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BMBA
De: Fazendas de Almeirim
3/4/2011 11:03:34 AM
Casual Play - MADNESS Day
Boas pessoal.
Hoje o que me traz a escrever é o facto de ter ido a um site muito giro.
Esse chama-se newgrounds.com.



Ok poucos conhecem esse site. Eu pessoalmente adoro ir lá e ver as animações que fazem. Fazem de diversos tipos desde comédia a violência extrema, animações que transmitem alguma mensagem em particular a outros que nem tem nexo algum. Também possuem alguns jogos por lá.
Por vezes costumo ir lá á secção das “Series” ver se algo novo lá está. Quando tal não acontece costumo ir ver alguns que já vi, só pelo gozo.

Hoje apeteceu-me ir ver um do estilo deste:








Ao ver esses vídeos lembrei-me do Magic. Não por causa do vídeo em si mas sim pelo nome da Série (pois porque existe alguns desse estilo).
O nome da Série é MADNESS.



Como todos sabem Madness é uma habilidade existente no mundo Magic.
Essa habilidade é o seguinte: “Ao descartar esta carta, pode conjura-la pelo seu custo de Loucura (Madess em português) ao invés de coloca-la no seu cemitério.”

Vejamos a seguinte carta com Madness.






Essa mesma carta paga-se 1 para se jogada, causando 3 pontos de dano á criatura ou jogador alvo.
Mas porque pagar 3 manas para tal se podemos simplesmente descarta-la? Assim poderíamos pagar o custo de Madness que apenas é .

Ainda me lembro quando usava a combinação de Sonic Seizure + Fiery Temper em red decks no passado.

Mas adiante.




Madness mostrou que era uma mecânica que teria potencial.
Actualmente ele é jogado no formato de Legacy sendo que uma lista actualizada é mais ou menos como a seguinte:





Madness Top by Eddie Rivers

Mainboard:
2 Flooded Strand
5 Island
4 Misty Rainforest
3 Forest
4 Tropical Island

2 Wonder
4 Wild Mongrel
2 Arrogant Wurm
4 Tarmogoyf
4 Basking Rootwalla

4 Daze
1 Roar of the Wurm
2 Stifle
4 Force of Will
4 Brainstorm
2 Deep Analysis
3 Counterbalance
3 Sensei’s Divining Top
3 Circular Logic

Sideboard:
3 Krosan Grip
3 Tormod’s Crypt
3 Threads of Disloyalty
3 Echoing Truth
3 Blue Elemental Blast




WOW….Ok temos aqui um deck caro desde a base de mana a Force of Will e Tarmogoyf.
Não só. Certas cartas como Sensei’s Divining Top e Counterbalance podem não ser fáceis de adquirir.
Por isso deixemos a explicações deste deck de lado e passemos ao que mais interessa.








Old Same Story

No entanto nada nos impede de usar a habilidade de Madness, simplesmente para a brincadeira. Ou seja, fazer algo mais budget e para casual. Nem todos temos possibilidades financeiras de fazer decks de topo, mas todos temos para a diversão AKA Budget.

Ao inicio a lista que salta á vista é sempre o típico / .

Algo assim deste género.






// Lands
2 [M11] Terramorphic Expanse
2 [ROE] Evolving Wilds
8 [ARE] Forest
10 [MI] Island

// Creatures
4 [TO] Aquamoeba
4 [FNM] Wild Mongrel
4 [TO] Arrogant Wurm
4 [TO] Basking Rootwalla
3 [JU] Wonder
2 [MM] Waterfront Bouncer
4 [M10] Merfolk Looter
2 [ON] Gigapede

// Spells
4 [TO] Circular Logic/Deep Analysis
3 [OD] Roar of the Wurm
4 [NE] Daze/Mana Leak





O deck não é muito difícil de compreender.
Muitos que já andam no Magic á uns anos, de certeza já virão decklists básicas como esta, no que toca nesta estratégia. No entanto existe muita gente novata, ou que joga a algum tempo mas nunca passou pela cabeça ver decks antigos.

