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UtilizadorResposta

FilipeFern

De: Queluz
11/15/2007 9:20:45 PM
GOBLINS - A Reviravolta



Se, tal como eu, são fans de Goblins (e mesmo que não sejam), devem ter reparado na reviravolta que Lorwyn trouxe a estas criaturas, falo claro do facto de ter sido abandonado o vermelho como cor principal (que já vinha desde Alpha), tendo sido adoptado o preto para o substituir. Esta mudança, algo drástica, para quem estava já habituado a ver os goblins “vestidos de vermelho” há tanto tempo, acabou por não ser consensual (à semelhança também da introdução dos Planeswalkers, que muita discussão tem dado), como todas as alterações, deu origem a “votos” de reprovação, mas também a “votos” de apoio. A meu ver, consoante o tipo de jogo que cada jogador mais goste de jogar, poderá ou não aprovar esta mudança (pode ou não dar-lhe jeito), não pode, no entanto, negar que esta trouxe não só aspectos negativos (que os tem, tal como, mais à frente será desenvolvido), mas também aspectos positivos.








Muitos de nós que utilizam goblins nos seus decks fazem-no porque gostam das habilidades que muitas destas criaturas possuem e que permitem (devido à alta interacção que podem ter entre si) ganhar um jogo em muito poucos turnos. Falo, por exemplo, do Goblin Piledriver (quanto a mim, a melhor carta de goblins editada até hoje), que além de não custar muito a invocar (apenas 1 de mana incolor e 1 de vermelha) e da protecção contra o azul (que dá sempre jeito), dá +2/+0 até ao fim do turno por cada goblin atacante, tornando-o, na minha opinião, numa carta indispensável num deck de goblins (isto, claro, nos formatos em que pode ser utilizada); esta carta em conjunto com o Siege-Gang Commander (que permite colocar em jogo 3 goblin tokens de 1/1) ou com o Empty the Warrens (um feitiço que faz basicamente o mesmo, com a vantagem do storm) tem um efeito esmagador. Quem goste de cartas que provoquem dano directo também pode utilizar Goblin War Strike, aproveitando também toda esta “logística” à volta do Piledriver.






O Goblin Warchief , também ele uma carta bastante popular entre os adeptos de goblins, que nos permite atacar assim que os nossos goblins entrem em jogo e também jogar mágicas de goblin mais baratas (caso as tenhamos no deck).





O Gempalm Incinerator, um óptimo destruidor de obstáculos (neste caso criaturas) indesejados, seja aquela criatura que até é fraquinha mas tem uma habilidade lixada ou então uma criatura mais forte que nos esteja a incomodar (isto se tivermos goblins suficientes em jogo para a mandar para o cemitério).





O Goblin Ringleader é, tal como o Piledriver, outra presença indispensável nos decks de goblins (também nos formatos onde é autorizado), que nos permite ter sempre criaturas (e também mágicas goblin) disponíveis; funcionava bastante bem com o Goblin Recruiter (quando era permitido no extended), com este organizava-se o grimório e com o Ringleader iam-se buscar as cartas.



Fica em baixo um exemplo de um deck que utiliza algumas destas cartas:

4 Gempalm Incinerator
2 Goblin King
4 Goblin Matron
4 Goblin Piledriver
4 Goblin Ringleader
1 Goblin Sharpshooter
4 Goblin Sleeder
4 Goblin Warchief
1 Siege-Gang Commander
4 Skirk Prospector

4 Empty the Warrens
4 Rite of Flame

4 Goblin Burrows
16 Montanhas

Nota: O sideboard fica ao critério de cada um (até porque este deck é apenas um exemplo), mas fica, no entanto, uma sugestão (não testada, mas é capaz de funcionar + ou – bem), a inclusão neste de dois Greater Gargadon, para serem jogados (preferencialmente) com o suspender, do modo a evitar aquelas situações chatas que acontecem quando se joga contra decks de control e muitas vezes ficamos sem grande parte dos goblins (quando aparecem iras pela frente), fica só como um plano de recurso, tal como disse, ainda à espera de ser testado.








