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-->Fórum --> Artigos-->[Spoil me baby] - #5 - Prerelease Primer Parte I by BiSk Responder

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BiSk

De: V.N.Famalicao
5/27/2012 2:47:26 AM
[Spoil me baby] - #5 - Prerelease Primer Parte I by BiSk
Olá de novo! Sejam, uma vez mais, bem vindos à minha coluna semanal Spoil me Baby !
Pois é, desta vez trago-vos as minhas histórias do que se passou no Prerelease da Trofa. Eu sei que já foi há algumas semanas atrás, mas neste tipo de coisas o que interessa é a experiência e, como é óbvio, o facto de termos um primeiro contacto com as cartas desta nova expansão e é para vos contar como correu que aqui estou!
Já agora, para mais informações ficam aqui os contactos do local para quem tiver interessado: blog – magictrofa.blogspot.pt/ e Facebook –www.facebook.com/mtgtrofa .
Apesar de tudo, agradecer àqueles que continuam a manifestar a sua opinião. Sigam fazendo-o!
Antes de começar, dizer que aquilo que tentei começar na semana passada não vai voltar repetir-se! Já percebi que as pessoas não querem participar e compreendo que não o façam! Os resultados serão divulgados assim que tiver um leque satisfatório de submissões!


Então e o Prerelease como foi?
Para mim, o Prerelease começou logo com o pé esquerdo! Eu e o pessoal tínhamos combinado sair de Famalicão a uma hora, mas devido aos meus atrasos com o almoço e ao facto de um menino à última da hora ter pedido boleia (teve sorte, mais tarde e ficava em terra! ), o que levou-nos a correr para trás e para a frente, para um lado e para o outro, para chegar à Trofa mesma em cima da hora do início do Prerelease! Já agora, mandar um prop ao Voodoo pela compreensão (sim, para além de ter bués refs é o “manda-chuva” do MTG Trofa! ).
Atrasos … sou mesmo português!
Bem, mas à frente, apesar de tudo a alegria de puto quando está prestes a abrir um presente não saia de mim. Sim, porque existe algo que no simples ato de abrir um booster que mexe com a criança que tenho dentro de mim, e como o Prerelease se trata de abrir muitos boosters é como se tivéssemos a abrir muitos presentes num só dia, não acham?
E assim foi decorrendo a minha experiência: comecei por abrir um booster de cada vez, mas não sem antes me certificar que tinha um booster com cada figura da expansão possível presente, e a cada porcaria que sacava mais descontente ficava e a cada coisa boa que me saia mais alegria e regozijo se estampavam na minha cara!
Mas isso depressa passou. Tinha chegado a hora de nos concentrarmos! Estava na altura de construirmos o deck!

NOTA: Para quem estiver a começar e não sabe muito bem por onde pegar quando está a construir um deck de selado tenho algumas dicas para vos dar:

1º – Olhem para as raras: são normalmente as melhores cartas se entrarem no vosso deck e é importante saber que muitas “bombas” neste tipo de formato se encontram nesse tipo de raridade!

2º - Identifiquem as cartas mais jogáveis de cada cor: desde removal, passando por criaturas agressivas e chegando até às “bombas”, são aquelas cartas que se ajustam a cada deck que nem um mimo!
É importante que o façam, porque será este tipo de cartas que influenciará a vossa decisão de pegar ou não numa cor e montar o deck.

3º - Olhem para quão profunda é cada cor: é importante termos à nossa disposição uma grande variedade de escolha quando estamos a construir um deck porque nos dá mais margem de manobra. Como não podemos construir um deck “sem cabeça, tronco e membros” , isto é, sem criaturas decentes, bom removal e boa curva, temos que ter em consideração que é importante haver uma boa quantidade de jogáveis numa determinada cor. Assim sendo, e, pelo facto da maioria dos decks deste tipo de formatos ser agressivo, se houver principalmente falta de criaturas jogáveis numa cor, não se cometam a essa cor! Quanto muito podem tentar um “splash”.

4º - Atendendo à rapidez do formato, construam uma boa curva: que no caso de Avacyn Restored, que é um formato relativamente rápido, seria o mesmo que dizer: uma curva que comece em um/dois e que se concentre entre 3, 4 e 5 de custo de mana convertido!
É importante construir um deck com uma boa curva, porque se houver uma fissura nalguma altura da curva de mana isto poderá ser prejudicial para o desenrolar do nosso jogo. Mas também se houver uma concentração excessiva de cartas num mesmo ponto da curva pode ser prejudicial para o nosso jogo, assim que convém ter um deck com uma curva bem dispersa!

5º - Passo final: tenham cuidado com os lands: contem muito bem quantas cartas têm de cada cor e quantas cartas serão fulcrais jogar em certos turnos e depois façam uma divisão usando uma regra de 3 simples! Pelo menos eu faço isso e não me tenho saído muito mal com o mana.

