Loja Fórum Lista de Decks Construir Deck Chat (beta)


Fórum MagicTuga.com


-->Fórum --> Artigos-->Lorwyn, Morningtide e Shadowmoor Responder

Link directo: topico.asp?topico=46831

UtilizadorResposta

DanielMM

De: Viana do Castelo
4/14/2008 8:53:56 PM
Lorwyn, Morningtide e Shadowmoor
Estas três edições fazem parte do bloco de Lorwyn. Mas este bloco está dividido em duas partes:
A parte do dia, da qual pertençem a Lorwyn e Morningtide.
A parte da Noite, da qual pertence a Shadowmoor e brevemente virá a Eventide.

Mas estas edições têm uma coisa de especial nunca antes vista em MTG. Em primeiro de tudo realçam-se as tribais, sendo cards afectados pelas da sua espécie, o que permite facilmente construir um deck tribal.
Procedo agora a várias questões das quis temos de reflectir um pouco:

Porque é que em Lorwyn os Metamorfos com Morfolóide (Este card é de todos os tipos de criatura, sempre.) entraram em vigor em Lorwyn?

Esta questão é uma questão simples de responder, mas ao mesmo tempo está interligada com outras questões. Em Lorwyn como todos nós sabemos, e como já referi apareceram as tribais. Logo para tornar mais fácil fazer um deck inventaram-se os Metamorfos com morfolóide já que permitem abranjer vários decks tribais sem exclusão. Isto vai estar de certo modo ligado com a questão da segunda cor das tribais. Como sabemos os Elfos que são tradicionalmente conhecidos pelas criaturas dos bosques, agora em Lorwyn passaram a refectir-se sobre o preto embora, os decks de Elfos só levassem uma pequena alteração para incluir a Proeza do Belo nos decks. O mesmo aconteceu para os Goblins, Fadas... Isto também deu origem aos Metamorfos, pois se cada tribal fosse de uma cor, os Metamorfos ficariam da espécie dessa cor. Isto também explica a existência de Elementais e Ents em Lorwyn já que abranjem um número grande de cores.
Outra razão para a existência dos Metamorfos é Morningtide. Em Morningtide houve outra revolução não a nível de espécies mas a nível de classes. Com isto quero dizer que as raças como Druida, Guerreiro, Xamã, Soldadado... foram os focos para as tribais. Logo a Wizards imaginou os Metamorfos para que na edição seguinte fosse mais fácil construir decks. Reparem bem que enquanto em Lorwyn os decks temáticos não tinham Metamorfos, salvo raras excepções, em Morningtide os decks temáticos, em todos eles, existem um número considerável de Metamorfos.

Logo com esta análise expliquei porque houve a revolução de cores e de classes em Morningtide. Mas agora reparemos que em Shadowmoor (pelo menos até agora) ninguém ouviu falar de Metamorfos. Porquê? Porque as tribais vão deixar de ter significado. Reparem bem:



Nesta imagem vemos os Rhys, que exerce uma função expecifica num deck de Elfos. Vejam agora esta:



Nesta carta, o mesmo Rhys só que de Shadowmoor não vemos nada sobre tribais mas sim sobre cores.
O mesmo se comprova nos decks temáticos. Sempre vai existir dois deck tribais (um de Elementais e outro de Elfos) em Shadowmoor mas não irão ter tanta importância como em Lorwyn.

Isto realça outro aspecto. Em Shadowmoor todas as tribais com alguma importância em Lorwyn irão ter uma terceira cor. Como o caso dos Elfos, Branco, Goblins, Verde e Kithkins, Azul. Por isso é que em Shadowmoor vão sair as famosas hibridas também realçadas no Bloco de Ravnica.
As híbridas por sua vez ajudam a construir decks. Falo pelo meu caso, em decks monos tenho 20 a 22 terrenos dependendo do custo exigido do deck. Enquanto nos decks que utilizam duas ou mais cores preciso entre 20 e 24. Logo imaginemos-nos a fazermos um deck de três cores. É fácil de construir mas o problema depois é a mana incerta que já às vezes nos decks de duas cores já se sente.

Isto vai levar à criação de Dual Lands. Não as Duals que estamos habituados a ver como o Temple Garden mas sim outras (também temos de ser criativos). Reparamos nestes exemplos:



Estes foram alguns dos terrenos "Duals" que saíram em Lorwyn, em que como sempre precisamos da Tribal em questão na carta. Em Shadowmoor também vão sair terrenos que desempanham a mesma função das Duals:



Só nos falta saber que segredos virão por detrás das cartas não reveladas. Não se esqueçam que estamos a falar do bloco que revolucionou o Magic:the Gathering, com a saída dos Planinautas e uma carta que fala em Planinauta é o Tarmogoyf. Virá ele em Eventide???

Vit_12

De: Viana do castelo
5/4/2008 9:31:19 PM
Ultra artigo
Muito bom!!!!!
Bom relacionamento entre cartas edições e historias

ratoeira10


De: sesimbra
4/17/2008 10:24:52 PM
....
Bastante bom , gostei mt.

Continua!

Abraço.

FilipeFern


De: Queluz
4/16/2008 10:38:45 PM
Re


Gostei bastante do artigo, a interligação que fazes das últimas edições lançadas parece-me válida e pertinente para a evolução do jogo com a novas cartas que estão/vão saír.

Mas já estou como o SNight, é esperar para ver...

Fka bem e parabens

SNight

De: Queluz
4/15/2008 10:00:42 AM
re:
Belo Artigo.

Uma boa análise as recentes Lorwyn, Morningtide e as futuras Shadowmoor e Eventide.

Acho que muitas novidades vem por ai, e que so mesmo com o lançamento oficial de Shadow e Even vai acabar com a especulação.

De um coisa tenho certeza, o Tarmogoyf não ira mudar de nome para "Termogoyf" pois isso seria uma bicho inspirado num Termo

Cump,

SNight

Holy Knight


De: Porto
4/14/2008 11:57:25 PM
Muito Bom!!!
Muito Bom!!!Sem Duvida!!!
Eu que gosto de jogar com decks mono terei de me adaptar!Mas isso é num estante.Quanto ao Termogoyf, se ele sai-se custaria(sem exagero) 30 euros.OU MAIS!Visto que já o vi a 25/28 euros...
Responder

[1]