada em relação às outras Fadas adiante.

Carta nº 8 - Oona’s Prowler

Embora esta carta já tivesse visto mais jogo antigamente chegando a atingir os 8€ (a MagicTuga ainda não actualizou o preço, prova disso é que já existiram tópicos com esta discussão... Resultado, os users da MagicTuga avaliam essa carta de 3 a 4€), agora tem uma jogabilidade mais fraca. Esta carta é a única que está no top10 das Fadas sem entrar num deck desta tribal, mas no entanto entra em decks de Rogues sendo até uma das cartas principais desse deck. Esta carta custa duas manas para entrar e ainda é uma 3/1 com Voar!, isto é normal ver-se cartas com este poder ao segundo turno mas não em decks mono black que são muito mais lentos... logo podendo também servir como segurança num deck dessa natureza principalmente em Discard. Mas em discard porquê? Pois ela tem uma habilidade que faz com que o oponente seja forçado a escolher entre apanhar com 3 de vida ou descartar um card e apanhar com 1. Por isso é que esta carta está bem classificada aqui no top10.

Carta nº 7 - Vendilion Clique

Mais uma carta excelente para um deck de Fadas, no entanto apenas jogando com uma no deck. A minha opinião sincera: eu não gosto desta carta, mas que faz resultados às vezes faz. Então temos uma Criatura Lendária (primeira desvantagem) que custa três manas para entrar e é uma 3/1 com Voar e Lampejo, em que pode ser jogada no final do turno do oponente. Esta carta para além de vermos a mão do oponente, o que é muito bom num deck de anulas, para podermos planear as futuras jogadas do oponente e anula-las, como também ainda podemos mandar uma carta mais chata, que não pode ser anulada, por exemplo, para o fundo do grimório... logo temos mais uma vantagem, mas temos a desvantagem que o oponente compra um card... ou seja, podelhe sair a mesma carta ou até uma melhor. Resumindo, esta carta está aqui porque é jogável embora eu não goste de jogar com ela.

Carta nº 6 - Oona, Queen of the Fae

Bem, esta é uma Criatura Lendária e também joga em alguns decks de Fadas mas só com uma no deck tal como a Vendilion Clique, em que apresenta vantagens e desvantagens. A vantagem é claramente a habilidade, em que pagámos X e um extra de mana azul ou preta e pegámos nas carats do grimório do oponente e removemo-las do jogo, o que enfraquece o grimório e comece a perder por deck out, como também ao escolhermos uma cor, e, principalmente se for um deck mono, colocámos Fadas protas para atacar e bloquear e ainda outra das vantagens é termos uma 5/5, que é quase indestrutível aos olhos de burn, como tem Voar. A desvantagem desta carta é que custa 6 manas para entrar em jogo. Por isso também apanhou o sexto lugar desta tabela.

Carta nº 5 - Glen Elendra Liege

Ora bem, temos aqui uma bela substituta da Scion of Oona, embora já se sabe que a original é sempre melhor. Esta carta está em 5º lugar porque, embora não jogue em Fadas, é possível que entre em outros decks UB (foi por isso que esta rezão que ele não ficou em 6º lugar no top) embora não tenha visto muito jogo ultimamente devido à forte concorrência dos GW com o Wilt-Leaf Liege ou outros decks de T2. Em Fadas esta carta não é utilizada pela simples razão que não existem Fadas Híbridas jogáveis (sem ser a Oona, Queen of the Fae), o que esta carta já teria algum peso num deck destes, mas por agora... nada.

Carta nº 4 - Mistbind Clique

Temos aqui uma Fada, que por 4 manas colocámos em jogo uma 4/4 com Voar e Lampejo (toda a Fada que se prese tem de ter estas as duas habilidades) que quase inutiliza um turno do oponente, como? Na manutenção jogámos esta carta, e o oponente fica quase sem fonte de mana, virando os seus terrenos... falta atacar... mas com um bixo 4/4, pronto para defesa, é improvável que alguém ataque, ainda por cima a quarto turno, logo só se ouve estas palavras: End of my Turn
MAIS PALAVRAS PARA QUÊ?, está tudo dito, e cá temos esta carta em quarto lugar.

Carta nº 3- Sower of Temptation

Esta carta esteve para ficar em quarto lugar, vindo a Mistbind Clique para terceiro, pois não é muito jogada em Fadas em comparação com esta. Mas por via das dúvidas, preço, e jogabilidade noutros decks meti esta carta á frente, como já fiz com outras cartas no top10 que não jogam em Fadas mas que são uteis em ambientes de T2 e esta até em sideboard e até main de Extended. Bem, o que esta carta faz simplesmente é que entra em jogo como uma 2/2 com Voar, falta o Lampejo mas a Wizards não liga aos clientes, por 4 manas... bastante caro, pois a sua habilidade permite controlar criaturas, ainda agora com o ambiente de T2, e faz um belo combo com a Scion of Oona, morrendo apenas por dano letal de combate ou então com efeitos que não digam alvo, que quase ninguém usa... Esta preocupação porque quando sai do jogo a criatura é devolvida para o controlo do oponente outra vez.

