Loja Fórum Lista de Decks Construir Deck Chat (beta)


Fórum MagicTuga.com


-->Fórum --> Artigos-->Como pôr macacos a ler Poesia Responder

Link directo: topico.asp?topico=30364

UtilizadorResposta

Zoroastro

De: Porto
7/8/2007 11:21:01 PM
Como pôr macacos a ler Poesia
O título também poderia ser "Mais um ataque bárbaro ao Netdecking", essa prática que mina o espírito livre e destrói a originalidade. Qualquer um pode ser macaquinho de imitação, mas pegar numa ideia, trabalhá-la e tentar fazer dela algo de belo, aí reside a singularidade do ser humano. E também a causa maior da sua supremacia sobre os animais que pastam esta terra.

Quantas pessoas aqui já viram users a apresentar decklists criadas pelos próprios, a solicitar ajuda para afinarem os seus decks, apenas para serem gozados pelas mesmas pessoas a quem pediam ajuda? Ou então a serem brindados sempre com as mesmas respostas acéfalas de "joga com esta lista", lista essa que é invariavelmente um Tier 1, conhecido de todos?

Não há criação de nada de novo se a cada ideia inovadora, apenas conseguimos responder "Não vale nada" ou "Faz antes isto que já existe". Se todos pensassem deste modo, ainda hoje veríamos televisão a preto e branco.

Qual é a criança que sente a falta de uma bicicleta antes de aprender a andar? Ou de um livro antes de saber ler? Mas são coisas de valor. E que depois de as termos, não toleramos perdê-las.

A sensação de ganhar com um rogue meu a um Netdeck é indescritível. Sugiro-vos que tentem. Sentirão o prazer de contra todas as probabilidades, e graças ao vosso engenho e persistência, ganharem um duelo que parecia perdido à partida.

Já o ganhar com netdeck não dá prazer nenhum. Porque a expectativa era a de que iriam ganhar, apenas esse resultado vos irá satisfazer. Se ganharem, não terão feito mais que a vossa obrigação. Se perderem, serão como Golias, levado à certa pelo pequeno David. E irão para casa, carregados de amargura e azia, com o rabo entre as pernas, já a pensar quais as cartas de €15 para cima que vão comprar ou trocar, para assegurarem a vingança e recuperarem a virilidade perdida.

Talvez até mudem de deck completamente. Isto desde que o tenham visto previamente na net, claro está. Nada de loucuras de pensar pela própria cabeça... Há gente neste mundo (no gravy train) paga para pensar por todos nós.

Quanto a mim, (Zoroastro, Casual Rogue Deck Builder Extraordinaire) posso tropeçar quando passeio por trilhos ainda não percorridos, posso perder-me, posso até dar com os queixos no chão, que levantar-me-ei sempre confiante na minha capacidade de superar dificuldades e encontar o meu rumo de regresso. Mas ai de vós, que desabituados a usar neurónios, estão sempre à espera que vos digam o que fazer e o que pensar e o que jogar e como jogar. Basta um obstáculo e ficam perdidos, que nem baratas tontas. É como um Boros a quem alguém apresentou um Sulfur Elemental. E continuam à espera da resposta. E passado tanto tempo ela ainda não veio.

Quantas pessoas há aqui, que tendo um Boros completo há um ano atrás, continuam a jogar com ele, se bem que afinado por vós ao novo metagame? E quantos de vós tinham o mesmo deck, mas decidiram mudar para outro deck completamente diferente (tipo, Dragonstorm ou Dralnu), sem absolutamente cartas nenhumas em comum?

Aos que responderam afirmativamente à segunda questão, reparem no seguinte. Os vossos adversários fizeram-vos uma pergunta (Tens resposta para o Sulfur?) e vocês não encontraram uma resposta adequada. Isto é válido para qualquer deck, não só para Boros.

Volta e meia, deixo na secção de Dúvidas uma pergunta. Serve não só para confirmar uma possibilidade, mas também para fazer um convite a todos, a tentarem fazer um deck à volta de uma combo ou sinergia. Gostaria que o pessoal frequentasse mais aquela secção porque às vezes encontram-se ideias engraçadas com as quais se pode brincar. Não estou a dizer que se pode aproveitar tudo, especialmente se o vosso interesse é unicamente a competição. Mas se for o jogar com os amigos na desportiva, são lá apresentados alguns desafios que, se se derem ao trabalho de os explorar, podem dar fundecks fixes.

E ao criarem decks e relacionarem cartas, estarão a adquirir espírito de auto-crítica, habilidade de gerir recursos escassos, flexibilidade, e tolerância ao erro e à diferença.

E talvez deste modo, não haja o bota-abaixismo cínico que grassa neste fórum e que surge em força sempre que aparece uma coisa diferente. Nem a declamação repetida das mesmas ideias estafadas de sempre, qual ladaínha de beatas, sempre no corte e cose, a dizer mal das vizinhas, só porque vestem diferente.