Vamos lá então tentar explicar um pouco isto.









Aquamoeba e Wild Mongrel são as cartas que fazem este deck funcionar como deve ser. Com a sua habilidade permite-nos descartar qualquer carta á nossa escolha da mão. Escusado será dizer que na maioria das vezes serão cartas com a habilidade de Madness.
Por outro lado, Aquamoeba pode ser uma boa criatura defensiva, como também agressiva. Wild Mongrel não só incha como pode mudar de cor. Parecendo que não pode ser um factor bastante importante contra criaturas com protecções, ou para defender contra removal como Doom Blade (exemplo).

No entanto estas cartas só não chegam. Apenas são 8 cartas que nos fazem descartar outras que tenhamos na mão, se desejarmos. Mas com tão poucas quem nos garante que calha na nossa mão inicial?

É por isso que chamamos mais uns amigos.







Merfolk Looter pode ser apenas uma 1/1 de corpo, mas faz o que os outros 2 referidos em cima não fazem, ou seja, a sua habilidade nos dá draw.
Com tantas cartas a fazerem descartar cartas, rapidamente ficamos sem nenhum nas nossas mãos. Sem nada na mão muitas vezes não temos as respostas necessárias contra as jogadas do oponente, como também não poderemos fazer bluff.
Alem do mais eu até acho justo neste deck a sua habilidade. Ganhar uma carta nova para possivelmente jogar algo com Madness. É justo.

Waterfront Bouncer por sua vez é diferente. Muita das vezes a estratégia corre mal, pelo facto de o oponente possuir demasiadas criaturas, ou responder pelos nossos ataques. O Waterfront possui o que é necessário para devolver criaturas adversárias que estejam na field para a mão do seu dono. Uma carta nossa da mão para parar possível ataque de uma criatura do nosso adversário. Outra troca justa. E sempre com o facto de “Discard a card”. Alem do mais também serve como "protecção", quando nossas criaturas são alvo de algo ameaçador, devolvendo esse mesmo para nossa mão.


Muito se tem falado em Madness mas pouco se tem falado de cartas a usar com tal habilidade. Acho que está mais do que na hora.








Estes são os nossos objectivos de meter em campo.
Basking Rootwalla é uma criatura barata de custo . Seu custo de Madness é 0. Jogar criaturas de borla sempre foi bom.
O que o torna tão bom? É sem duvida a sua primeira habilidade. Pagando 1 , [carta]Basking Rootwalla[/img] recebe +2/+2 até o final do turno. O problema é só poder usar esta mesma habilidade uma vez por turno. No entanto de um corpo 1/1 ficar de repente uma 3/3…não é mau.

Arrogant Wurm é a carta que normalmente se joga no seu custo de Madness 2 .
Por 3 manas ter uma 4/4 Trample é algo que hoje em dia pode ser vulgar, mas naquela altura podia ser a maior barbaridade de todos os tempos. Não vejo aquela criatura a ser jogada no seu custo normal. Só em situações de desespero claro.

No entanto poucas são as cartas que tem Madness no deck e algo mais se teve que acrescentar.









Wonder faz parte de uma raça designada como “Encarnações”.
Estas mesmo tem normalmente, uma habilidade qualquer de quando estão no grave, faz qualquer coisa.
Este não é excepção. Esta criatura quando se encontra no grave, dá a habilidade de fly a todas as nossas criaturas.
Com tantas cartas para fazer descartar outras quando estão no campo de batalha, é uma tarefa simples de fazer. Escusado será dizer que normalmente criaturas quando voam, normalmente batem no nosso adversário.

[carta]Gigapede[/img] pessoalmente pus para o dito “hypie”. Vi numa decklist e gostei.
Alem do mais é sempre bom algo que não possa ser alvo de mágicas ou habilidades. Mesmo tendo uma defesa fraquíssima, pode sempre ser devolvida para a mão no inicio da nossa manutenção, como também pode ser uma opção de descarte.