Carta nº 2 - Scion of Oona

Bem, todas as Fadas ganham +1/+1 já é bom para atacar em massa com Voar, como ainda ganham manto, protegendo-as de burn e distroyer, o que é muito bom. Para além destas duas habilidades brutais ainda temos a possibilidade de a jogarmos em resposta a uma mágica ou então no final do turo do oponente deixando mana para ameaçar o outro jogador com anulas. Em Shadowmoor saiu a substituta desta carta, mas seguindo a tradição, a original é sempre melhor. Essa carta é a Glen Elendra Liege. Esta custa 4 manas, mais uma do que a Scion of Oona, embora o poder e resistência dela seja 2/3, mas não tem flash, desperdiçando um turno sem anulas disponíveis como ainda não dá manto às Fadas. Esta carta contudo dá +1/+1 a todas as criaturas azuis e pretas mesmo que não sejam Fadas. Depois deste balanço podemos concluir que a Scion of Oona é muito melhor pelos seus efeitos, apesar do custo de mana ser alto em resalção ao poder e resistência que é o único defeito da carta, mas não é por isso que ela não é jogável, pois é uma carta obrigatória num deck de Fadas.

Carta nº 1 - Bitterblossom



Jogável em Fadas, Ladinos, e muitas mais variedades de decks desde T2 até Extended temos a Bitterblossom. Básicamente perdemos um ponto de vida todos os turnos e metemos uma Fada 1/1. No turno seguinte é só atacar e depois com a ajuda da Scion of Oona ou com a Oona’s Blackguard temos o jogo completamente dominado. Isto como? Todos os turnos colocámos uma ficha 4/4 (por exemplo) com Voar e sempre que causa dano o jogador ainda descarta um card. E tudo isto por um mísero ponto de vida. Tavez por isso é que esta carta esteja em muitos sideboards de Elfos. Todos os turnos perdemos 1, que recuperámos rapidamente com a Essence Warden e ainda temos defesa para Voar ou até mesmo ataque. Existem muitas mais possibilidades ainda por explorar tal como a Paradox Haze, que com algum lifelink em cima de umas criaturas nossas recuperámos logo os pontos de vida perdidos.

Espero que tenham gostado deste artigo, e já sabem, votem para a próxima tribal da semana.
Bestas - 7 Votos
Horrores - 2 Votos
Horrores de Eventide, ,Leviathans, Mutantes, Goats - 1 Voto

Todos os votos que tenham tribais que não se encontram nos motores de Busca nem mesmo da Wizards são considerados votos nulos.
Todos as tribais têm de ser suficientemente relevantes em número de cartas de modo a se conseguir proceder pelo menos a um top 8.


Alterado a 14-07-2008 12:31:19 por DanielMM

Holy Knight


De: Porto
7/23/2008 1:44:24 AM
UAU
Que tristeza Daniel, desculpa...Era suposto fazer o artigo contigo...Combinamos pelo msn o próximo artigo!

DanielMM


De: Viana do Castelo
7/14/2008 12:25:57 PM
re
votação encerrada

Próxima tribal - Bestas

Zuzarte

De: Amadora
7/13/2008 11:22:07 PM
.
eu voto em goats!

TugaChamp

De: Póvoa de Varzim
7/13/2008 9:06:08 PM
re
Pena só haver 7 Lhurgoyfs... Não dá para um top8. Nesse caso voto em bestas.

DanielMM


De: Viana do Castelo
7/13/2008 8:03:07 PM
re
amanha, dia 14 as 10.00 encerra a votação

wilier

De: Porto
7/13/2008 5:53:37 PM
re
voto em todos menos em bestas muahhh

u?


De: pois do adeus
7/13/2008 5:52:26 PM
...
Posso é dar-te 2x jokulmorder, que é muito superior ao goyf.

semperfield

De: Amadora
7/13/2008 5:36:08 PM
re
eu voto tb em horrores, para audar ai o coutinho.. apesar de os meus favoritos serem elfos....cumps

coutinho

De: Lisboa
7/13/2008 5:35:03 PM
re
eu voto em horrore, mesmo so para contrariar ai a maltinha..

DanielMM


De: Viana do Castelo
7/13/2008 4:47:19 PM
re
se me deres 2 goyfs talvez pense em fazer
Responder

[1] [2] [3] [4] Proxima pagina >>