Pilotar um Netdeck não é necessariamente fácil. É preciso saber bem o que faz cada carta e quais as ameaças mais relevantes e as nossas contra-medidas defensivas. Por isso, tem mérito quem o sabe jogar bem. No entanto, é tudo uma questão de treino. O Gervásio também aprendeu a separar o lixo para ser reciclado. No entanto, ainda é um macaco. Bem treinado, é certo, mas inquestionavelmente um macaco.

Por isso, deixem-se lá de Netdecks e usem as células cinzentas que é para pensar que elas lá estão.

Sejam felizes, façam o amor, joguem Magic. Por esta ordem. Se sobrar tempo, leiam. Qualquer coisa. Podem começar por este poema aqui, escrito por José Régio na primeira metade do século XX, certamente a pensar em netdecking.


Cântico Negro


"Vem por aqui" --- dizem-me alguns com olhos doces,
Estendendo-me os braços, e seguros
De que seria bom se eu os ouvisse
Quando me dizem: "vem por aqui"!
Eu olho-os com olhos lassos,
(Há, nos meus olhos, ironias e cansaços)
E cruzo os braços,
E nunca vou por ali...
A minha glória é esta: Criar desumanidade!
Não acompanhar ninguém.
Que eu vivo com o mesmo sem-vontade
Com que rasguei o ventre a minha mãe.

Não, não vou por aí!
Só vou por onde
Me levam meus próprios passos...
Se ao que busco saber nenhum de vós responde,
Por que me repetis: "vem por aqui"?
Prefiro escorregar nos becos lamacentos,
Redemoinhar aos ventos,
Como farrapos, arrastar os pés sangrentos,
A ir por aí...

Se vim ao mundo, foi
Só para desflorar florestas virgens,
E desenhar meus próprios pés na areia inexplorada!
O mais que faço não vale nada.

Como, pois, sereis vós
Que me dareis machados, ferramentas, e coragem
Para eu derrubar os meus obstáculos?...
Corre, nas vossas veias, sangue velho dos avós,
E vós amais o que é fácil!
Eu amo o Longe e a Miragem,
Amo os abismos, as torrentes, os desertos...

Ide! tendes estradas,
Tendes jardins, tendes canteiros,
Tendes pátrias, tendes tectos,
E tendes regras, e tratados, e filósofos, e sábios.
Eu tenho a minha Loucura!

Levanto-a, como um facho, a arder na noite escura,
E sinto espuma, e sangue, e cânticos nos lábios...

Deus e o Diabo é que me guiam, mais ninguém.
Todos tiveram pai, todos tiveram mãe;
Mas eu, que nunca principio nem acabo,
Nasci do amor que há entre Deus e o Diabo.

Ah, que ninguém me dê piedosas intenções!
Ninguém me peça definições!
Ninguém me diga: "vem por aqui"!
A minha vida é um vendaval que se soltou.
É uma onda que se alevantou.
É um átomo a mais que se animou...
Não sei por onde vou,
Não sei para onde vou,
--- Sei que não vou por aí.


joaosousa


De: Behind you!
7/10/2007 9:17:58 AM
re
não foi facil ler ate ao fim...mas nestes artigos não s consegue parar.

Mt bm artigo.

acho k os teus artigos aqui no forum têm sido admiráveis.

LpSoldier8


De: Pedrouços - Maia
7/10/2007 2:29:37 AM
re
Acho ke por mim nada mais ha a acrescentar pois o kamikaze tiroume as palavras da boca completamente.

Queria apenas dizer que acho ke foi dita uma das melhores frase de sempre num topico de netdecking e espero que ela vos fike na cabeça:
"E no fim, ninguém quer vitórias morais, pois elas servem de pouco ou nada... Sejamos realistas "







_________________________________________________
May the soldier be with you
Posts:941

u?


De: pois do adeus
7/9/2007 8:14:14 PM
...
por acaso ate fiz um combo deck konsistia em fazer turnos infinitos com walk the aeons, 2 explorations e crucible of worlds, dp matava com prodigal sorcerer/clacking imp/ou kom akele bixo k leva um marcador +1/+1 sempre k jogas um terreno.
nao perdia por deck devido as words(verde de investida).
fikem

]{4MI]{4Z3

De: Porto
7/9/2007 7:59:48 PM

Vou ter de me insurgir.

É bom ler artigos bem escritos. Ainda para mais aqui por outro Tripeiro!

