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UtilizadorResposta

GilardiNNo
De: Lavradio
6/6/2007 1:42:02 AM
Conselhos Uteis para se tornar um bom jogador de MtG
Boas a todos.

Já algum tempo que tenho vindo a reparar que falta neste site um artigo util sobre estratégia e modo de encarar o jogo e por isso decidi fazer um com base na minha experiencia como jogador. Com este artigo vou tentar dar conselhos uteis e que espero que melhore muito o nivel de jogo de cada user deste forum. Não sao conselhos sobre baralhos vencedores, nem sobre estrategias de jogo em si, mas sim sobre como se deve encarar um jogo de MtG de uma maneira mais séria.


- 1º Embaralhar é importante

Tenho muitos amigos meus que se queixam constantemente de ficarem flood/screw ou de a mana não vir de uma maneira consistente. Muitas vezes a culpa é do proprio jogador. Imagino que a maioria deles faça uns quantos “riffle shuffles” e já está. LOL
Eu pessoalmente alem de embaralhar normalmente, faço um conjunto de montinhos e tento dividar ao máximo o nº de cartas.
Uma maneira mais trabalhosa é dividir o baralho em dois montes (spells e terrenos) e por um terreno por cada 2/3 spells, mas claro que isso já da muito trabalho xD

- 2º A arte do “mulligan”

Escolher a 1ª mão do jogo é muito importante. Muitos jogadores mais n00bs escolhem e ficam com quaiquer mãos que tenham 2/3 terrenos e uma data de spells. É errada esta opção. Deve-se ter em conta o nº de terrenos como é obvio e o custo de mana de cada spell que nós temos na mão. De que interessa nos ficarmos com uma mão de 7 cartas se só fazemos qualquer coisa ao 3º turno? Se tivermos de aggro é mau não acham?
Uma coisa importante é se estivermos “on draw” ou seja, se jogamos em 2º lugar poderemos fazer mulligan com mais % de nos calhar uma boa mão já que compramos 1º que o nosso oponente. Claro que isso depende muito de jogador para jogador.

- 3º As nossas jogadas

Considerem sempre cada jogada. A jogada mais simples como por um terreno em jogo. Muitas vezes pretendemos jogar uma ameaça e depois descobrimos que acidentalmente já jogamos um terreno nesse turno. Acreditem que pode ser frustante.
Se tiverem cartas que vos façam comprar novas cartas esperem, pode ser que comprem um terreno que vos faça mais falta jogar. As instantaneas são sempre para ser jogadas no final do turno do adversario. Claro que existem excepções. Uma coisa muito importante: NUNCA joguem criaturas antes de um ataque, a não ser que elas possam intervir nesse ataque. Podem precisar de mana para o caso de acontecer alguma coisa má.
Uma coisa também muito importante: esperem sempre até á ultima para realizarem qualquer coisa. Esperem até ao final do turno do oponente para o “picarem” com o Char ou fazer um token da Vithu-Ghazi. Uma excepção MUITO importante: não demorem tempo demais. O vosso oponente pode-vos acusar de estarem a atrasar o jogo de proposito.

- 4º As jogadas do nosso oponente

Sejam sempre reactivos no MtG. Esperem sempre a melhor altura para jogarem as vossas ameaças. Se ele se “virar” para fazer um token da Urza’s Factory respondam com Teferi. São estes pequenos aspectos que muitas vezes vos podem dar jogos. Voces tem Vithu-Ghazi em jogo e uma “bounce land” na mão. A não ser que tenham problemas de mana não a joguem. Alem de ser uma carta que o vosso oponente pense que é uma ameaça ele pode fazer Faith’s Fetters na Ghazi. Assim no vosso turno voces jogam a bounce e a jogada dele foi inutil. Claro que existem “n” exemplos mas acho que voces perceberam a ideia.

- 5º Saibam as regras

Esta é obvia. Tentem aprender as regras do jogo. Alem de não passarem por estupidos até podem usa-las a vosso favor. Um jogador com um conheçimento de regras elevado tem vantagem sobre outro que não sabe muito bem as mesmas.

- 6º Controlem as vossas emoções

Isto é uma parte muito importante no MtG. Tentem não ter emoções num jogo de Magic. Quando estão prestes a ganhar não fiquem demasiado alegres já que têm mais probablidades de errar mais.
Não gemam quando não sai o que querem, não fiquem todo sorrisos quando sai uma carta excelente, registem o dano sem interesse MESMO que interesse muito e a mais importante é o BLUFF. Aprendam a mentir. O maior mentiroso é o melhor jogador de Magic. Um jogador desse nivel consegue fazer acreditar ao adversario que tem 300 counters na mão e tem resposta para tudo. Muitas vezes o bluff ganha-vos jogos. UMA EXCEPÇÃO MUITO IMPORTANTE: estou aqui a tentar que voces sejam melhores jogadores. Não estou a dizer para serem um monstro assassino como um jogador profissional com gelo no sangue. xD Nada vos impede de terem uma conversa amigavel com o vosso adversario.

- 7º Conheçam o deck e como jogar com ele

Isto é imprescindivel. Quanto mais conheçerem o vosso deck mais chances têm de ganhar com ele. Num jogo competitivo em 10 segundos ve-se bem quem testa muito com o deck ou quem é um simples “netdecker”. Quem conheçe o seu deck apercebe-se mais rápidamente das soluções que ele possa ter contra o deck do adversario.