Além destes goblins que falei antes, existem também alguns de edições mais recentes (ou reeditados) também bastante bons e muitos utilizados, como é o caso do Mogg Fanatic (um goblin barato e com a vantagem de dar um de dano a uma criatura ou jogador) ou do Mogg War Marshal (que permite colocar dois goblin tokens em jogo).


Tal como expliquei anteriormente, os goblins que referi até aqui, permitem jogar um estilo de jogo bastante rápido, no entanto, aparentemente, um dos objectivos da equipa de desenvolvimento da wizards, ao mudar a cor principal dos goblins de Lorwyn, foi mesmo alterar o estilo de jogo que estas criaturas permitem.






Se por um lado as habilidades de alguns dos goblins pretos de Lorwyn são inegavelmente bastante boas (falo por exemplo de Knucklebone Witch ou Boggart Mob), por outro, não permitem o estilo de jogo rápido que pode ser aproveitado quando jogamos, por exemplo, com o Goblin Piledriver (que corria o mito que poderia ser reeditado, que obviamente acabou por não se confirmar) no deck.











Além destas novas habilidades, podemos encontrar em Lorwyn uma espécie de segunda versão de goblins já existentes, como o Boggart Harbinger, que pode ser considerado a goblin matron de segunda geração (com a diferença de ter mais um de ataque e do goblin que vamos buscar ao grimório não ir para a mão e sim para o topo deste), ou a Mad Auntie, que tal como o Goblin king dá +1/+1 (mas em vez de dar mountaiwalk, dá a possibilidade de regenerar outros goblins).







Por fim temos também, pelo menos, uma bicolor bastante boa, o Wort, Boggart Auntie, que será bastante útil nos novos decks de goblins remodelados com Lorwyn para duas cores. Ora imaginem lá isto a ir buscar todos os turnos Fanatics ao cemitério e todos os turnos a fazermos sacrificar destes. Ou a ir buscar War Marshal (já viram os tokens com que não ficávamos em jogo?).



Pode-se ver que, tal como já foi dito, algumas destas novas cartas de Lorwyn são bastante boas e permitem fazer decks bastante diversificados, seja por si só ou em conjunto com outras cartas de edições anteriores, construindo decks monoblack ou bicolores (preto + vermelho). Assim fica o exemplo de um deck bicolor que pode ser construído com estas cartas:


4 Knucklebone Witch
4 Mogg Fanatic
4 Mogg War Marshal
4 Goblin Piledriver
4 Boggart Harbinger
4 Facevaulter
2 Boggart Mob
1 Mad Auntie
1 Goblin King
1 Siege-Gang Commander
2 Wort, Boggart Auntie

4 Empty the Warrens
3 Rite of Flame
2 Boggart Shenanigans

4 Auntie’s Hovel
4 Tresserhorn Sinks
7 Pântanos
5 Montanhas


Nota: (1) Mais uma vez o sideboard fica ao critério de cada um
(2) Já tinha falado da maioria das outras cartas, quanto ao Facevaulter serve para aproveitar os sacrificios dos Mogg Fanatic e War Marshal









Por tudo isto, sigo com interesse a alteração dos decks de goblins agora com Lorwyn; estou curioso para saber se a maioria vai adoptar decks mono ou bicolores ou até se vão simplesmente continuar a jogar com os velhos monored até ser permitida ainda a sua utilização (até daqui a um ano, com o fim de Onslaught no extended e, com isso, da maioria dos goblins mais interessantes para um jogo mais rápido).



Espero que gostem do artigo.
Cumprimentos:
Filipe

Alterado a 15-11-2007 21:25:26 por FilipeFern
Alterado a 15-11-2007 21:37:28 por FilipeFern

FilipeFern


De: Queluz
12/26/2007 8:43:26 PM
Re


De facto tens razão, não referi isso porque não achei necessário, preferi salientar a diferença entre o mountainwalk e o regenerar, até porque é nessa diferença que se pode basear a utilização de um em deterimento do outro. Se formos a ver bem, não é muito comum ver dois decks de goblins a jogarem um contra o outro, para que essa diferença se faça sentir em peso (ou o suficiente para que seja considerada como critério de escolha). Pode acontecer com mais frequência é encontrar pela frente decks de Burn (actualmente mais "na moda" que os goblin), que tenham na sua constituíção mogg Fanatic ou War Marshall (presenças mais ou menos habituais) e aí sim essa diferença pode e deve ser levada em conta. Mas foi um bom apontamento, ñ imaginei que alguém fosse reparar nisso.