Ora bem, passando a coisas mais "sérias". Os Rogue decks raramente conseguem singrar. O motivo é simples... De certo modo, criar um rogue deck e ter ambição de vencer algo com ele em competição é o mesmo que pensar algo do género: "eu construi um grande deck sozinho, e vou comer a cabeça aqueles otários, macacos de imitação...", "posso perder, mas tenho orgulho em mim, porque perdi com o meu suor, dedicação e esforço...". Eu nunca competi com decks pensados por mim, isto porque após playtests chegava à conclusão de que não sou nenhum Magic Guru... E, claro está, o meu cérebro, sozinho, não consegue bater todo o metagame do formato que se jogue... Não sou lá muito pretencioso... Nunca pensaste que existe muita gente que recorre ao Netdecking porque, para além de quererem gastar o dinheiro bem gasto (por não ser muito), também podem não ter tanto tempo para dedicar ao magic de modo a realizar exaustivamente playtests pra saber se o seu rogue deck vai ser uma bomba? Netdecking é algo normalissimo e como tu disseste, lá por se fazer netdecking não quer dizer que se ganhe jogos. É preciso saber jogar, ou como tu referiste "pilotar o deck". Não sejas tão crítico ao Netdecking. Nem penses que uma ideia que tenhas tido de um momento para o outro seja únicamente tua. Existe sempre alguém que já pensou nisso e provavelmente não postou ou não venceu nada com essa ideia porque simplesmente ela não resultou... Senão eu estaria a responder a um indivíduo renomado neste mundo do Magic pelos seus feitos singulares...

Pessoal, pensem, criem, inovem, tudo isso é construtivo mas o mais certo é acabarem por saír defraudados nas vossas expectativas de vencer algo com isso. Copiar decks da net pode não ser bonito do ponto de vista filosófico mas de certo será mais eficaz. E no fim, ninguém quer vitórias morais, pois elas servem de pouco ou nada... Sejamos realistas e não estejamos a querer ser demasiado moralistas.

Fica bem e parabéns pelo artigo.

antonio

De: Barreiro uma região com currículo de cidade
7/9/2007 6:14:56 PM
re
Bom artigo , metes-tes poesia com mtg .


Muito fixe o artigo


rest in peace .

darkayz


De: Alentejo & Paris
7/9/2007 5:39:34 PM

è um poema que eu sei de cor.
Muito bonito. Ja agora gostei do teu artigo.
Estavas muito inspirado. Mas deixa la o ppl que netdecka. Como ja te tinha dito, eu nao sou a favor nem contra. Tenho mais de 10 decks feitos por mim ( fun decks ) e alguns netdecks alterados por mim.

è claro que da mais piada jogar sem ser com decks iguais, isso sem duvida.

Ja agora, conheces algumas das variantes de magic?

Por ex aquela que constrois um deck com 400 cartas e joga se com as regras de 2HG e todos compram cartas da mesma biblioteca?
Isso é que é diversao



Vertigo


De: Braga
7/9/2007 3:34:51 PM
re
Eu gosto de netdecking e respeito a tua opinião ("Discordo daquilo que dizes, mas defenderei até à morte o teu direito de o dizeres" [Voltaire])mas acho que tu não estás a respeitar muito os que defendem netdecking. Eu sou adepto porque não temos tempo para inventar os nossos próprios decks que só ganham ali ao Valter, ao Trombas e ao Mário da esquina pois para isso jogava cartas normais. Agora diz-me, apresenta-me aqui uma boa ideia para inventar um deck, qualquer coisa que pode vir a dar alguma coisa? Tipo de criatura, combo, etc., qualquer coisa para eu inventar um deck.
Se souberes diz-me sff.

sniperkille

De: Rio de Mouro
7/9/2007 12:12:11 PM
OMFG
NADA A DIZER ESTE ARTIGO E UMA PEROLA! juntamente com o que ta na wikipedia sobre os basofes xP.
O gajo ke fez o artigo e o meu heroi =)

Malakiax


De: BAIXA DA BANHEIRA
7/9/2007 9:04:53 AM
Malakiax
Grande Artigo.
Percebi o titulo

Saka

De: Qta. do Conde
7/9/2007 1:00:08 AM
re
Aqui tá o combo deck que criei pa T2 com uns ajustes finais pela parte do cheezest.

Wurm’s Riddle

5 snow-covered mountain
3 tolaria west
4 steam vents
1 Watery grave
6 snow-coverd island
1 urza’s factory
1 dreadship reef
1 shivan reef

2 Autochthon Wurm
3 Drift of Phantasms
4 Cryptic Annelid
4 Keldon Marauders

4 Izzet Signet
3 Riddle of Lightning
3 Mystical Teachings
4 Remand
3 Char
3 Mystic Speculation
2 Demonfire
2 Sulfurous Blast
1 Pact of Negation

Sideboard
4 Tormod’s Crypt
3 Trickbind
1 Sulfurous Blast
4 Phyrexian Ironfoot
3 Teferi

Isto era para levar aos reginais prtnt já é T2 + antigo.

Portem-se
Alterado a 09-07-2007 1:03:04 por Saka
Responder

[1] [2] Proxima pagina >>