- 8º Joguem MUITO

Tentem jogar os torneios até ao final. Muitas das vezes os jogadores são pessoas que gostam de passar uma tarde bem passada por isso é que pagaram para jogar Magic com desconheçidos. Não gastem 5 euros para droparem na 3ª ronda. Em rondas suiças depois de perderem vão apanhar uma data de “n00bs” e sempre podem ganhar. Rebenta-los com o vosso deck sempre vos dará practica com ele, melhora a vossa auto-confiança e a MAIS importante é que a vida podia ser pior, voces podiam ser o vosso adversario LOOOOL


Bem vou-me retirar que isto já ta longo e espero que gostem tanto de ler este artigo como eu gostei de o escrever. Espero que alguem escute estes conselhos

Fiquem bem e Have Fun.
Gila

darkayz


De: Alentejo & Paris
6/20/2007 10:44:32 PM
baralhar em montinhos.. eu nao aconselho
Tatica: quando apanharem um adversario a dividir as cartas em montinhos com a carta virada pra baixo e em que depois eles baralham...
peguem no deck dele e baralhem-no da seguinte maneira: se ele fez 4 montinhos... tirando sempre a carta de cima façam 3 montinhos
se eles tiverem feito 5 montinhos façam 3 montinhos.
Façam o teste em casa.


( nao se esquecam que depois dessa operaçao o deck tem que ser sempre baralhado ) mas vai gerar mas maos.

MACC


De: Alcacer
6/10/2007 10:45:00 PM
.
Ya o Yogensha.
Mas se kerem usar exa tecnica podem sempre separar os lands i spells voltados pa baixo(eu axo mt dificil, mas se praticarem mt...)

Tomem tbm anteçao a mao do opp. As vexs ele nao tem so 7 card’
Alterado a 10-06-2007 22:45:33 por MACC

Yogensha

De: Coimbra
6/9/2007 1:50:38 PM
re
Mas se tás a sugerir por um terreno após 2, 3 spells...tens que tar a olhar para as cartas, isso ou ter separado, e se separaste o teu adversário reparou nisso de certeza, por isso mesmo que depois as vires para baixo (a não ser que consigas separar spells e terrenos sem ver as cartas) ele pode perfeitamente chamar o árbitro e acusar-te...porque isso é ilegal em torneio, o que podes fazer é mesmo pilhas em que vais pondo as cartas, ou riffle shuffle, agora essa cena de "ah e tal vou por um terreno após cada 2 spells" não funciona lá muito bem em torneios, se o adversário não for simpático...acabas por te lixar. Mas é daquelas coisas que se faz na boa quando se joga casual =)

Fiquem bem.

GilardiNNo

De: Lavradio
6/7/2007 8:54:15 PM
Re: Yogensha
Isso é verdade. xD

Ele pode te acusar de cheating se TIVERES AS CARTAS VOLTADAS PARA CIMA. Agora se baralhares e fizeres isso com elas voltadas para baixo é considerado aleatório

Fica Bem

Yogensha

De: Coimbra
6/7/2007 2:12:22 PM
Hey
Gostei do artigo, tem umas coisas muito fixes =) e que muito boa gente nem sequer pensa nelas de tão óbvias que são.

Só queria dizer uma coisa mais, "Uma maneira mais trabalhosa é dividir o baralho em dois montes (spells e terrenos) e por um terreno por cada 2/3 spells, mas claro que isso já da muito trabalho xD" um conselho, não façam isto num torneio, correm o risco de ver o vosso oponente chamar o árbitro para vos acusar de stacking (ordenar o deck) e como todos sabemos, estas coisas em torneio não são bem vistas e podem dar maus resultados para os vossos lados. Façam montinhos, façam como quando jogam à sueca, atirem as cartas ao ar e apanhem...qualquer coisa, desde que seja considerado aleatório =)

Fiquem bem.

GFSS

De: rio de mouro
6/7/2007 9:01:59 AM
re
outro cenas fikem smp atentos ao draw do opo a uns q estao smp a traamr alguma :P

DavidJ


De: Valbom
6/6/2007 11:55:05 PM
re
o topico esta muito bom, nao custa nada a ler e e muito interessante. gila continua assim, este topico veio ajudar muito acredita.
fk bm

Big_J


De: rio tinto
6/6/2007 7:06:13 PM
re
É smp importante estar atento a pequenos promenores do jogo, e axo k este artigo alerta para ixo...mesmo k ja saibam tudo leiam-no antes dos regionais k não faz mal nenhum..Fiquem bem!

n1n0

De: arcozelo
6/6/2007 6:43:55 PM
mto bom
mto bom msm apesar de ja saber exas coisas tdas e smp bom voltar a ler para reforxar as ideias e faxer msm ixo nos regs...
bom artigo

portemsse

GFSS

De: rio de mouro
6/6/2007 6:24:32 PM
re
1º metam smp os bixos dps de atacar pk faz blff o opnente pode pensal q tens removal i talvez ja n bloquei i podem ganhar vantagem no jgo
outras das coisa e conhecer o metagame eu no reg bastava kuase olha uma carta do opo de zurra i ja sabia com o q tavaa lidar :P i tenta manter a "cara de cu" ate ao final do jgo eu vou ser sincero por vezes n consigo xD mas por cenas qdo calhar 1 terreno i foxes precisam de outra cenas fikem a rir pra o opo pensar q ta na mrd xD bom artigo

p.s dsc estar a dixer coisas repetidas mas e pra reforxar a ideia.
Responder

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