Roar of the Wurm é uma ponderosa carta que por 3 mete uma ficha 6/6 no campo de batalha. Ah sim eu disse 3 certo? Porque é o que é suposto pagar.
A carta é um alvo na nossa mão para qualquer habilidade de descarte que usemos. Assim podemos usar a sua habilidade de Flashback (pagando o seu respectivo custo) e jogar a carta como se tivesse em nossa mão. É pena que só possamos usar uma vez pelo grave, mas melhor que nada.





Mais Spells. Circular Logic, Deep Analysis, Daze, Mana Leak são cartas que nos ajudam ao longo do jogo. Cartas com poder de “anular” as do nosso adversário é bastante bom, e o Deep Analysispode nos dar mais draw. Também boa carta para ser descartada.



No entanto e tendo um deck budget, não me convenceu muito.
O deck é suposto ser uma grande parte de Madness. Mas o facto é que só temos 8 cartas no total com essa habilidade.

Ai tive que optar por outra estratégia.









Tempo de mudanças

O facto é, quando alguém quer fazer um deck focado na estratégia de Madness, normalmente vejo com combinação de cores ou até .
Seja ele competitivo, Budget ou Casual.

Tenho visto isso por aqui na zona às vezes.
Eu venho mostrar que pelo menos para Casual, existe outra alternativa.

Quando o bloco de Time Spiral ainda tinha as luzes de Hollywood sobre ele, ou seja jogava no formato de Standard, houve uma série de cartas com habilidade de Madness, que foram editadas na cor .

Pretendo pegar nalgumas e focar num deck casual, que tenha mais Madness do que o próprio Madness deck que alguns estão habituados a ver. Aliás farei que apenas se use cartas do bloco de Time Spiral, e apenas isso.
Não acreditam? Vamos apenas tentar.






- Criaturas

Como qualquer deck de Madness, este tem que levar criaturas.




Gorgon Recluse e Nightshade Assassin pareciam-me bastante boas.
Gorgon Recluse oferecia-me uma defesa mortífera, no qual mataria qualquer criatura não-preta, que bloquea-se.

Por sua vez Nightshade Assassin ia directo ao assunto, dando -X-X a uma criatura alvo, sendo esse mesmo X o nr de cartas que revelamos que compartilham a cor .
Esta ultima carta tem um potencial a combinar com outra da edição de Morningtide, de nome Scarblade Elite. A questão é que eu disse que iria tentar só usar as cartas do bloco Time Spiral, e pretendo manter esse objectivo.








Como qualquer deck de Madness, este também precisa da sua base de “arranque”.
Looter il-Kor já é uma pequena criatura conhecida, mesmo para quem começa a jogar magic recentemente. Uma 1/1 com Shadow, ou seja esta criatura só pode ser bloqueada ou bloquear criaturas com essa mesma habilidade.
O que o torna especial? Quando “bate” no nosso oponente, este possibilita comprar mais uma carta para nossa mão e descartar de seguida, uma da nossa mão.

Por outro lado, Magus of the Bazaar vai logo directo ao assunto. e de seguida compra duas cartas para depois descartar três. Sim leram bem…3 cartas.

Escusado será dizer que qualquer carta que tenha Madness na sua “text box”, é o alvo do nosso descarte.








Brain Gorgers é digamos o nosso “Big Man” do deck. Com 4 de poder é bastante ameaçador, o que faz o nosso oponente pensar na opção de sacrificar uma criatura, para que este nosso seja anulado.

Mas eis que vem, o que por muitas vezes o nosso deck gira á volta. Falo de Grave Scrabbler.
Com criaturas frágeis como base de arranque, é bom ter um backup para os ir buscar, se precisar-mos de mais.
Alem do mais a combinação de dois destes, torna-se um ciclo vicioso para ter sempre um blocker.
Também faz uma boa combinação com os Brain Gorgers, sendo que estes se transformam por vezes num Diabolic Edict, sem nosso adversário aperceber da situação por vezes, quando sacrifica uma criatura.
Ainda nos pode ajudar a recuperar um Nightshade Assassin, para possivelmente matar alguma criatura adversária.
Como vêem, Grave Scrabbler é uma carta que pode ter potencial aqui.