Agora que estamos esclarecidos, vamos ver o que me aconteceu …
Olhei para o monte de raras que tinha e há minha frente se impunham as seguintes imagens:



Á primeira vista podem parecer coisas boas, afinal quem é que não gosta de sacar um terreno de quase 20€? Só ele paga os custos quase todos!
Mas não se deixem enganar meus amigos, este grupo de raras não presta para limitado! É que quando não vês uma única “bomba” e a tua melhor rara é uma versão má de uma Fireball tu sabes que estás com problemas … Então mas e o “Thibault Courtois”? Planeswalkers são sempre bons em limitado certo? Pois … acerca disso … não tenham grandes expectativas nele. Apesar de limitado ser o formato que muitos dizem ser onde temos mais chances de jogar com o Tibalt, the Fiend-Blooded a verdade é que este menino não deixa de ser uma carta do tipo “constrói à minha volta”, o que significa dizer que é má em Avacyn Restored limitado porque não temos acesso a cartas com Flashback!

Tendo em conta as raras, se a experiência já tinha começado com o pé esquerdo, agora é que tinha azedado!
Mas há frente, a ver o que cada cor trazia consigo …


Branco :

Incomuns:
1x Banishing Stroke
1x Devout Chaplain
1x Holy Justicar
1x Nearheat Pilgrim

Comuns:
1x Defang
1x Call to Serve
3x Midvast Protector
1x Seraph of Dawn
1x Thraben Valiant
2x Zealous Strike

Prós:

--> Criaturas de baixo custo de mana mas eficientes naquilo que fazem ( Devout Chaplain livra-nos de artefactos e encantamentos problemáticos, Holy Justicar livra-nos de zumbis e vira criaturas, Nearheat Pilgrim e Seraph of Dawn ganham vida, e por aí em diante);
--> 3 Midvast Protectors garantem eficiência a penetrar defesas inimigas;
--> Banishing Stroke é um dos melhores removals do set.

Contras:

--> Falta de criaturas em altos custos de mana (a curva do branco para em 4, o que é péssimo sinal para o meu “late game”);
--> A cor em si tem cartas boas, mas é uma cor relativamente pouco profunda. Tem cerca de 8 jogáveis, mais umas quantas que entrarão no deck caso se opte por jogar com a cor em questão.



Azul :

Incomuns:
1x Latch Seeker
1x Stern Mentor

Comuns:
1x Fleeting Distraction
2x Alchemist’s Apprentice
1x Spectral Prison
1x Peel from Reality
1x Ghostly Flicker
1x Crippling Chill
1x Gryff Vanguard
1x Amass the Components

Prós:

--> Tem muitas cartas que se reciclam;
--> Boas mágicas para controlar o tempo do jogo.

Contras:

--> Cor muito fraca em termos de criaturas;
--> Cor ainda menos profunda que o branco! É quase descartável jogar com o que temos à disposição.



Preto :

Incomuns:
1x Blood Artist
1x Homicidal Seclusion
1x Maalfeld Twins

Comuns:
3x Driver of the Dead
2x Crypt Creeper
2x Unhallowed Pact
1x Undead Executioner
1x Hunted Ghoul
1x Butcher Ghoul
1x Bone Splinters
1x Death Wind
1x Essence Harvest
1x Mental Agony

Prós:

--> Bom removal na forma de Bone Splinters , Undead Executioner e Death Wind;
--> Os 3 Driver of the Dead garantem vantagem em cartas.


Contras:

--> Mau “late game”;
--> Curva muito concentrada em 2-drops e 4-drops



Vermelho :

Incomuns:
1x Thunderous Wrath
2x Kessig Malcontents
1x Lightning Prowess
1x Falkenrath Exterminator

Comuns:
1x Somberwald Vigilante
1x Heirs of Stromkirk
1x Raging Poltergeist
2x Fervent Cathar
1x Kruin Striker
1x Guise of Fire
1x Malicious Intent
1x Uncanny Speed
1x Thunderbolt
1x Thatcher Revolt
1x Pillar of Flame

Prós:

--> Os 2 Kessig Malcontents garantem “shenanigans” porque temos muitos humanos e geradores de humanos (Thatcher Revolt ) à disposição;
--> 2 das melhores mágicas de removal do formato: Pillar of Flame e Thunderous Wrath
--> Boa curva com cartas relevantes em quase todas as posições até a 6 de custo de mana convertido


Contras:

--> Mau “late game”;
--> Muito poucas criaturas com mais de 1 de resistência.



Verde :

Incomuns:
1x Gloomwidow
2x Eaten by Spiders
1x Rain of Thorns
1x Bower Passage

Comuns:
2x Borderline Ranger
2x Lair Delve
1x Pathbreaker Wurm
1x Wildwood Geist
1x Nettle Swine
1x Trusted Forcemage
1x Joint Assault
1x Diregraf Escort
1x Nightshade Peddler
1x Terrifying Presence
1x Timberland Guide
1x Wandering Wolf
1x Sheltering Word

Prós:

--> A cor com a melhor curva de todas;
--> Boas criaturas para combate;
--> 2 Borderland Rangers garantem a existência de um splash de outra cor se jogarmos de verde.

Contras:

--> Feitiços e instantâneas que servem para muito pouco;
--> Mágicas de removal são exclusivas de sideboard.