Inte e fka bem

otnemem


De: Ovar
12/26/2007 8:13:47 PM
Mad Auntie vs. King
ou a Mad Auntie, que tal como o Goblin king dá +1/+1 (mas em vez de dar mountaiwalk, dá a possibilidade de regenerar outros goblins).

Acho que ainda ninguém apontou isto.
A Mad Auntie só dá +1/+1 aos que controlas, ao contrário do King. Isso faz toda a diferença. Aliás, os "Kings" (não propriamente, eu sei) de Lorwyn são todos assim.

O problema das adições de Lorwyn para outros formatos é que nesses o splash é geralmente verde ou branco. Não vejo o preto com soluções para o que os splashes pretendem ou suficientemente forte para destronar as outras cores nesse aspecto.

Rammstein


De: Santo Isidro de Pegões
12/25/2007 1:46:32 PM
re nunesko a reafirmar o filipefern
é assim,existe elf piledriver? ou elfsharpshooter? nao!

mas aparentemente com a saida de lorwyn os elfos ficaram a ganhar,e nao foi por pouco! os elfos antes tinham cartas boas,mas os goblins tinham melhores,agora os elfos tem melhores!porque?acho k ninguem faz a minima .

mas acho muito bem k morning tide traga + goblins bons...e elfos - bons

goblin rules

cumps


PS:respeito a tua opiniao claro

dmbf

De: viana do castelo
12/23/2007 10:46:02 AM
BOAS
muito fix eu estou A FAZER COLECÇAO DE GOBLINS

FilipeFern


De: Queluz
12/20/2007 9:02:57 PM
Re NUUNEESKOO


Deixa-me fazer uma correcção ao que disseste, os Elfos melhoraram muito mais com Lorwyn do que os Goblins, passando a dar cartas no T2. Agora no extended, esquece la isso, um deck de Elfos leva porrada de um de Goblins todos os dias.
Mas como é óbvio, respeito a tua opinião.

Inte e fka bem

NUUNEESKOO


De: reguengos de monsaraz
12/20/2007 7:59:07 PM
loukos
vosses nao tao bem...
OS ELFOS E KE SEMPRE FORAM E AO DE SER OS MELHORES

la por os goblins terem melhorados kom a saida da lorwin
os elfos tbm o fizeram

Gabi


De: Estremoz
12/20/2007 11:17:33 AM
Rammstein, lol
ELFS??

nao querias dizer elves??

btw, elfos sao fixes nao vejo porque e aue dizes isso.

Rammstein


De: Santo Isidro de Pegões
12/18/2007 4:15:09 PM
re
goblin rules!!!!!!!

elfs are gay!

Galhetas

De: Evora
12/18/2007 4:08:59 PM

MUITO BOM ARTIGO MESMO cheio de razao!

FilipeFern


De: Queluz
12/12/2007 12:40:09 PM
Re Shinigami


De facto é uma óptima ideia e não me importava nada de escrever um artigo contigo, mas é como eu já disse ao joaosousa, eu agora vou entrar em época de exames, que dura 2 meses (só acaba em Fevereiro), na altura quando respondi ao joaosousa aínda pensava que ia ter uma "folga" daqui a + ou - um mês, mas já descobri que nem isso. Assim, ñ seria justo estares tu empenhado no artigo e eu sem lhe dar muita atenção (escrever às 3 pancadas) e ainda ficar com os "louros". É como eu digo, um artigo precisa de muita atenção e tempo, que eu agora ñ tenho mesmo. Peço desculpa, ms ñ seria correcto da minha parte aceitar a tua proposta (por muito que gostasse de o fazer). Esse é um tema interessante, que tem muito que se lhe diga e se fores para a frente com ele desejo-te toda a sorte (mas se o fizeres aconselho que o faças enquanto Lorwyn aínda está na ribalta, ou seja, antes da saída de Morningtide, porque essa edição também vai dar que falar). Espero que compreendas o porquê de não poder aceitar a tua proposta.

Inte e fka bem

Responder

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