- Outras mágicas






Ao inicio confesso que não considerava opção. Mas depois ao olhar uma segunda vez achei fantástico.
Falo sem duvida de Gibbering Descent . Custo de Madness de 2 , o que não me parece nada abusado no que faz. É verdade que afecta ambos os jogadores, mas nem sempre.
Para começar descartar uma carta não é mau para nós, visto estar-mos repletos de cartas de Madness preparados para serem jogados. Mas o problema é o facto de perdermos 1 pondo de vida todas as nossas etapas de manutenção
Mas com a sua habilidade de Hellbent, isso deixa de ser problema. Esta habilidade é aplicada em habilidades que variam os seus efeitos caso o seu controlador nao tenha cartas na mão. Neste caso deixaríamos de ter etapa de manutenção. Sem etapa de manutenção não perdemos vida. ^^. Mas nosso oponente continuará a perder vida.
Não há muito a dizer sobre a carta em si. É uma tentativa de bloquear o jogo do nosso adversário em Late game.

Piracy Charm é uma carta que tem duas funções importantes aqui. Não só mata determinadas criaturas que podem dar dores de cabeça, como faz um jogador alvo descartar uma carta. Quem disse que é preciso ser obrigatoriamente nosso oponente a descartar?
Posso aqui fazer de mim como alvo, assim tendo um plano B quando não nos calha o desejado. Achei importante a carta visto que não temos muitas cartas de “arranque”.









Sudden Spoiling e Wipe Away estão como cartas que nos fornece tempo, para construir a nossa estratégia, mais sólida e eficaz a cada turno que passa.



Tendo já muitas cartas decidi começar já a pensar no Main deck no qual saiu isto.








MADNESS DAY by BMBA




// Lands
4 [TSP] Island
4 [FUT] River of Tears
10 [TSP] Swamp
4 [TSP] Terramorphic Expanse
1 [PLC] Urborg, Tomb of Yawgmoth

// Creatures
4 [PLC] Brain Gorgers
4 [TSP] Gorgon Recluse
4 [FUT] Grave Scrabbler
4 [TSP] Nightshade Assassin
4 [TSP] Looter il-Kor
4 [PLC] Magus of the Bazaar

// Spells
3 [FUT] Gibbering Descent
4 [TSP] Sudden Spoiling
4 [PLC] Piracy Charm
2 [TSP] Wipe Away






A base de mana foi escolhida, de maneira a não ser demasiado cara em termos monetários.
Como vêem até consegui fazer o que pretendia. Fiz um deck casual apenas usando o bloco de Time Spiral. E isto sim é o que eu chamo de um deck de Madness, onde quase 1/3 do deck, é de cartas com essa mesma habilidade. ^^

Algumas outras cartas que podem usar (em main ou sideboard) que não referi são estas:

Big Game Hunter
Muck Drubb
Call to the Netherworld
Dark Withering
Psychotic Episode
Cunning Lethemancer
Strength of Lunacy


Estas duas ultimas não se encontram no bloco de Time Spiral.
Cartas como Wonder, Aquamoeba ou outra que compartilhe a cor azul no deck aqui apresentado neste artigo, também pode ser usado também neste deck.

Para quem está á procura de ter um pouco de diversão no que toca a MTG, aconselho a fazerem este deck.



E aqui termino mais um artigo.
De resto espero que tenham gostado.




Daqui BMBA






P.S:

--> Qualquer duvida sobre formatos ou cartas aqui referidas consultem o Moderador S1NE4T3R ou consultem os seguintes links:

www.magictuga.com/topico.asp?topico=10547
www.magictuga.com/topico.asp?topico=97988









Alterado a 3/4/2011 2:34:38 PM por BMBA

Ducky


De: coimbra
3/15/2011 5:27:11 PM
Boas
Sempre gostei dos teus artigos BMBA e cada vez mais percebo o porque...