NOTA: Artefactos:
1x Vessel of Endless Rests - bom "fixer";
1x Bladed Bracers - keyword: vigilance;
1x Narstad Scrapper - jogável à falta de melhor;
1x Vanguard’s Shield - tem um nicho de jogabilidade onde é bom.

Conclusões:

--> Vermelho é uma cor que está por cima das demais, logo viria a ser a cor principal do deck.
--> Branco e Verde têm boas cartas para serem uma cor secundária.
--> Preto é jogável, mas precisa que adaptemos as outras cores às suas fraquezas.
--> Azul está muito pouco representada e não tem nenhum apelativo para sequer ser considerado um “splash”.

Depois de ver bem o que cada cor tinha e tirar conclusões, chegava a hora de construir o deck … Mas isso terá que esperar para a semana porque por hoje é o tempo que temos!
Mas não desesperem que para a semana teremos a conclusão da minha jornada no Prerelease de Avacyn Restored na Trofa.
Quem quiser votar ainda o pode fazer, até porque espero poder divulgar resultados, mas tendo votado tão pouca gente seria um bocado irrealista eu fazê-lo!

E assim me despido de vós por enquanto, mas como já é hábito nestes meus artigos, deixo-vos aqui um videozito relacionado com Magic e, neste caso, com o Prerelease da Avacyn Restored … enjoy!



Cumps
BiSk

PS: Comentem!

Alterado a 5/27/2012 2:56:26 AM por BiSk

Sottomayor


De: Aveiro
6/1/2012 9:37:53 PM
Nice!
Boas

Gostei bastante deste teu artigo Bisk, venha de lá esse deck que estou curioso

Congratz

o/

theflavio


De: Lisboa
6/1/2012 8:26:06 AM
mana
Obrigado pelo esclarecimento.
Eu costumava fazer não pelo numero de simbolos de mana, mas por contar as cartas de cada cor.

cumprimentos

BiSk


De: V.N.Famalicao
5/28/2012 3:14:06 AM
re theflavio
Muito simples!

Em 1º lugar é preciso compreender o conceito de o mana ser importante para podermos conjurar as nossas mágicas e que não vamos contruir uma base de mana ao calhas porque isso seria prejudicar o nosso jogo antes sequer que ele comece!

Dito isto, e tendo em conta que a maioria das mágicas do nosso deck vão requerer pelo menos uma cor, o que eu faço é o seguinte: conto todos os símbolos de mana das cartas que vou colocar no deck (ex.: custo de mana: 2 , contagem: = 2), de seguida faço as percentagens de cada cor usando uma regra de 3 simples (ex.: existem 15 símbolos em 28, faço a regra e a percentagem dá + ou - 54%) e depois volto a aplicar uma regra de 3 simples para determinar a quantidade de terrenos que vou necessitar dessa mesma cor (ex.: se a 100% correspondem 17 terrenos, a 54% coresponderiam + ou - 9 Ilhas).

É um processo simples e rápido que não me tem falhado! No entanto, é preciso ter atenção à curva de mana do deck porque as percentagens não olham ao facto de uma carta entrar ao turno 1 ou ao turno 5, o que pode levar à construção de uma base de mana incorrecta, muito embora situações do género sejam raras!

Esclarecido?

theflavio


De: Lisboa
5/28/2012 2:12:19 AM
3 simples
Boas.

Como rookie no MtG, não percebi como fazes o ratio de lands por cor.

Como fazes a regra de 3 simples?

Cumprimentos


MeTelmo


De: Braga
5/27/2012 1:07:54 PM
hum...
sim senhor.

tu ainda abris-te bem, compensou-te.

eu se junta-se todas as minhas cartas, se consegui-se 10€ era bem xulado, mas a juntar as comuns e incomuns xD

Abs


BiSk


De: V.N.Famalicao
5/27/2012 12:39:26 PM
re
se olhares bem para o formato vais perceber que só vale a pena construir um deck que vá para o "long game" quando tens cartas como o demónio e os anjinhos, o que são 5 míticas!

Ora em sealed míticas quanto muito tiras 2 e nem sempre serão as mais desejadas, como no meu caso! :/

Só não fiquei mais triste porque pronto saiu-me a land mais chulada de T2!

MeTelmo


De: Braga
5/27/2012 10:39:14 AM
É como dizes
o vermelho e o verde não estão maus.
eu jogaria com essas duas cores, dado que com o verde dá para "abusar" da Wild Defiance.
No entanto, talvez fizesse um splash a azul. O draw neste formato é importante. Pelo menos achei, quando draftei.

Estou curioso para saber que baralho fizes-te

Continua com as iniciativas

Abs

MeTelmo


De: Braga
5/27/2012 3:33:14 AM
yo
...que no caso de Avacyn Restored, que é um formato relativamente rápido...

Rápido?
A sério? Não o achava. Basta olhar-mos para as "bombas", Gisela, Sigarda, Avancyn, Griselbrand. Se bem que eu no Pre Release fiz uma pilha sem bombas (que remédio), que era praticamente aggro, custos de 3/4/5 e fiz 3-2 Drop, que tinha de ir jantar xD

Abs

Responder

[1]