Ao ler este artigo lembrei-me de outro que vi há pouco tempo e que acho que deve ser interessante para qualquer apaixonado por MADNESS...

Estou a falar de algo diferente (embora muito budget =D ).

===PAUPER===

Se gostarem do formato pauper e gostarem tanto como eu de MADNESS então proponho que pesquisem na wizards por Pauper Blender, um deck de MADNESS para pauper legacy que faz crescer agua na boca (e muita vontade de jogar) Alem disso budget é quase obrigatorio nos dias de hoje e não há melhor budget que PAUPER...


CUMPS

Taralho


De: Alhos Vedros
3/10/2011 6:56:35 PM
Re
Apesar do Casual não ser bem o meu estilo de jogo (tirando Commander), o R/G Madness foi o meu primeiro Deck construído, no Bloco de Odisseia e explorava combos à volta do Wild Mongrel, Sonic Seizure, Anger e Fiery Temper. Era um cangalho total, mas curiosamente contra Mono Red tinha bom match e contra U/G também era bom. Se na altura soubesse jogar, provavelmente tinha feito melhor figura com o Deck.


DiogoGoblin


De: Leiria
3/8/2011 6:07:35 PM
Boas BMBA
Já tinha ouvido falar deste tipo de deck mas não sabia bem como era jogado e deu para perceber muito bem

Bom artigo

Rilhas10

De: Sintra
3/7/2011 1:42:43 AM
...
sempre gostei muito de madness. Também acho que uma menção ao survival madness ficaria nice. Grande artigo.

em relação a magic está spot on como dizem os ingleses.

a minha única crítica vai para... o português. Não és o único que vejo que dá alguns erros nomeada e principalmente nas palavras que não deviam levar hífen mas estão lá muitas vezes mal escritas a incomodar quem lê. Como por exemplo: ver-mos, ter-mos, etc... estas palavras são escritas tudo junto. Eu também não sou perfeito quando escrevo mas há erros ’feios’.

Desculpa, mas já ando a reparar há algum tempo e quando vejo isso nos outros tópicos não ligo muito porque às vezes até pode ser resposta à pressa. Mas num artigo, penso que queres ter isto o mais bonito possível pelo facto de ser algo que fizeste com esforço para teres o teu ’reconhecimento’. Não leves a mal a crítica, só estou a tentar ajudar-te. Porque interesse é coisa que não falta nos artigos.

TheBoss


De: Monte Bom
3/4/2011 4:13:30 PM
!!
dreamscape artist

é uma carta que gosto por te meter muitos terrenos: e é de timespiral.
nesse deck ficava bem, ate podias meter umas bombs mais pesadas...


dash hopes

anular em preto, para versoes que nao queiram depender do azul



de resto, bom artigo, congratz
Alterado a 3/4/2011 4:15:25 PM por TheBoss

jonygue


De: Horta
3/4/2011 3:47:58 PM
Re
Gostei do Artigo e principalmente do video...
Fez-me lembra os filme do tipo 007 mas ele não morre no fim...

BMBA

De: Fazendas de Almeirim
3/4/2011 2:30:08 PM
re Pingu
Desde já obrigado pela correcção.

Não tive o tempo necessário para corrigir certos erros meus.

Já está mais ou menos corrigido.


Pingu


De: São Marcos
3/4/2011 12:03:55 PM
re
Gostei do artigo, falas de um dos meus deck preferidos de sempre...

Tenho duas coisas a acrescentar, infelizmente o bouncer só devolve "Creatures" (e creatures só na mesa), para ser do cemitério tinha que dizer creature card (seria um bocado broken se também devolvesse do cemiterio), de resto poderias ter acrescentado ao artigo uma pequena introdução ao Survival Madness que durante uns meses mexeu em legacy como poucos decks o fizeram atá ao ban do Survival of the fittest, de resto gostei do artigo parabéns.
Responder

[1]